ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: PROPOSTA DE TRATAMENTO DE RESÍDUO DE PRATA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA- UFPA

AUTORES: BRASIL,R.B. (UFPA) ; PINHEIRO,M.H.T. (UFPA) ; MOREIRA,M.F.R. (UFPA) ; RIPARDO FILHO,H.S. (UFPA) ; MARÇAL,E.S.S. (UFPA)

RESUMO: RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de tratamento de resíduos de sais de prata, principalmente AgCl, oriundos do laboratório de química analítica da Universidade Federal do Pará, tornando-os úteis novamente e desta forma minimizar a quantidade daqueles que necessitam um descarte definitivo. Foi elaborada uma metodologia para tratamento e recuperação da prata com dois métodos, que foram escolhidos considerando-se a facilidade de reprodução por alunos de graduação e tempo de execução. Além destes aspectos, o tratamento de resíduos é fundamental para a conscientização do aluno com respeito as suas atividades profissionais.

PALAVRAS CHAVES: palavras chave: prata, tratamento de resíduo, recuperação

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Durante os últimos anos, vem crescendo no Brasil e no mundo o interesse por parte da indústrias e instituições de ensino a respeito da necessidade de um tratamento eficaz ou de uma disposição final de qualquer tipo de resíduo. Neste contexto a partir da década de 90 a Universidade Federal do Pará, em particular o grupo de química analítica passou a ter consciência e a preocupar-se com gestão de resíduos de laboratório, tentando minimizar a produção de resíduos introduzindo em práticas laboratoriais a escala semi- micro. Este trabalho faz parte de um projeto de implantação de tratamento de resíduos em sistema de rotina no laboratório de química analítica da UFPA.Resíduos de Prata causam problemas ambientais em diversos rios, relatando contaminação de origem antropogênica em sedimentos, água e organismos aquáticos( JARDIM, 1998), a implantação dessa proposta de tratamento ou recuperação de resíduos geradas em aulas práticas de laboratório, oferece oportunidade de discussões sobre questões ambientais, para promover redução e ou eliminação do impacto ambiental que é causado pelo descarte inadequado dos resíduos gerados.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Os resíduos de AgCl foram coletados no 1º semestre de 2005 na disciplina de Precipitimetria, Redox e Complexiometria em uma turma de de 20 alunos do curso de licenciatura em química. O tratamento consistiu na redução da prata à prata metálica através de dois métodos: meio amoniacal e borohidreto de Sódio ( JARDIM, 1998) a prata assim obtida foi filtrada em cadinho de vidro e seca em estufa. Ambos os métodos se revelaram eficientes. A prata recuperada foi dissolvida em uma quantidade mínima de HNO3 concentrado, a mistura foi aquecida e filtrada, sendo que o filtrado é concentrado e resfriado para precipitar o AgNO3. Assim os cristais de AgNO3 foram obtidos, secos e guardados para a reutilização.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ambos os métodos utilizados apresentaram alto rendimento, a redução da prata em meio amoniacal teve um rendimento de 99% e com o borohidreto de sódio 82,6% e através da análise dos dados, observou-se que o rendimento da obtenção do nitrato de prata teve resultado equivalente à redução da prata que foram respectivamente: 70,53% e 66,70%. A obtenção do nitrato de prata com a prata reduzida em meio amoniacal e cobre apresentou rendimento de valor superior do que com a prata a partir do borohidreto de sódio. Os resultados adquiridos caracterizam a viabilidade do emprego dessa metodologia em atividade rotineira. Vale ressaltar que o custo aproximado de nitrato de prata é de R$ 1500,00 o quilo, e ele é um reagente que pode ser utilizado em outras disciplinas.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: A utilização do tratamento de resíduos tem como meta mostrar ser bastante eficiente, proporcionando assim a redução de consumo de reagentes e da produção de resíduos, aumento de reaproveitamento de resíduos, diminuição de acondicionamento e um descarte adequado de rejeitos, em relação ao reaproveitamento verificou-se a viabilidade do programa em relação à obtenção do nitrato de prata tendo resultado positivo demonstrando um método de obtenção bastante acessível para o aprendizado do aluno, podendo ser uma experiência muito grande aos mesmos despertando preocupação e conscientizaçã

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: JARDIM, W. de F. Alternativas para tratamento de resíduos tóxicos.IQ / UNICAMP. 1998. Apostila do laboratório de Química ambiental.
JARDIM,W.de F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova. São Paulo. V. 21. n. 5. p.671-673. set./out.1998. Disponível: http://www.scielo.br/ scielo.php/script_sci_serial/pid_01004042/ing_pt/nrn_iso.> Acesso15 jul. 2006