ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: MICROONDAS E A SOCIEDADE
AUTORES: NASCIMENTO FILHO, A P (UFF) ; PUGLIESI N C (UFF) ; CUNHA R G (UFF) ; BRITO A L (UFF) ; ALVES A S N (UFF)
RESUMO: Apesar de já ser um eletrodoméstico bastante utilizado pela sociedade, o microondas ainda envolve diversas situações que causam medo e dúvida nas pessoas. Algumas destas, por exemplo é a dificuldade de saber que tipos de materiais podem ser utilizados dentro dele, se há algum risco ao se aquecer água, e se existe ou não a possibilidade de um vazamento das microondas fazendo com que haja um "cozimento" do utilitário.
Ë em volta destes "mistérios" que se baseia o trabalho, mostrando de forma crítica a possibilidade de ocorrer tais situações e buscando explicações técnicas para estes fatos.
PALAVRAS CHAVES: microondas, cozinha, perigos
INTRODUÇÃO: Há tempos a ciência Química vem sendo comparada à cozinha, onde seus experimentos são considerados como receitas. Um aparelho eletrodoméstico utilizado em ambas as artes é o microondas, porém, poucos sabem que este é utilizado em diversas sínteses laboratoriais.
As microondas são ondas eletromagnéticas cujo comprimento se situa, aproximadamente entre um milímetro e dez metros, e são utilizadas, por exemplo, na emissão de sinais de rádio e televisão. O termo microondas é usado porque são consideradas ondas de rádio ultracurtas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pois, neste caso, “micro” não está relacionado a minúscula unidade de 10-6 do metro.
O aparelho de microondas é cercado de mistérios, portanto o objetivo principal deste trabalho é desvendar alguns destes, mostrando que existem explicações cientificas para cada caso, ajudando assim às pessoas a entender um pouco este eletrodoméstico. E poder despertar nos alunos, uma visão crítica das ciências onde eles não achavam existir.
MATERIAL E MÉTODOS: Um aparelho de microondas, um objeto de metal pontiagudo, um recipiente de vidro, um recipiente de plástico, algum recipiente contendo água.
Estes materiais são postos dentro do aparelho de microondas para que se possam observar os efeitos diversos que ocorrem devido à emissão das microondas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os diferentes efeitos observados nos materiais introduzidos no microondas se dá as diferentes constituições destes. No caso do metal, é que as microondas refletem em metais e por este ser fino e pontiagudo, o objeto funciona como um pára-raios, e ao concentrar tanta energia das microondas, são observadas faíscas feito raios.
Ao se retirar o recipiente de vidro, nota-se que este não está quente, pois os vidros comuns, exceto o cristal, que contém alto teor de chumbo, não absorvem as microondas. Os plásticos também não absorvem microondas, porém ao modo que a comida esquenta, o recipiente também esquenta, não importando sua constituição, e esse processo, pode fazer com que o plástico se deforme.
No caso da água é percebido que muitas vezes esta é aquecida e não entra em ebulição, e ao se retirar e introduzir algum objeto que sirva de superfície para que as “bolhas” de ebulição sejam criadas, havendo uma “erupção” da água.
O medo que algumas pessoas têm de que as microondas causem algum mal, como o risco de vazamento das microondas, é dissipado porque apesar de as microondas penetrarem o vidro da tampa, existe um painel de metal entre o vidro que impede a passagem destas ondas. Neste painel há pequenos furos de modo com que as ondas, por causa de seus comprimentos que são maiores que os orifícios do painel, não conseguem passar.
CONCLUSÕES: O experimento proposto mostra-se bastante útil, pois consegue explicar de maneira básica os mistérios deste aparelho. E voltando à discussão Química x Cozinha, é perceptível o fato de que um cozinheiro sem química pode fazer seu trabalho bem, mas com este conhecimento a mais, ele certamente será muito melhor.
AGRADECIMENTOS: À Proex-UFF pelas bolsas de Iniciação e aos demais colegas do grupo pelo apoio e incentivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Não há.