ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA – PB.

AUTORES: FARIAS, A. S. (UEPB) ; CALIXTO, C. D. (UEPB) ; CALIXTO, C. D. (UEPB) ; BATISTA, N. S. A. (UEPB) ; LUCENA, G. S. (UEPB)

RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência pela oferta irregular de vagas. E sendo a Química uma ciência de compreensão dos fenômenos que ocorrem no universo, é imprescindível que seja direcionada a todos os indivíduos afim que estes desenvolvam uma visão crítica da realidade que os cerca.No município de Juarez Távora-PB, constatou-se que a maioria dos educadores da EJA utiliza apenas transmissão de conteúdos prontos e estanques que geram um conhecimento abstrato, e desvinculado do cotidiano do educando. Assim, deve-se repensar o contexto do processo de ensino-aprendizagem afim que o conhecimento seja concreto e próximo da realidade do aluno.

PALAVRAS CHAVES: educação de jovens e adultos, ensino de química, ensino aprendizagem.

INTRODUÇÃO: A Educação de Jovens e Adultos(EJA), como uma chave indispensável para a “sociedade do conhecimento”, precisa consolidar-se mais nestes tempos de grandes mudanças e inovações nos processos produtivos. Ela possibilita ao indivíduo jovem e adulto, afastado do processo educativo por motivos diversos, retomar seu potencial, sem deixar de lado os saberes adquiridos através da educação informal e na própria vida, tudo com vistas na possibilidade de se atingir um nível técnico e profissional mais qualificado e assim, poder contribuir efetivamente com o setor produtivo e com o desenvolvimento social. Nesse aspecto, a EJA representa uma alternativa segura para a construção de um caminho que traga desenvolvimento instrucional e intelectual de indivíduos de faixas etárias diferentes. Contudo, o acesso desse grupo populacional à escolarização deve se dar por meio de ações que tenham como ponto de partida as necessidades reais dos alunos, suas características e potencialidades (PCN,1999). A proposta para a realização desse projeto teve como ponto de partida a observação in loco do alarmante contingente de alunos matriculados na EJA no município de Juarez Távora-PB. Nessa perspectiva esse projeto de pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino de Química no âmbito do programa da EJA no município de Juarez Távora – PB. Objetivando ainda analisar o nível de compreensão dos alunos acerca de alguns conceitos químicos e verificar se o ensino desta ciência na modalidade do programa da EJA condiz com o exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização da pesquisa foram selecionadas turmas da 1ª e 3ª fase do ensino médio, onde foram aplicados questionários contendo perguntas objetivas acerca do problema desta pesquisa. Foram realizadas também entrevistas não-estruturadas com alguns professores da instituição supracitada, cuja finalidade foi de cruzar informações sobre a estruturação do ensino de Química naquele estabelecimento educacional com os Parâmetros Curriculares Nacionais

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através de pesquisas, entrevistas e levantamento de dados, constatou-se que o programa de conteúdos de Química na modalidade EJA do município de Juarez Távora, está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, entretanto, a realidade do processo de ensino-aprendizagem não corresponde efetivamente com tal proposta. Observou-se que a maioria dos docentes limita-se à condição de simples transmissores de informações constantes dos programas, muitas vezes fora da realidade dos alunos e da região. Sabe-se que uma aprendizagem de química para se tornar significativa é necessário que o ensino desta ciência tenha conotação de algo que seja útil e significativo para a vida de todos os atores envolvidos nesse processo, evidentemente, sem apologia ao pragmatismo. Desta forma o nível de compreensão dos mesmos em relações a conceitos básicos da Química é de certa forma, muito baixo, pois não conseguem transgredir o contexto escolar para situações cotidianas. É nesse sentido que Arroyo (1999) diz que “O educador que tem interesse em trabalhar na formação de jovens e adultos precisa não só conhecer os conteúdos que perpassam a realidade, mas também compreender as estratégias utilizadas em sua construção e transmissão. Só assim estará aberto para entender como esses processos constituídos fora da escola, interferem na forma de aprender”. Outro dado que mereceu destaque dado refere-se ao fato de que a maioria dos alunos acabara criando uma idéia negativa da química como ciência, que para a maioria não passe de um conjunto de conhecimento escolar e científico, abstrato e de difícil compreensão.

CONCLUSÕES: Desta forma para que a Química seja percebida e entendida como uma ciência fundamental para a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico é imprescindível que o educador recrie constantemente sua prática curricular, em busca de abordagens cada vez mais contextualizadas e dinâmicas, nos processos do conhecimento e da educação.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão: Alfabetização e Cidadania nº 11, Abril 2001.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA / MEC. Parâmetros
Curriculares Nacionais (Ensino Médio) MEC/SEMTEC, Brasília, 1999.