ÁREA: Ambiental
TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA E SUA RELAÇÃO COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CENTRO DE TRIAGEM DO BAIRRO JANGURUSSU NA CIDADE DE FORTALEZA-CE.
AUTORES: SOUSA, M.R (UECE) ; LIMA, N.R. (UECE) ; BEZERRA, D.P. (UECE) ; SANTOS, J.C.S. (UECE) ; PAZ, M.S.O. (UECE) ; CASTRO, R.A.O. (UECE) ; BENIGNO, A.P.A. (CEFETCE) ; SILVA, R.C.B. (UECE)
RESUMO: O aumento da população, das atividades industriais e da utilização indevida do meio ambiente tem contribuído para a intensificação dos problemas gerados por um deficiente gerenciamento. O enfoque principal deste trabalho foi à questão da coleta seletiva de lixo e a integração com o seu gerenciamento, buscando mitigar os impactos gerados através da sua disposição inadequada, além de fornecer uma possibilidade de trabalho para a comunidade que já atua neste processo. Portanto, este trabalho analisa a problemática referente a gestão dos resíduos sólidos urbanos situado no bairro Jangurussu, na cidade de Fortaleza-CE.
PALAVRAS CHAVES: resíduos sólidos, meio ambiente,gerenciamento
INTRODUÇÃO: É notória a grande demanda existente de resíduos sólidos produzidos diariamente pela sociedade implicando numa disposição indiscriminada desses materiais no meio ambiente. Faz-se necessária à implantação de um plano de gerenciamento de resíduos para mitigar os impactos por esses gerados. Ressalta-se, que “os resíduos sólidos são formas de matéria ou substância no estado sólido ou semi-sólido que resulte da atividade industrial, domiciliar, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços, de varrição e de outras atividades humanas, capazes de causar poluição ou contaminação ambiental” (Política Estadual de Resíduos Sólidos - Lei N° 13.113/01). Com o intuito de reduzir os impactos causados por esses rejeitos, uma alternativa estudada é a coleta seletiva, que busca o recolhimento diferenciado das frações descartáveis, para posteriormente enviá-los para um tratamento específico. Este trabalho visou à implantação dessa alternativa bem como a capacitação de catadores de lixo.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi aplicado questionário tendo como escopo a verificação da implantação da coleta seletiva no bairro Jangurussu em uma população-amostra de 180 catadores. Além disso, foram repassadas noções da importância do gerenciamento visando à melhoria da qualidade quantitativa e qualitativa do material trabalhado pelas pessoas da comunidade. Partindo deste principio, os catadores receberam treinamento e também noções formativas em administração para gerenciar melhor os lucros provenientes da cooperativa. Os catadores receberam ainda o material necessário para a realização do trabalho deles, que inclui luvas, botas e máscaras. Os participantes do curso são líderes dos 16 grupos de catadores que atuam na capital cearense. As aulas para os catadores aconteceram uma vez por semana, às quartas-feiras, das 14h às 17h. Este horário foi estipulado para que desta forma eles possam freqüentar o curso sem perder parte da renda por não estarem trabalhando.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No que tange aos resultados que foram obtidos durante este processo, a priori faz-se necessário ressaltar que o gerenciamento integrado preconiza a busca contínua de parceiros, especialmente junto às lideranças da sociedade e das entidades importantes na comunidade para comporem o sistema, apresentando-se como subsistemas específicos que necessitam de infra-estrutura adequada. Deste modo, de acordo com as estratégias adotadas nesta ação, os seguintes resultados foram obtidos, conforme constam na Figura.
Como pôde ser observado na Figura, as noções de gerenciamento para a cooperativa dos catadores é de grande valia para a melhoria do processo produtivo destes, tendo em vista que o crescimento estava estagnado. Foi observado também que 85% dos catadores entrevistados os quais participaram das palestras sobre Educação Ambiental, afirmaram que houve uma melhora significativa na qualidade de vida e no desempenho de suas atividades. Do ponto de vista ambiental, esta é uma alternativa satisfatória até certo ponto. Contudo, quando atrelada ao processo de separação das frações recicláveis para a posterior reciclagem, este se tornou um caminho para minimizar a quantidade de resíduos que iria para os lixões, sendo até mesmo uma maneira para uma nova classe de trabalhadores que são os catadores, promovendo assim um deslocamento destas pessoas das ruas para a atividade em uma função que produz lucros
CONCLUSÕES: É notório que o aumento da vida útil dos aterros sanitários está explicitamente associada ao gerenciamento da coleta seletiva, implicando em uma menor contaminação ao meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Aos catadores de lixo do Aterro Sanitário de Jangurussu, Fortaleza, Ceará.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CNUMAD, Agenda 21. Brasília: Senado Federal, Sub-secretaria de Edições Técnicas, 1997.
GONÇALVES, Sanzio Correia. Tratamento e Disposição de resíduos sólidos urbanos. Apostila do curso realizado pelo Clube de Engenharia do Ceará - CEC. CREA-CE
LIMA, J.D. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Campina Grande: UFBB – Associação Brasileira de Engenharia sanitária e Ambiental, 1995.
MOTA, SEMACE. Apostila do curso de capacitação para multiplicadores em educação ambiental. Fortaleza: SEMACE, 2003.