ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CRIOSCOPIA: estudo do abaixamento da temperatura de congelamento de solução através de experimento com material alternativo.

AUTORES: LIMA, J. B. (UFMA) ; MATOS A. A. (UFMA)

RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo oferecer ao aluno uma atividade que facilite o processo de ensino aprendizagem não somente teórica, mas principalmente prática e reflexiva do conteúdo crioscopia através de experimento de química com material alternativo.

PALAVRAS CHAVES: crioscopia, experimento de química, material alternativo.

INTRODUÇÃO: As alterações que os solutos causam nas propriedades dos solventes em suas soluções são denominadas propriedades coligativas. A crioscopia é a propriedade coligativa que estuda o abaixamento da temperatura de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Esse abaixamento é diretamente proporcional a molalidade da solução.
O fenômeno crioscópico tem várias aplicações práticas, por exemplo: as fábricas de sorvete adicionam sal comum (NaCl) à água para resfriá-la muito abaixo de 0ºC, sem que à água venha a se solidificar; em países frios onde a neve se acumula nas estradas é comum colocar NaCl ou CaCl2 nas rodovias durante o inverno, para derreter o gelo e assim evitar acidentes.
Por se tratar de um assunto relevante que faz parte do cotidiano do aluno demonstrou-se através de experimento o fenômeno da crioscopia com o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo de química estudado e relacionar o processo de aprendizagem teórico com a atividade prática.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E REAGENTES

Seringa 10mL
Vidros de injeção ou tubos de ensaio
Sal grosso
açúcar
Colher descartável
Caixa de isopor
Água
Gelo
Copo de vidro
Copo descartável de 50 mL

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

• Preparar uma solução dissolvendo uma colher de chá de açúcar em meio copo d’água e colocar em um tubo de ensaio;
• Colocar 5 mL de água em outro tubo de ensaio;
• Colocar os dois tubos de ensaios em uma caixa de isopor, preencher com sal grosso e gelo picado na proporção aproximada de 1:3, respectivamente;
• Fechar a caixa de isopor e observar a cada minuto em qual dos tubos de ensaio a água congela mais rapidamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O estudo da propriedade coligativa crioscopia através de experimentos organiza-se em torno de uma situação de caráter concreto e ilustrativo, que permite efetivamente ao aluno formular hipótese e proporcionar um estudo mais aprofundado sobre o fenômeno crioscópico.
Observar o efeito crioscópico em soluções aquosas foi um recurso incentivador para a assimilação do conteúdo em estudo. Com o experimento, torna-se mais fácil a assimilação do conteúdo facilitando assim o processo da aprendizagem, uma vez que o aluno manipula, observa, colhe informações e conclui.

CONCLUSÕES: O experimento utilizado para demonstrar o fenômeno da crioscopia proporcionou ao aluno a motivação e o interesse pelo conteúdo antes transmitido de forma repetitivo e avaliado através da memorização. O experimento serviu de ferramenta para explicar, problematizar e discutir os conceitos dos alunos e também inovar conteúdos que fazem parte do seu dia-a-dia, dando-lhes uma nova visão e uma formação mais crítica, onde o aluno pode opinar e relatar situações que serviram para resolver problemas do cotidiano ocasionado pelo fenômeno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 2000.
PITTENGER, Owen E., GOODING, C. Thomas. Teorias da aprendizagem educacional: uma integração de teoria psicológica e filosófica educacional. Tradução: Dirce Pestana Soares. São Paulo, EDU, 1977.