ÁREA: Ambiental

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS E FÍSICO -QUÍMICOS DAS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO DA UHE DE TUCURUÍ (PA)

AUTORES: PEREIRA JUNIOR, J. B (UFPA) ; MESCOUTO, C.S.T (UFPA) ; PEREIRA, S.F.P (UFPA)

RESUMO: O reservatório de Tucuruí possui 2.500 km de extensão e se desenvolve no sentido latitudinal sul-norte, contribuindo com mais de 95% do volume de água que chega ao reservatório de Tucuruí (em média 10.650 m3/s). A dinâmica dos parâmetros físicos (temperatura, sólidos totais, turbidez) e físico-químicos (potencial hidrogeniônico, condutividade e oxigênio dissolvido) no reservatório da UHE Tucuruí, permitiu a verificação dos aspectos ecológicos e antropogênicos. As mudanças ambientais, o funcionamento desses reservatórios na região amazônico ainda é pouco compreendido.

PALAVRAS CHAVES: tucuruí, parâmetros físicos, parâmetros físico-químicos

INTRODUÇÃO: A importância de reservatórios ou lagos artificiais como tema de pesquisas cientificas tem sido bastante estudada nos últimos 20-30 anos. Entretanto, os principais aspectos que são abordados referem-se a qualidade da água; as modificações do ciclo hidrológico, principalmente aquelas relativas as vazões à jusante ou mesmo ainda sobre efeitos que as alterações climáticas globais, tal como o aquecimento da atmosfera, pode provocar no estado trófico do lago. Atualmente sabe-se perfeitamente que a eletricidade possui um papel vital para o desenvolvimento sócioeconômico das nações e as fontes renováveis de energia estão inseridas nesse papel de destaque, especialmente as hidrelétricas. Entretanto, ao elaborar os modelos energéticos, deve-se considerar seus problemas de ordem social e ambiental.As mudanças ambientais, o funcionamento desses reservatórios na região amazônico ainda é pouco compreendido. Os dados foram obtidos em visitas de campo, onde foram coletados 42 pontos. Este estudo tem por finalidade contribuir para a comunidade científica com dados mais recentes sobre a limnoquímica desse reservatório.

MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de amostras de águas na região da represa foi realizada em dois períodos: período chuvoso e período de estiagem. Cada ponto foi registrado com auxílio de um GPS. As medidas de temperatura média do ar (ºC) e velocidade e direção do vento, foram monitoradas durante os períodos de coleta, com uso de termômetro e anemômetro portátil. Os dados pluviométricos, principalmente a distribuição de chuvas ao longo do ano, foram obtidos junto à equipe técnica da estação climatológica da ELETRONORTE. As amostras de água foram obtidas em duas profundidades (superfície e fundo), com uma garrafa do tipo “van Dorn”.As alíquotas foram armazenadas em frascos de vidro transparente ou âmbar, ou em frascos de polietileno, devidamente codificados. Todos os frascos e vidrarias utilizados em análise, foram lavados seguindo a seqüência, água corrente, água destilada, solução 10% HCl, água destilada e deionizada e secos em temperatura ambiente. Neste trabalho, os parâmetros analisados foram: temperatura (ºC), turbidez (UNT), pH, condutividade (μS.cm-1), o oxigênio dissolvido (OD), os sólidos totais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A temperatura em todos os pontos de amostragem, sendo que o valor mínimo detectado foi de 28 oC, enquanto que o valor máximo foi de 30,9 oC. A turbidez foi detectada com valores baixos em todos os pontos de amostragem, sendo o valor mínimo de 2,6 UNT, enquanto que o valor máximo de 36,4 UNT. O pH na maioria das estações de monitoramento do reservatório manteve-se entre 6 e 7,04. Denotando uma água com características levemente ácida tendendo a neutra. Os valores de condutividade obtidos em todos os pontos de amostragem foram baixos, sendo que o menor valor 40 µЅ/cm e o maior valor foi de 56 µЅ/cm. As concentrações obtidas de oxigênio dissolvido nas águas do reservatório da UHE de Tucuruí, variaram de 0,7 a 8,9. Com relação aos sólidos totais, a maior concentração foi (2,00 cm/L). Vários pontos apresentaram as menores concentrações de sólido sedimentável (10 mg/L). A média de sólido sedimentável ficou em 0,08 cm/L.

CONCLUSÕES: De todos os parâmetros analisados só o oxigênio dissolvido e o pH estiveram fora dos padrões admitidos na resolução 357/05 do CONAMA.O pH apresentou-se fora da faixa de 6 a 9 estabelecida pela resolução 357/05 do CONAMA em 6 pontos,entretanto em termos de média(6,27)este parâmetro esteve em conformidade com a resolução. A turbidez que possui um máximo estabelecido pela resolução 357/05 do CONAMA (<40 UNT),esteve abaixo do máximo estabelecido em todos os pontos analisados, porém alguns pontos estiveram próximos a este valor em termos de média, a turbidez das águas analisadas foi baixa(18,4 UNT)

AGRADECIMENTOS: ELETRONORTE, UFPA, CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Siqueira, Gilmar Wanzeller., 2001. Parâmetros ambientais das águas costeiras a noroeste da Plataforma Amazônica, entre as latitudes de 040 20'00''N e longitude de 010 40'00''N. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geoquímica & I Simpósio de Geoquímica do Mercossul, Curitiba/Paraná, (CD-ROM).
Pereira, Simone de Fátima Pinheiro; PIRES, Otílio Othon; MENDONÇA, Ana Margarida G.; LIMA, Gilmar; SANTOS, Jeferson. Estudo de Parâmetros Ambientais na Bacia do Tucunduba - Região metropolitana de Belém-Pa. In: XL Congresso Brasileiro de Química, Recife. ABQ, 2000. v. 1, p. 29-29.