ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ESTUDO DE SOLUÇÕES NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS EXPERIMENTO DE QUÍMICA COM MATERIAL ALTERNATIVO.

AUTORES: MATOS, A. A. (UFMA) ; LIMA, J. B. (UFMA)

RESUMO: O trabalho tem por objetivo mostrar ao professor de ciências da 6ª série do ensino fundamnetal a possibilidade e uma metodologia de ensino para o conteúdo de Química nas aulas de Ciências através de experimentos com material alternativo. Foram apresentados experimentos de Química para identificar as soluções presentes no cotidiano do aluno, bem como os seus componentes. O método utilizado para a realização dos experimentos foi o método da redescoberta. O trabalho realizado proporcionou um aprendizado diferenciado do conteúdo soluções.

PALAVRAS CHAVES: soluções, experimentos de química, material alternativo.

INTRODUÇÃO: No ensino atual, faz-se necessário que o conhecimento seja transmitido de forma inovadora e dinâmica desde cedo. O ensino deve partir de problemas e situações existentes no ambiente em que o aluno vive para promover uma aprendizagem significativa. Por isso, reformulou-se o conteúdo de química soluções, existentes nos livros de ciências da 6ª série do ensino fundamental, com o objetivo de mostrar ao professor uma metodologia de ensino que proporcione ao aluno a observação direta, a manipulação, a compreensão e o conhecimento dos fatos e das teorias científicas, bem como o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Os livros de ciências da 6ª série do ensino fundamental possuem conteúdos que podem ser explicados embasados na Química, tais como: o ar, a água, o solo, alimentos, matéria e energia, dentre outros.
As soluções são misturas importantes que estão sempre presentes em nosso cotidiano, por exemplo: o ar atmosférico, a água do mar, dos rios e dos lagos. Muitos de nossos alimentos são soluções – o café, o chá, o suco. As soluções estão presentes nos medicamentos e até mesmo em nosso corpo como é o caso do suco gástrico, da urina, da lágrima, etc.
Uma vez que os livros de ciências da 6ª série do ensino fundamental trazem inserido o conteúdo de química soluções, sugerimos a explanação desse conteúdo através de experimentos com material alternativo para facilitar o processo de ensino aprendizagem no aluno, despertar o interesse do mesmo e proporcionar ao professor inovação a conteúdos que são simplesmente transcritos e memorizados.



MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental, da escola pública municipal “UEB Tancredo Neves” em São Luís, Maranhão. O método utilizado para a realização dos experimentos de soluções foi o método da redescoberta. Neste método, o professor inicia com a realização dos experimentos, em seguida leva os alunos a colher qualquer informação sistematizada sobre o assunto. As aulas práticas e teóricas foram ilustradas com recursos de observação direta existente no ambiente. Os materiais alternativos utilizados para a realização dos experimentos foram:
• Copos de vidro;
• Colheres de plástico;
• Água;
• Sal;
• Açúcar;
• Vinagre;
• Álcool;
• Pó de café;
• Leite em pó;
• Refrigerante;
• Refresco em pó.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a experimentação, observou-se que os alunos assimilaram o conteúdo proposto, pois responderam com êxito questões como: O que é uma solução? Onde podem ser encontradas? Quais os nomes dados aos componentes de uma solução? O que é solvente? O que é soluto? Dê exemplo de soluções presentes em seu cotidiano.
Os experimentos ao serem executados motivaram o aluno a observar, comparar, opinar e questionar sobre os fatos. Foram observados fatores que influenciaram positivamente o estudo das soluções no conteúdo de Ciências. Tais fatores foram: verificação e compreensão dos tipos de soluções existentes no cotidiano, comparação de diferentes situações, identificação de propriedades e relações dos objetos e fatos, soluções de problemas relacionados ao cotidiano do aluno, dentre outros. Esses fatores foram relacionados com os objetivos de ensino de Ciências nos dias atuais e com os alunos em sua maneira de agir e de aprender.


CONCLUSÕES: Os livros de Ciências da 6ª série do ensino fundamental apresentam conteúdos que podem ser fundamentados na Química através de experimentos. A realização dos experimentos contribuiu para atender as perspectivas dos alunos, despertou o interesse dos mesmos pelo estudo, propiciou observação direta, informação, comparação e experimentação contextualiza com a realidade do aluno, bem como, proporcionou ao professor inovação ao conteúdo. Os conceitos enfatizados na prática e teoria proporcionaram leitura, experimentação e estudo do ambiente.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DELVAL, Juan. Crescer e pensar: A construção do conhecimento na escola. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FELTRE, R. Química. 5 ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2000
GOWDAK, Demétrio, MARTINS, Eduardo. Ciências: Novo pensar. São Paulo: FTD, 2002.
HAYDT, R. C. C. 1997. Curso de didática geral. 4. Ed. São Paulo: Ática. 327p.
LIBÂNEO, J. C. 1998. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola. 149p.