ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DO PAPEL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: ANDRADE,F.M.P;CAPIM,M.P;OLIVEIRA,D.F (FAFIRE;UEPB;)

RESUMO: RESUMO: Um problema grave na representação social sobre a reciclagem é ser vista como a panacéia dos problemas ambientais da atualidade. A química pode ser o instrumento pelo qual a educação ambiental possa ser visto como um processo de aprendizagem que valorize as diversas formas de conhecimento. O objetivo deste trabalho é a inclusão de uma forma diferenciada de prática de ensino, onde a abordagem da coleta seletiva e reciclagem do papel na sala de aula possa ser um dos fatores que venham a estimular os estudantes para uma melhor compreensão e conscientização da educação ambiental. Portanto, o resultado alcançado é o da satisfação por parte de todos, e a idéia predominante de que prática de ensino como a reciclagem do papel, ajudam ao ensino de química e a educação ambiental.

PALAVRAS CHAVES: 1.educação ambiental, 2.reciclagem do papel, 3.ensino de química

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O ensino da Química, bem como as das demais ciências, requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Para isto, é sempre importante buscar recursos que tornem as aulas de Química mais interessantes, tanto para o aluno que vive na atual sociedade da informação necessita, com a ajuda do professor, desenvolver certas competências, por exemplo: desenvolver a comunicação, viver em comunidade, aprender a pensar, em síntese: aprender a aprender continuamente. Assim, o aluno aprende a fazer as “suas próprias”, a propor e checar hipóteses para problemas relevantes de seu contexto [...] (ALBUQUERQUE, 1993). A química pode ser o instrumento pelo qual a Educação Ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária. O que se pretende desenvolver é a inclusão de uma forma diferenciada de prática de ensino, onde a abordagem da coleta seletiva e reciclagem do papel possa, na sala de aula, ser um dos fatores que venham a estimular os estudantes a uma melhor compreensão da educação ambiental. Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Química como instrumento da educação ambiental, no que se refere à coleta seletiva e a reciclagem do papel. Bem como montar de uma oficina de reciclagem de papel para professores e alunos, para que estes, não sejam apenas sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem, mas parte atuante desse processo.



MATERIAL E MÉTODOS:
METODOLOGIA: O presente trabalho foi desenvolvido em duas escolas do ensino médio localizadas na Cidade de Campina Grande - Paraíba, sendo uma da rede pública e a outra da rede particular. Os públicos-alvo foram os alunos da 1ª série do ensino médio, distribuídos em 10 turmas, sendo sete turma da rede pública e três turmas da rede particular de ensino, tendo em média 33 alunos por cada turma e perfazendo um total de 330 alunos. Como instrumento para obtenção de dados deste trabalho foram proferidas inicialmente palestras sobre resíduos, reciclagem e principalmente sobre o foco principal em questão. Assim, foram implantados os sistemas de coleta seletiva nestes estabelecimentos de ensino, utilizando coletores confeccionados com caixas de papelão, pelos alunos nas salas de aulas para a coleta seletiva do papel. Mediante esta ação, foram realizadas oficinas, demonstrando aos alunos e professores como é efetuadas a reciclagem do papel, e a confecção de cartões, convites, pastas, agendas e etc. Para a finalizar este trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturada junto aos alunos, sendo os dados analisados de forma descritiva e teórica. As fontes secundárias utilizadas foram a internet e bibliografias da área de ensino, artigos e textos específicos de educação em química, educação ambiental, reciclagem de resíduos sólidos e em principal coleta seletiva e reciclagem do papel.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados obtidos através das entrevistas chegam a impressionar, pois basicamente 80% dos alunos não tinham conhecimento sobre o que era coleta seletiva e reciclagem do papel. Com inserção deste trabalho nas escolas em questão, houve inovação e o senso de investigação dos alunos possibilitou tamanha aprovação, estimulando os estudantes a deixarem de ser simples expectadores e passaram a ser todos produtores do processo de reciclagem de papel ocorrido na aula. O nível de expectativa foi o mesmo, em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foi realizado o trabalho, e esta expectativa foi o fator mais importante para a concretização dos resultados. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de opinar sobre o tema abordado. Os dados obtidos, que foi de suma importância para a verificação e comprovação do bom êxito do objeto abordado e para se constatar a hipótese construída. Constatação esta tida por meio do posicionamento, tomado pelo público receptor, que através de suas respostas e pelos trabalhos desenvolvidos e expostos deixaram clara a satisfação pelo que lhes fora apresentado e que tiveram a oportunidade, de avaliar e dar suas posições sobre o assunto abordado, o qual também fizeram parte. Este perfil foi obtido não apenas pelo resultado das entrevistas, mas também pelo comportamento e ações apresentadas pelos alunos no decorrer das aulas apresentadas. Estas ações proporcionaram uma maior interação entre o assunto de química Ambiental e o estudante da química resultando em um aumento no desempenho e participação, frutificando uma compreensão mais nítida do referido assunto.



CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Houve um aumento gradativo da participação e interesse pelos alunos, durante a realização das oficinas da reciclagem de papel, bem como a da grande receptividade que o público demonstrou por tais exposições. Os resultados comprovaram que é de grande importância à abordagem da química ambiental, bem como da coleta seletiva e reciclagem do papel. A satisfação por parte de todos e a idéia predominante de que práticas de ensino com reciclagem de papel ajudam ao ensino de química, ser visto com outros olhos. A esperança é que este método de ensino possa cada vez mais avançar e ser difundido, para que o prazer sentido pelo público aqui atingido, possa ser repassado para outros que necessitam de uma melhor compreensão para a química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERENCIAS

1. ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.
2. CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999
3. CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).
4. DEBATE NA ESCOLA. Desenvolvimento sustentável para todos. Júlio Luis Chiavenato. 20 Julho de 2001.
5. LIMA, J. D. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa (2000).
6. PEREIRA, F. Neto. Desenvolvimento Sustentável. Editora HEMUS. 2ª edição. São Paulo. 1993.