ÁREA: Ambiental
TÍTULO: ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA CLARIFICAÇÃO DOS REAGENTES QUIMICOS NAS ESTRUTURAS MORFOLÓGICAS DOS ÁCAROS DE POEIRA
AUTORES: BORBA, L. L. S. (UPE) ; ALVES, X. S (UPE) ; SOUTO, H. E. A. (UPE) ; BRAZ, E. C. F. (UPE) ; FERREIRA, U. L. (UPE) ; OLIVEIRA, D. F. F. (UPE) ; ALBUQUERQUE, A. C. (UFRPE)
RESUMO: Os ácaros são artrópodes de extrema importância nas ciências médica e veterinária, podendo ser vetores de doenças. Sua identificação é dificultada pela complexidade do tegumento; necessitando de tratamento químico prévio. O objetivo desta pesquisa foi determinar a eficiência dos reagentes químicos lactofenol e líquido de Hoyer’s na clarificação das estruturas morfológicas necessárias para a identificação da espécie. O material foi coletado nos coletivos da Região Metropolitana do Recife sendo levado ao Laboratório de Entomologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco para catação com o auxilio do esterioscópio e fixação em lâmina e lamínula. Em temperatura de 50°C os reagentes comprovaram ter ação equivalente na clarificação, há 26°C o líquido de Hoyer’s obteve maior eficiência.
PALAVRAS CHAVES: hoyer´s, ácaro, poeira
INTRODUÇÃO: Existem vários artrópodes de importância médica, do ponto de vista operacional estas espécies são entidades que podem ser reconhecidas por características em sua morfologia, biologia e/ou seu destino evolutivo (MARCONDES, 2001), sendo agrupados de acordo com normas da taxonomia. Estes artrópodes possuem em com freqüência em sua cobertura externa estruturas de difícil visualização necessitando de tratamento químico adequado pata sua identificação, destacando-se insetos e ácaros como transmissores principais artrópodes transmissores de doença ao homem. Os ácaros apresentam bastante semelhança com os insetos no que diz respeito ao tegumento por se estenderem em média um segmento ou metâmero, podendo abranger todo o idiossoma (FLECHTMANN, 1986). Diferem-se dos insetos por apresentarem em sua maioria tegumento não sendo constituído por modificações do esclerito primário, mas estruturas que se desenvolveram secundariamente e recobertos por fina camada de cuticulina podendo com o desenvolvimento do ácaro se tornar esclerosada por impregnação da ortoquinona. O objetivo desta pesquisa foi determinar a eficácia de reagentes químicos (liquido de Hoyer´s, lactofenol) na clarificação dos ácaros.
MATERIAL E MÉTODOS: O material foi coletado, no ano de 2006, nas empresas de transporte coletivo RCR, 1002, TRANSCOL, METROREC localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os coletivos foram escolhidos de forma aleatória sendo a poeira coletada em locais pré-determinados (bancos, pega-mão e ductos de ar). Encaminhado ao Laboratório de Entomologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco para catação com o auxilio do esterioscópio e fixação em lâmina e lamínula. Os reagentes utilizados para fixação foram:lactofenol (fenol 20g; ácido lático 16 ml; glicerol 32 ml; água destilada 20 ml), líquido de Hoyer´s (água destilada 30 a 40 ml; goma arábica em cristais 30g; cloral hidratado 200g; glicerina 20 ml), onde para cada reagente cerca de 1/2 do total foi fixado. De todo o material fixado 50% permaneceu na estufa à 50°C num período de 12h e 50% foi exposto a uma temperatura de 26°C durante 12h.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os exemplares examinados que foram submetidos à estufa, 50°C durante 12h, obtiveram melhor clarificação do que os expostos a temperatura ambiente, equiparando-se na clareza das estruturas morfológicas. Dentre o material exposto a temperatura ambiente destacou-se com maior potencial clarificador o liquido de Hoyer´s, possibilitando a identificação da amostra.
Flechtmann (1986) relata somente a utilização de líquido de Hoyer’s para a clarificação e fixação dos ácaros. Porém Montenegro (2003) obteve êxito na clarificação de ácaros macroscópicos utilizado lactofenol. O lactofenol também é utilizado em larga escala como clarificador de insetos como os flebotomíneos. (RANGEL, 2003; REY, 2000; MARCONDES, 2001).
CONCLUSÕES: Embora a estrutura fundamental do exoesqueleto acarino e dos insetos sejam semelhantes à clarificação mais adequada obtida para os ácaros, foi com o líquido de Hoyer´s em temperatura média de 28°C. Porém os exemplares submetidos a 50°C durante 12h; o lactofenol e o líquido de Hoyer’s obtiveram qualidades significativas no que diz respeito a visualização das estruturas morfológica do ácaro.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a nossas orientadoras Ubirany Lopes, Divânia Fonseca, Aurístela Corrêa pela opotunidade e paciência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FLECHTMAMN, C. H. W; Ácaros em Produtos Armazenados e na Poeira Domiciliar. Escola Superior de agricultura Luiz Queiroz. 97p. Piracicaba, 1986.
RANGEL, E.F. Flebotomíneos do Brasil. Ed. FIOCRUZ, Rio de Janeiro.2003. 10 edição
MARCONDES, B.C. Entomologia. Ed. Atheneu, São Paulo. 2001
REY, L. Parasitologia. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro., 2001. 3 edição
MONTENEGRO, M. V.,OLIVEIRA, J.B., CRUZ, M.A.O.M., SILVA, L.B.G., BOTEHO, M.C.N. Parasitismo por ácaro (Trobiculidae, EWING, 1944) em Caujthrlx jacchus (LINNEAU, 1758), Callitrichidae - primates