ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A ABORDAGEM DA INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: BRÍGIDA, C. P. S. (UFPA) ; PINHEIRO, M. H. T. (UFPA) ; BRÍCIO, J. M. (UFPA)

RESUMO: Para investigar se o assunto cinética química está sendo abordado nos livros didáticos seguindo dois eixos dos parâmetros curriculares nacionais, Interdisciplinaridade e contextualização e se eles estão apresentando atividades práticas experimentais figuras e ilustrações adequadas ao estudo da cinética Química apresentando alternativas dinâmicas para a compreensão desse tópico foi realizado uma investigação em três livros tradicionais de Química do ensino médio. O assunto cinética Química foi selecionado porque suas atividades didáticas podem fugir das simples aulas expositiva, apresentando alternativas motivadoras para o conceito de Cinética Química. Os resultados evidenciaram que ainda há uma dificuldade de adaptação do livro didático ás categorias analisadas.

PALAVRAS CHAVES: livro didático. parâmetros curriculares nacionais. cinética química

INTRODUÇÃO: A importância do livro didático (LD) não se restringe aos seus aspectos pedagógicos e a sua possível influencia na aprendizagem no desempenho dos alunos. O livro didático é importante fonte de informação por seu aspecto político e cultural na medida em que reproduz os valores da sociedade em relação a sua visão da ciência, da História. E também por serem esses materiais os principais norteadores das práticas de muitos professores. O mesmo se dá na área do ensino de Química, pois o livro didático “[...] não é em si uma obra fechada. Na medida em que é utilizado mantém-se o diálogo leitor texto ou no caso professor-aluno-texto. Podendo se estabelecer discussões, avaliação e críticas” (LOPES, 1992, p.254).
Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) são orientações, sugestões adaptadas pelos professores á realidade dos alunos, todo o documento dá ênfase a interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos com o mundo real, a combinação desses dois parâmetros seria a atividade que mudaria a educação no ensino médio tornando o saber mais prazeroso. Nesse sentido de tornar o saber mais prazeroso, um recurso que favorece a construção de conhecimento é a experimentação e atividades práticas, pois são estratégias dinâmicas e interativas que podem ser enfatizadas nos livros didáticos do ensino médio e apresentar coerentemente com o assunto, fotos, figuras e esquemas e desenhos.


MATERIAL E MÉTODOS: A análise foi realizada em três livros muito utilizados em consultas por professores e alunos, e os indicados como referência pela Universidade Federal do Pará (UFPA) ao processo seletivo (PSS) e serem conhecidos no mercado editorial. Livro A (Fundamentos da Química. volume único. Ricardo Feltre. 2005). Livro B (Química na abordagem do cotidiano. Volume único. Tito Peruzzo e Eduardo Canto. 2006). Livro C (Interatividade Química: cidadania, participação e transformação. Volume único. Martha R. da Fonseca. 2003). Estabelecemos quatro categorias para a análise: 1.Interdisciplinaridade; 2. Contextualização; 3. Experimentação; 4.Ilustrações. Pra a investigação destas categorias, escolhemos como critérios (a) ausência, (b) pouca ênfase, (c) ênfase moderada e (d) característica predominante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Relacionando os três livros analisados com duas categorias escolhidas, percebemos que os autores Ricardo Feltre, Tito Peruzzo, Eduardo Canto e Martha Reis ainda não estão preocupados em associar suas obras com dois dos eixos norteadores dos PCN, os enfoques utilizados por esses livros, na realidade, são mais voltados a situações do cotidiano do que a contextualização do ensino de Química que relaciona conteúdos com temas envolvendo questões ambientais, sociais, econômicas e éticas. A interdisciplinaridade e a contextualização devem estar entrelaçadas, uma vez que “a interdisciplinaridade de ir além da mera justaposição de disciplinas e ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades” (PCN, 2000, p.75). Há também falta de atividades experimentais motivadoras que instiguem a participação dos alunos nas aulas. A respeito das ilustrações o uso do modelo molecular de bolas é um aspecto que deve ser enfatizado, ilustrações desse tipo são ótimos modelos de ensino, pois excitam processos de racionalização dos fatores que influenciam as reações Químicas.



CONCLUSÕES: Os resultados observados revelaram que os livros didáticos analisados apresentam-se de forma pouco adequada em relação às categorias investigadas, sendo esta avaliação apresentada na Tabela 1. Eles manifestam uma forte padronização, sem significantes diferenças entre si.

AGRADECIMENTOS: Agredecemos a orientação competente da professora Marta Helena Tavares Pinheiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOPES, A.R.C. Livros Didáticos. Obstáculos ao Aprendizado da Ciência Química. Química Nova, São Paulo, v.15,n.3,p.254-261,1992.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> acesso em 03/09/2006. 109 p.

SANTOS, S.M.de O.; MOL, G.D.S. Preço do Livro Didático de Química para Ensino Médio: Critério Decisivo para os Professores. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 28., 2005, Poços de Caldas. Resumos... . Disponível em <https://sec.sbq.org.br/servicos/buscatranbalho.asp.?acao=consultar> acesso em 21/03/2006