ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ESTUDO DA QUÍMICA NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS.
AUTORES: LIMA, J. B. (UFMA) ; MATOS, A. A. (UFMA)
RESUMO: O referido trabalho tem por objetivo dar sentido e significado ao conteúdo de ensino misturas homogêneas e heterogêneas presente nos livros de ciências da 6ª série. A aprendizagem através da experimentação permite ao aluno o contato direto com os objetos de estudo e, contribui para a diversificação do universo de fatos e de informações. Para tal realização utilizou-se do método da redescoberta visto que este facilita a abordagem de conteúdos através de questionamentos e observações. Os conteúdos estudados ocasionaram aos discentes oportunidades de reflexão, solução de problemas, aquisição de conhecimento autônomo e, aos professores inovações aos métodos e recursos didáticos de trabalho.
PALAVRAS CHAVES: misturas homogêneas e heterogêneas, ensino de ciências, experimentos de química.
INTRODUÇÃO: A eficiência no ensino de Ciências exige que os conteúdos de ensino sejam desde cedo aplicados de forma que contribuam para o desenvolvimento físico e intelectual do aluno. Em função disso, reformulou-se conteúdos de Química, presente nos livros de ciências da 6ª série do ensino fundamental, com o objetivo de facilitar o processo de aquisição do conhecimento científico, através de experimentos, uma vez que, este é importante, pois, propõem ao professor nova metodologia para o processo de ensino aprendizagem e ao aluno novas perspectivas de vida e compreensão do mundo atual.
Os conteúdos de Química abordados visam proporcionar ao aluno métodos próprios de estudo e de pensamento para a compreensão crítica da realidade, bem como, apoiar o saber científico, englobar a experiência social trazida pelo aluno, relacionar a significação humana à social, para que ele adquira um conhecimento autônomo.
Esse trabalho tem como objetivo mostrar ao professor de 6ª série do ensino fundamental uma metodologia de ensino para o conteúdo de Química interdisciplinarizado nas aulas de Ciências, através de atividades de observação direta com recursos didáticos práticos, que busquem desenvolver a capacidade cognoscitiva do aluno.
MATERIAL E MÉTODOS: A Química foi abordada de forma demonstrativa, evidenciando seus fenômenos através dos experimentos. As observações foram registradas, discutidas e concluídas de acordo com as palavras dos alunos. As definições de misturas homogêneas e heterogêneas surgiram a partir da concretização dos experimentos realizados pelos alunos.
Os materiais utilizados nos experimentos foram:
• copos de vidros;
• colher de plástico;
• água;
• álcool;
• sal;
• açúcar;
• pó de café;
• vinagre;
• óleo de soja;
• areia;
• serragem;
• pedra brita.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a abordagem da Química de forma demonstrativa, evidenciou-se conceitos através de experimentação prática e viável à cognição do aluno, houve melhor compreensão dos fatos e das teorias científicas, bem como integração do conhecimento a idéias significativas a soluções de problemas na vida cotidiana. O conteúdo da Química identificado nos livros pode ser trabalhado com uma grande quantidade diversificada de materiais. Cabe ao professor escolher a partir das necessidades emergentes no trabalho em sala de aula, conteúdos que são mais úteis ao processo vivido por seus alunos.
Para tal realização utilizou-se do método da redescoberta visto que este facilita a abordagem de conteúdos através de questionamentos e observações. A explicação embasada na Química de assuntos como: ar, água, solo, meio ambiente, alimentos, seres vivos, seres sem vida, saúde, higiene e fontes de energia, dão sentido e significado ao conteúdo de aprendizagem, pois, permitem ao aluno estabelecer contato direto com os objetos de estudo e, contribuem para a diversificação do universo de fatos e de informações.
CONCLUSÕES: O conteúdo de Química apresentado foi viável a cognição do aluno proporcionando aquisição do conhecimento científico através da atividade experimental desenvolvida.
Os assuntos sugeridos são pouco usuais, mas assimiláveis e fáceis de serem transmitidos, pois, estão totalmente vinculados ao cotidiano do aluno e assim sendo, apóia a relação existente entre o aluno e o conteúdo, gerando sentido e significado às situações de aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. 2000. Guia de livros didáticos: Brasília, 2000. 829p.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília. 136p.
GOWDAK, Demétrio, MARTINS, Eduardo. Ciências: Novo pensar. São Paulo: FTD, 2002.
HAYDT, R. C. C. 1987. Curso de didática geral. 4. Ed. São Paulo:
Ática. 327p.
LIBÂNEO, J. C. 1998. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola. 149p.