ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DO PROCESSO DE ELETROFLOCULAÇÃO COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO DE CHORUME DO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PR

AUTORES: LIMA,S.B. (UTFPR CAMPUS) ; LOPES, K. V. (UTFPR CAMPUS)

RESUMO: O chorume gera impactos ambientais por apresentar elevado poder de poluição das águas. Devido à sua complexidade, o chorume formado em aterros deve ser tratado antes de seu lançamento em corpos receptores. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi o estudo da eletrofloculação como tratamento alternativo de chorume do aterro sanitário do município de Campo Mourão-Pr. O processo de eletrofloculação foi realizado em três diferentes intensidades de corrente: 2, 4 e 6 ampéres (A). O procedimento experimental consistiu em ensaios de eletrofloculação, realizados em reatores em batelada utilizando eletrodos de ferro. Os melhores resultados foram obtidos com intensidade de corrente de 6 A, entretanto sua eficiência pode ser melhorada com estudos de outros parâmetros associados à eletrofloculação.

PALAVRAS CHAVES: chorume; eletrofloculação; tratamento

INTRODUÇÃO: O chorume, percolado de aterros sanitários, é um líquido escuro de odor desagradável, que, de acordo com SILVA (2002), apresenta em sua composição altos teores de compostos orgânicos e inorgânicos, nas suas formas dissolvidas e coloidal, liberados no processo de decomposição do lixo.
Atualmente são utilizadas várias técnicas para tratamento do chorume por ser um efluente que precisa de um tratamento adequado. Dentre elas pode-se destacar os tradicionais processos biológicos, aeróbio e anaeróbio, como também uma variedade de processos físico-químicos (COUTO e BRAGA; RITA et al., 2005).
Uma opção que vem sendo bastante estudada dentre os processos eletrolíticos é a eletrofloculação (HANSEN et al, 2007 e CIARDELLI et al, 2000). É um processo que envolve a geração de coagulantes “in situ” pela dissolução de íons ferro e/ou alumínio a partir, respectivamente, de eletrodos de ferro e alumínio pela ação da corrente elétrica aplicada a esses eletrodos (CERQUEIRA, 2006).
Este processo tende a obter uma eficiência de tratamento superior aos tratamentos tradicionais e, por requerer equipamentos simples e de fácil operação torna-se uma opção vantajosa do ponto de vista econômico e ambiental.
Desta maneira, o objetivo deste trabalho é o estudo da eficiência da eletrofloculação no tratamento de chorume do aterro municipal de Campo Mourão - Pr, em três diferentes intensidades de corrente: 2, 4 e 6 ampéres (A), sendo utilizados para avaliação da eficiência do processo os parâmetros, condutividade, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e turbidez.


MATERIAL E MÉTODOS: O chorume foi coletado no aterro sanitário do município Campo Mourão-Pr. O sistema de tratamento dos líquidos para o aterro é constituído de uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa, uma lagoa de polimento e uma rede de infiltração para disposição do efluente tratado das lagoas. A amostra de chorume foi coletada na lagoa facultativa.
O procedimento experimental consistiu de ensaios de eletrofloculação, realizados em reatores em batelada utilizando eletrodos de ferro em uma célula eletrolítica. A unidade de bancada consistiu de uma célula eletrolítica, uma fonte de corrente contínua (Azeheb Equipamentos) e um agitador magnético (Stirrer, type OP-951). No reator de vidro com capacidade de 300 mL foi inserido verticalmente dois eletrodos de ferro com dimensões de 10 centímetros de altura e de 2 centímetros de largura, separados por uma distância de dois centímetros. Após a adição do chorume na célula eletrolítica, o sistema foi mantido sob agitação constante por meio de agitador magnético. As intensidades de correntes estudadas foram de 2, 4 e 6 A. Os ensaios foram realizados em pH 7,0 com duração de uma hora e trinta minutos.
Para a avaliação da eficiência do processo de eletrofloculação no tratamento do chorume foram utilizados os seguintes parâmetros: condutividade, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e turbidez. As análises foram realizadas de acordo com as metodologias do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2005), onde foram analisados o chorume bruto e o tratado pelo processo de eletrofloculação nas diferentes intensidades de corrente.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na tabela 1 estão representados os resultados das análises no chorume bruto e tratado nas diferentes intensidades de corrente. E observando os dados, nota-se que ocorreu remoção de condutividade no chorume tratado com intensidade de 2, 4 e 6 A de 1,10 %, 3,31 % e 7,18 %, respectivamente, e a remoção de DBO foi de 29,27 %, 34,17 % e 39,02 % nos mesmos tratamentos. Enquanto que a remoção de DQO foi de 21,90%, 28,16% e 28,70% no chorume tratado com intensidade de 2, 4 e 6 A, respectivamente. E a remoção de turbidez foi de 50,69% na intensidade de 4 A, 63,10% na intensidade de 6 A e na intensidade de 2 A não ocorreu remoção de turbidez.
A eficiência do tratamento do chorume aumentou conforme o aumento da intensidade de corrente. Assim, o chorume tratado com intensidade de corrente de 6 A obteve-se melhores resultados.
A eficiência da eletrofloculação depende dos parâmetros associados que são: pH, intensidade de corrente, tempo, material dos eletrodos (Al/Fe) e distância entre os eletrodos (CERQUEIRA, 2006). Portanto, para melhorar a eficiência deste tratamento, deve-se realizar novos estudos, variando-se outros parâmetros associados à eletrofloculação.




CONCLUSÕES: A eletrofloculação limita o uso de substâncias químicas no tratamento de efluente, minimizando o impacto negativo causado nos corpos hídricos.O tratamento com intensidade de corrente de 6 A foi o mais satisfatório, porém através de novos estudos de outros parâmetros associados à eletrofloculação pode-se melhorar a eficiência. Além disso, são necessários estudos com relação ao consumo de energia, de eletrodos e também estudos com relação ao lodo produzido no tratamento, para assim verificar a viabilidade de utilização deste processo no aterro municipal de Campo Mourão-Pr por eletrofloculação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA, AWW, WEF. 2005. Standard methods for the examination of water and wastewater. 21st. Ed. American Pubic Helth Association, Washington, DC.

CERQUEIRA, A. A.. 2006. Aplicação de técnica de eletrofloculação no tratamento de efluentes têxteis. Dissertação (Pós-graduação de Química) – UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CIARDELLI,G., RANIERI,N. 2000. The treatment and reuse of by ozonization and eletrofloculation. Wat.Res. vol. 35 (2): 567-572.

COUTO, M. C. L. & BRAGA, F. S.2005 Tratamento de Chorume de Aterro Sanitário por Associação de Reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo e reator anaeróbio por infiltração rápida. ABES.

HANSEN,H.K.,NUÑEZ, P., RABOY, D. SCHIPPACASSE, I., GRANDO, N.2007. Eletrocoagulation in wastewater containing aersenic: Comparaning different process desing. Eletrochimica Acta, 52: 3474-3470.

RITA, F.; PINTO, R. O.; MATHIAS, W. G.; BELLI, P.; SOARES, H. M. Desempenho de um reator UASB em escala piloto para o tratamento de chorume de resíduos sólidos urbanos. Disponível em: www.cepis.org.pe/bvsacd/unam7/chorume.pd. Acesso em: 25/10/2006.

SILVA, A.C., 2002.Tratamento do percolado de aterro sanitário e avaliação da toxicidade do efluente bruto e tratado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil no Programa de Pós-Graduação de Engenharia) – UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.