ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CHUVA ÁCIDA: experimento de química ligado à poluição do ar.

AUTORES: LIMA, J. B. (UFMA) ; MATOS, A. A. (UFMA)

RESUMO: O experimento simulação da chuva ácida tem por objetivo motivar e facilitar a compreensão da ocorrência de reações químicas que dão origem à chuva ácida na atmosfera, bem como ilustrar a transformação de S(s) em SO2(g). O desenvolvimento deste trabalho é apropriado para ser realizado na sala de aula, pois é de fácil manipulação e aquisição de materiais.

PALAVRAS CHAVES: chuva-ácida, experimento de química, material alternativo.

INTRODUÇÃO: Atualmente uma das maiores preocupações dos professores é o de motivar mais os seus alunos fazendo com que os conteúdos de ensino tornem mais atraentes despertando o interesse no aluno nas questões tecnológicas, sociais, ambientais, políticas e econômicas.
Os conteúdos de ensino de química podem ser compreendidos dentro de uma visão macroscópica através de experimentos que possibilite ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto na construção de um conhecimento científico com implicação ambiental.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido principalmente à queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, hulha) e seus derivados que possuem enxofre em proporções que variam de 1% a 4%. O enxofre S(s) transforma-se em SO2 (g) que em baixas concentrações como 0,3 ppm, causam prejuízos ao ser humano, flora e fauna. Sólidos em suspensão (particulados) encontrados na fumaça produzida pela queima de gasolina ou óleo diesel podem catalisar a formação de SO3 (g) com índices que variam de 5% a 10%. Esse gás na presença de vapor de água constitui a chuva ácida que apresenta pH inferior a 4,0.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais a serem utilizados poderão ser adquiridos em supermercados e farmácias.
• Materiais: Um frasco grande de vidro com tampa, uma colher de aço inox, um copo, um pires, isqueiro ou fósforo, papel de filtro, liquidificador, massa epoxi, e um coador.
• Reagentes: Repolho roxo, enxofre, álcool, solução diluída de NaOH.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparação do extrato de repolho roxo:
Triturar no liquidificador 1/4 de um repolho roxo picado em 250 mL de álcool. Em seguida filtrar em papel de filtro para obter uma solução e adicionar uma gota de solução diluída de soda cáustica apenas para produzir uma coloração azulada ou levemente esverdeada.

Montagem do sistema
• Dobrar uma colher de aço inox e em seguida colar com a massa epoxi na parte interna da tampa do frasco;
• Colocar aproximadamente 50 mL de extrato de repolho roxo (indicador) no frasco e em seguida adicionar um pouco de enxofre na colher;
• Queimar o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida fechar o frasco para não deixar escapar o gás SO2 produzido durante a queima;
• Observar a nuvem que se forma dentro do frasco;
• Após total combustão do enxofre, agitar levemente a solução para dissolução do gás;
• Verificar a mudança de coloração da solução.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A simulação da chuva ácida é um experimento ligado à realidade do aluno. Além disso, possibilita ao mesmo reconhecer e compreender de forma integrada e significativa às transformações químicas que ocorrem no processo natural da atmosfera.
Um ponto a ser destacado no trabalho desenvolvido é a existência do problema no ambiente em que o sujeito vive e este possuir uma variedade de aspectos suscetíveis a um tratamento interdisciplinar. Devemos considerar também o envolvimento ativo do aluno no processo de investigação e na produtividade do experimento bem como reflexão na solução de problemas relacionados ao ambiente no qual está inserido.
A proposta apresentada para o conteúdo é tornar o ensino mais relevante, permitindo ao aluno o pensamento conceitual, compreensão de forma integrada e significativa das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais em diferentes contextos.

CONCLUSÕES: O estudo da ocorrência da chuva ácida através de experimento possibilitou ao aluno melhor compreensão e aprendizagem do conteúdo de ensino trabalhado. Foi evidenciado o ensino-aprendizagem através da atividade prática desenvolvida por meio de experimentos que propôs a investigação do fenômeno, como causas e conseqüências para o ser humano e o ambiente no qual está inserido. O experimento realizado foi colocado de maneira inovadora o que proporcionou melhor assimilação do conteúdo e contrapôs a ênfase da memorização de informações e conceitos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais de Ensino Médio. Parte III: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação – MEC, secretaria de educação média e tecnológica – Semtec. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
DELVAL, Juan. Crescer e pensar: A construção do conhecimento na escola. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
LEMBO, Antonio. Química: realidade e contexto. São Paulo: Ática, 1999.
SARIEGO, José Carlos. Educação ambiental: as ameaças ao planeta azul. São Paulo, 1994.