ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: LEI PERIÓDICA: DO CONCEITO À APLICAÇÃO

AUTORES: SILVA, M.C.A. (UFRN) ; OLIVEIRA, D.P.N. (UFRN) ; MARTINS, I.S.B. (UFRN) ; NEVES, L.S. (UFRN)

RESUMO: A partir deste trabalho foi buscada uma forma alternativa de ensino aprendizagem no ensino médio, na disciplina de química, partindo do pressuposto que da Tabela Periódica pode-se extrair várias informações pertinentes ao conhecimento da química, tais como: representações e propriedades (GONÇALVES, J. C., 2003). Para aplicação deste material didático-pedagógico foi usado, como modelo, cartas semelhantes às cartas criadas por Mendeleiev, (STRATHERN, P., 2002)intituladas de “Cartas de Mendeleiev”. Nelas contêm informações para identificação dos elementos químicos e preenchimento da tabela periódica, fazendo com que os alunos obtenham uma melhor compreensão da Lei Periódica. Foi percebido com esta aplicação, uma melhor aprendizagem, familiarização e identificação dos educandos com o método.

PALAVRAS CHAVES: ensino, aprendizagem, lei periódica

INTRODUÇÃO: Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais – “Enfatiza-se por demais propriedades periódicas, tais como eletronegatividade, raio atômico, potencial de ionização, em detrimento de conteúdos mais significativos sobre os próprios elementos químicos, como a ocorrência, métodos de preparação, propriedades, aplicações e as correlações entre esses assuntos.” (PCN – ensino médio: conhecimentos de química) – foi verificado a Lei Periódica como base importante para toda a Química. Ela possui uma gama de informações úteis ao conhecimento científico. Porém, na maioria das vezes, não é utilizada como um instrumento facilitador para a correta aprendizagem dessa ciência no Ensino Médio. Sentindo a dificuldade existente no ensino médio com relação ao ensino-aprendizagem do assunto “Lei Periódica” na disciplina de química, foi buscada uma alternativa que seja capaz de melhorar esse conceito. Sabendo que sua correta compreensão facilitará o seu aprendizado na disciplina, tentou-se, através desta metodologia, minimizar o desconhecimento dos alunos em aprender o assunto em destaque, fazendo com que eles, provavelmente, possam aprender de forma lúdica a matéria que será estudada. Foi identificada a problemática da aprendizagem da tabela periódica no ensino médio, objetivando, portanto, apresentar uma maneira alternativa de ensino-aprendizagem relacionando os elementos químicos com suas propriedades e representações, levando o aluno a conhecer e identificar-se com o assunto ministrado.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi dividida em quatro etapas: a) avaliação diagnóstica, ou seja, aplicação de um questionário contendo cinco questões, sendo quatro destas quantitativas e uma qualitativa, para identificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto proposto; b)desenvolver um método facilitador e dinâmico para tentar maximizar a aprendizagem do referido assunto. Para isso, se elaborou um material didático-pedagógico, baseado na Lei periódica, confrontando os elementos químicos com suas respectivas propriedades e representações (ATKINS, P. W.,1997). Foram preparadas dois tipos de cartas: na primeira mostra as informações mais importantes sobre o elemento e na segunda, perguntas e estratégias para a identificação do respectivo elemento. Esse material pode ser utilizado das duas maneiras; c) Aplicação do material a 157 alunos, sendo que 60% destes são do 1º ano do ensino médio e os outros 40% pré-vestibulandos. Os alunos foram divididos em equipes com, no máximo, 4 componentes. Cada equipe recebeu uma tabela não preenchida (apenas o contorno do formato da tabela), peças referentes aos elementos químicos para serem colocadas na tabela, um manual de instruções e cartas correspondentes aos elementos químicos para, através da Lei Periódica, realizar a identificação e localização destes elementos e, desta forma, retirar todas as informações necessárias dos mesmos. Este método pode ser utilizado em equipes ou individualmente; d) avaliação do método com perguntas a cerca do assunto proposto, como também, da utilização do método.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para avaliação do desempenho desta metodologia foram realizados dois testes, um antes e outro depois da aplicação do material, contendo cinco questões cada. O primeiro teste serviu para identificar a problemática, bem como, para verificar o grau de conhecimento que os alunos possuíam. O segundo teste foi para informar o rendimento que os educandos obtiveram com a aplicação da metodologia. Este material didático-pedagógico, além de ter apresentado resultados satisfatórios no ensino, também serviu com um instrumento disciplinar e motivador da aprendizagem, conforme relatos dos próprios alunos. Foi observado, através das respostas dos alunos, que eles conseguiram fazer interações dos elementos químicos com suas propriedades e com outros assuntos relacionados à química, como ligações quimicas por exemplo, cumprindo assim, o objetivo proposto pelos PCN's.

CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos, vimos que o material didático-pedagógico proposto neste trabalho apresentou desempenhos satisfatórios, fazendo com que este método possa ser melhorado continuamente e aplicado a diversos níveis de ensino (médio e pré-vestibular, por exemplo). Com ele, o educador poderá desenvolver a multidisciplinaridade, promover a socialização, atuar sobre problemas disciplinares, além de obter melhores resultados no processo de ensino aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P. W. 1996. O Reino Periódico. Rio de Janeiro: Rocco.
GONÇALVES, J. C. 2003. Tabela periódica Comentada. Atômica.
STRATHERN, P. 2002. O sonho de Mendeleiev – A Verdadeira História da Química. Trad. Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Parte III: Ciências da natureza, Matemática e suas teccnologias. Ministério da Educação- MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
BRASIL, PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas teccnologias. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.