ÁREA: Ambiental
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE XAMPU A PARTIR DE FÓRMULA DISPONÍVEL NA INTERNET.
AUTORES: SANTOS, A.P. B. (UERN) ; MARQUES, JÉSSICA S. (UERN) ; ARAÚJO, ARUZZA M. M. (UERN) ; SOUZA, L. D. (UERN)
RESUMO: A utilização do xampu é de fundamental importância para manter a limpeza dos cabelos, e principalmente, do couro cabeludo. Com o objetivo de saber até que ponto a formulação de um produto disponível na internet se mostra na prática eficaz, o mesmo foi preparado e testado. Os resultados não foram bons e com base neles, alterou-se a fórmula e melhorou-se o produto para atender as principais exigências do consumidor.
PALAVRAS CHAVES: xampu, tensoativo, cabelo.
INTRODUÇÃO: O xampu tem a finalidade de cuidar do cabelo, e consiste em um produto utilizado principalmente para remover o óleo, sujeira e pele morta do cabelo ou do couro cabeludo. Estas se agregam ao cabelo ou se desprendem do couro cabeludo com o tempo e de acordo com características específicas de cada pessoa. A formulação de um Xampu possui um ou mais tipo de tensoativo e outras substâncias como perfumes, conservantes, espessantes etc.
O agente tensoativo reduz a tensão superficial da água, permitindo que óleos e gorduras possam ser emulsionados. A maior parte da sujeira do cabelo adere na camada gordurosa e se esta puder ser removida, as partículas sólidas de sujeira também o serão. A remoção de todo o sebo natural torna o cabelo opaco, áspero e difícil de pentear por isso é necessário compensar estes efeitos combinando produtos com diferentes capacidades de retirar sebo natural e com outros produtos capazes de aumentar a maciez, o brilho, o cheiro e a facilidade de pentear.Esta combinação de vários produtos químicos não é simples de ser feita com segurança. Estes produtos são vendidos em lojas semi preparados com teores nem sempre exatos o que altera o resultado final podendo diminuir a qualidade e até mesmo causar problemas de saúde como alergias e queda de cabelo. O leigo em química não consegue identificar estes problemas e acaba sendo prejudicado fisicamente e financeiramente. Trabalhos que verifiquem a eficiência desses produtos são importantes para evitar estes danos e justificam o empenho em melhorar as formulações disponíveis e ou comprovar sua qualidade. Este trabalho teve como objetivo preparar um xampu com uma dessas fórmulas, testar sua eficiência e fazer as modificações necessárias para a fabricação de um bom produto.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho, primeiramente, pesquisou-se na internet e em livros quais os principais constituintes necessários para a obtenção do xampu, sendo encontrado que são os tensoativos, perfumes, conservantes, espessantes e água desmineralizada. A fórmula foi preparada no laboratório, usando equipamentos e reagentes comprados em uma loja especializada e mantida em repouso durante sete dias. Após este período o pH foi ajustado para 7 com o uso de ácido cítrico e o produto colocado em recipiente adequado e distribuído para testes juntamente com questionários que investigavam a eficiência e segurança do produto A partir dos resultados alterou-se a formula buscando corrigir as deficiências indicadas e fez-se novo teste encontrando-se a melhor formulação para o produto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A tabela 1 mostra os resultados obtidos para o xampu com a fórmula normal e depois de modificada. Ao analisar as respostas do questionário verificou-se que os principais problemas na formulação normal é a falta de espuma e a baixa viscosidade, fatores que fazem com que seja usado muito xampu. Nota-se também que o produto não deixou uma boa aparência nos cabelos. Para tentar corrigir estes problemas foi adicionado ácido sulfônico (espumante), glicerina (umectante) e corrigiu-se o pH com ácido cítrico que atua também como espessante. As modificações feitas foram eficientes em aumentar a viscosidade e a formação de espuma, porém, diminuiu o um pouco o aroma deixado pelo produto. Podê-se ver que a adição de glicerina à mistura pouco alterou o brilho e a maciez dos cabelos, porém houve uma melhora significativa no aspecto embaraçado (57,1 %). Desse modo, viu-se que o xampu que possui a formulação modificada conseguiu melhorar as principais condições de desempenho na limpeza dos cabelos, mas precisa ter a formulação alterada para aumentar o brilho e maciez destes. Os dois tipos de produtos, causaram uma pequena queda de cabelo em uma das pessoas que o experimentou, o que pode ter sido ocasionado por uma sensibilidade pessoal a um dos constituintes da formulação. A intenção das pessoas que comprariam o produto aumentou significativamente (57,1 %) da fórmula normal para a modificada o que mostra a eficiência das alterações realizadas na fórmula.
Tabela 1 – Características examinadas do xampu em função da alteração da constituição
CONCLUSÕES: Pode-se concluir, baseado nos resultados, que a formulação disponível na internet não satisfaz as exigências que um xampu deve ter. As modificações feitas melhoraram o produto na sua eficiência em produzir a limpeza dos cabelos e na diminuição do embaraço, porém não produziram poucas alterações na melhora do brilho e maciez dos cabelos e ainda diminuíram o aroma do produto indicando que novas mudanças, alterando-se a quantidade dos produtos usados e ou adicionando novos componentes à formulação são necessárias para se conseguir um produto de qualidade.
AGRADECIMENTOS: Ao prof Dr. Luiz Di Souza; Departamento de Química - DQ
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - SHREVE, R. Norris, JR., Joseph A. Brink; Indústrias de Processos Químicos, 4ª ed. Guanabara Dois.
- Sitio www.wikipedia.org/wiki/Xampu.com.br , visitado dia 08 de junho de 2007
- Sitio www.quimsos/historiadoxampu.com.br-, , visitado dia 08 de junho de 2007
- Sitio www.idemperidem.com/textos/xampu, visitado dia 08 de junho de 2007