ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS FOTO FENTON LIKE ENTRE O USO DE LUZ NEGRA E LUZ BRANCA PARA TRATAMENTO DE LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS

AUTORES: RODRIGUES FILHO, G.M. (UFPE) ; ROCHA, O.R.S. (UFRN) ; DA MOTTA, M. (UFPE) ; SILVA, V.L. (UFPE)

RESUMO: A decomposição dos resíduos sólidos gera um líquido denominado chorume, cuja composição é variada e complexa, podendo apresentar substâncias tóxicas e alta demanda orgânica. Os Processos Oxidativos Avançados geram radicais hidroxila, altamente oxidantes, que podem provocar a mineralização da matéria orgânica. No presente trabalho usou-se processos Foto Fenton Like (luz negra e branca) para tratamento de chorume. O planejamento experimental montado avaliou os efeitos das variáveis H2O2, tempo e pH, obtendo como resposta a Demanda Química de Oxigênio. Para a análise em reator de luz negra, as respostas a serem otimizadas foi o percentual de redução da DQO, que variou de 20,3 a 58%, enquanto que em reator de luz branca o percentual de redução da DQO variou de 0 a 46%.

PALAVRAS CHAVES: lixiviados, tratamento, oxidação avançada

INTRODUÇÃO: O chorume é um líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários.
No Brasil o chorume é coletado nos aterros sanitários e transportado, em caminhões pipas, para estações de tratamento de esgotos (ETE’s), onde é submetido a degradação microbiológica. Após isso, o chorume é lançado, juntamente com o esgoto tratado em águas superficiais (NASCIMENTO FILHO, 2001).
Segundo CAMILLO SERAFIM (2003), chorume é atualmente, um problema ambiental devido ao seu potencial de contaminação dos recursos hídricos. Além de apresentar elevada carga orgânica, podendo alcançar valores superiores a 20.000 mg/L de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Portanto, é necessário o tratamento desse material antes do lançamento nos cursos d’água. Algumas vezes, os processos físico-químicos são empregados em combinação com o tratamento biológico, tendo como função a eliminação de particulados, componentes orgânicos refratários e espécies químicas indesejáveis no efluente final como metais pesados. A utilização desses métodos no tratamento do lixiviado pode levar a redução da carga orgânica, química e particulada ou até mesmo à sua eliminação. O objetivo deste trabalho foi comparar o aumento da biodegradabilidade de lixiviado de aterros sanitários através da utilização de processos oxidativos avançados (POA), como etapa de pré-tratamento. Foi estudado o sistema Foto Fenton Like com uso de luz branca e luz negra, na avaliação do processo. Como objetivo específico procurou-se otimizar as condições operacionais dos processos, através da aplicação do planejamento fatorial. Foram estudadas as variáveis pH, volume da H2O2 e tempo de reação. Foi avaliada a remoção de DQO através de testes em bateladas do tratamento do efluente natural e após pré-tratamento com POA.


MATERIAL E MÉTODOS: Todos os reagentes utilizados neste trabalho foram de grau analítico, com exceção do peróxido de hidrogênio 53% e do chorume (proveniente do aterro da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes-PE). O chorume foi acidificado com ácido sulfúrico 0,1M para precipitação de ácidos húmicos após 30 minutos, para em seguida ser filtrado. O chorume livre de ácidos húmicos é submetido ao processo POA conforme planejamento fatorial, onde foram estudados: a) o volume de peróxido de hidrogênio 53% (0,1 e 1 mL), b) tempo de tratamento (2 e 4 horas), c) o pH (1 e 3) e d) fonte de radiação UV (luz branca e negra). No chorume não foi adicionado ferro, uma vez que a amostra contém cerca de 7,67 mg/L. O pH inicial do chorume utilizado nas análises estava situado em torno de 8,0, o qual foi rebaixado para 1,0 com ácido sulfúrico 0,1 mol/L, com a finalidade de eliminar as substâncias húmicas contidas na amostra, que interferem na análise da DQO. Assim, volumes de 50 mL da solução do chorume foram transferidos para béqueres de 100 mL e em seguida o pH das soluções foi mantido/ajustado para 1 e 3 com hidróxido de sódio 0,1 mol/L. Logo após, os volumes da amostra e de peróxido de hidrogênio foram acrescentados aos béqueres, de acordo com o planejamento fatorial. Os béqueres foram então vedados e colocados em um reatores de luz negra e de luz branca, pelo tempo pré-definido nos ensaios. Após esse tempo, as amostras foram retiradas dos respectivos reatores, e as concentrações residuais da matéria orgânica foram medidas numa análise de DQO (Demanda Química de Oxigênio).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas a serem otimizadas foram o percentual de redução da DQO, que variaram de 20,3 a 58% no reator de luz negra, enquanto que em reator de luz branca o percentual de redução da DQO variaram de 0 a 46% conforme Tabela 1. Os efeitos do planejamento fatorial foram calculados com o software STATISTICA FOR WINDOWS 6.0, com um nível de 95% de confiança, de acordo com a Tabela 2. Só serão considerados significativos os efeitos cujos valores absolutos calculado pela razão entre os efeitos estimados e seus respectivos desvios padrões excederem o valor P de 0,05. Pode-se observar na Tabela 2 que apenas o efeito da variável Radiação UV é estatisticamente significativo, o efeito das variáveis pH, tempo e volume do peróxido de hidrogênio não apresentam significância estatística.





CONCLUSÕES: Os resultados demonstram que o comportamento da eficiência de redução de DQO, estão de acordo com a análise estatística realizada em que se pode observar que os experimentos que foram realizados com reator de luz negra apresentaram em sua maioria percentual de redução de DQO maior que os realizados em reator de luz branca.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERTAZZOLI, R; MORAIS, P. B. Degradação de chorume de aterro sanitário através de processo fotoetroquímico. In: XIII Simpósio brasileiro de eletroquímica e eletroanalítica, 2002, Araraquara. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de eletroquímica. Araraquara UNESP P. 01. P. 465-467.

NASCIMENTO FILHO, I.N.; MUHLEN, C. V.; CARAMÃO, E.B. Estudo de compostos orgânicos em lixiviados de aterros sanitários por EFS e CG/EM. nº 4, p. 554-556, 2001.

PELEGRINI, R.; SERAFIM, Aline Camilo; GUSSAKOY, Karin Cazeris; SILVA, Fabiano; CONEGLIAN, Cassiana M. R.; Núbia Natália de; DRAGONI SOBRINHO, Geraldo; TONSO, Sandro. Chorume, impctos Ambientais e possibilidades de Tratamento. In: III Forum de Estudos Contábeis, Rio Claro, 2003.