ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INFLUÊNCIA DO ESPAÇO/TEMPO NO DESEMPENHO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA A DISTÂNCIA

AUTORES: SANTOS,M.F.G. (SEC/PB) ; OLIVEIRA,F.A. (CCA/UFPB)

RESUMO: O curso a distância viabiliza o aprendizado de quem tem pouco tempo e está disperso geograficamente do centro de estudos. O objetivo desta pesquisa é verificar se existe a associação entre as mesorregiões e o número de alunos aprovados e reprovados nas disciplinas do primeiro período. A verificação tem como público-alvo os alunos do semestre 2006-1 do pólo Campina Grande/PB, do curso de licenciatura em química a distância. Resultados preliminares indicam que não existe associação com as mesorregiões, indicando não existir dependência entre as variáveis: regiões e avaliações dos alunos em todas as disciplinas. Com estes resultados, pressupomos que a maior dificuldade estar no estudo autônomo que propõe uma aprendizagem independente.

PALAVRAS CHAVES: educação à distância; associação tempo/espaço; alunos.

INTRODUÇÃO: Dentro de suas particularidades, as dificuldades no ensino a distância são semelhantes ao ensino presencial e uma das dificuldades enfrentadas em EAD diz respeito à disponibilidade de tempo com a dinâmica assíncrona e síncrona.
Na busca de soluções para superar as dificuldades encontradas na adaptação dessa nova modalidade precisamos compreender e analisar o tempo e a distância como fator de influencia na aprendizagem do aluno para sua autoformação, dentro de um sistema formal autônomo.
Para fundamentar o estudo, e as variáveis estabelecidas na análise nos apoiamos nas pesquisas de AZEVEDO, (2000), assinalando as diferenças comunicativas vivenciadas no espaço virtual e presencial. Em PETERS, (2001), que entende a distância física nessa modalidade de ensino como uma oportunidade a ser explorada e aproveitada.


MATERIAL E MÉTODOS: Os dados coletados são provenientes da aplicação de 32 questionários com alunos matriculados e com freqüência regular no curso de Licenciatura em Química a distância proveniente das Mesorregiões do Estado da Paraíba: Sertão da Paraíba (SP), Microrregião da Borborema (MRP), Agreste Paraibano (AP), Mata Paraibana (MP). O material coletado nos questionários foi integrado a informação dos dados divulgados no relatório das notas finais do primeiro período, pela Secretaria de Ensino a Distância (Sedis / UFRN), cujos resultados foram submetidos à análise do qui-quadrado (BUSSAD & MARETIN, 2004). De posse desses dados confrontamos com a pesquisa literária sobre o tema proposto com enfoque histórico dialético como referencial metodológico para este estudo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando a variável tempo, quanto a escolha do próprio horário é possível afirmar que 81,6% concorda que é bom, mas revela a "falta de tempo" como fator determinante para efetuar o estudo dos módulos e resoluções para cumprimento de tempo previsto para as atividades do curso. AZEVEDO (2000), pesquisando os motivos da evasão em um curso on-line percebeu que muitos não conseguiam ajustar sua disponibilidade de tempo com a essa nova temporalidade assíncrona e síncrona tão peculiar em cursos a distância afirmando que muitos ficavam pasmos diante dessa nova temporalidade e que a má gestão do próprio tempo conduz o aluno a sentir dificuldades.
Examinando o gráfico “Box-Plot”, para valores das avaliações (aprovados e reprovados) para as quatro disciplinas dentro das quatro categorias das regiões verifica-se baixa simetria, principalmente para as regiões MRB e AP associado ao critério aprovado (Anexo A). Quantos os valores das avaliações aprovação e reprovação podem ser notados a ocorrência de uma dispersão maior dos dados para região AP para disciplina CNR. Com relação à amplitude máxima da distribuição (dQ) dos valores de avaliação dos alunos, observou-se variação para a categoria AP e, comportamento de acréscimo nos valores de aprovação e reprovação em função das quatro regiões. No geral observa-se comportamento uniforme dos valores de aprovados e reprovados entre as regiões SP, MRB e MP dentro das disciplinas GPE, MR e ER, com exceção da combinação região AP e disciplina CNR com comportamentos diferenciados em relação às demais.




CONCLUSÕES: De acordo com a análise e interpretação dos resultados pressupomos que a disponibilidade de tempo que cada um reserva e a disciplina para gerenciar o tempo de estudo possam ser os fatores que influenciam no desempenho de cada aluno, configurando-se como principal motivo da evasão o fator econômico.
De tal modo que podemos concluir que a disponibilidade de tempo e a disciplina são fatores que influenciam no desempenho de cada aluno, levando-os inclusive a evadir-se. Contudo, o estudo aponta que não é à distância do pólo e as dificuldades de deslocamento responsáveis pelo desestimulo dos estudantes.


AGRADECIMENTOS: Ao professor Dr. Antonio Ricardo pela grandiosa colaboração pela análise estatístico

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AZEVEDO, Wilson. Panorama Atual da Educação a Distância no Brasil. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/wilson_muito_alem.htm. Acessado em: Set/ 2000.
BUSSAD, W. O.; MARETIN, P.A. Estatística Básica. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 120p.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.