ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE DIFERENTES LOTES DE CREMES LANETTES MANIPULADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE NATAL/RN

AUTORES: NEVES, I.P.F. (UFRN) ; CATUNDA, A.P.M. (UFRN) ; MEDEIROS, M.A.P. (UFRN) ; MIRANDA, N.A. (UFRN) ; SILVEIRA, W.L.L. (UFRN) ; ARAGÃO, C.F.S. (UFRN)

RESUMO: O creme Lanette® (Cetiol V, Lanette WB, Nipagin, Nipazol, Sorbitol, água) é uma base farmacológica que apresenta o comportamento reológico de um fluido não-newtoniano tixotrópico, o que poderemos comprovar ao término desta análise. As amostras dos lotes 2 e 3 do creme Lanette® apresentaram uma uniformidade entre si em relação a viscosidade. Algumas destas bases podem sofrer variações no pH dependendo do volume de água adicionado.

PALAVRAS CHAVES: produtos manipulados, matéria-prima, viscosidade

INTRODUÇÃO: Lanette é uma dispersão coloidal composta por 90 partes de álcool graxo e 10 partes de tensoativo que age como uma cera auto-emulsionante para fabricação de cremes aniônicos.
Quando fundido e acrescido de água, forma emulsão o/a estável na qual podem ser incorporados emolientes, umectantes, hidratantes e outros ativos cosméticos para enriquecer o tratamento dermatológico. Produtos de carga positiva podem quebrar a formulação, dependendo da concentração utilizada. Por isso é incompatível com ácidos orgânicos fortes, porque reduzem bruscamente o pH do meio.Concentrações entre 8 a 12% formam emulsões fluidas. Já a faixa de 12 a 20% forma emulsões de consistência cremosa.
O creme Lanette® (Cetiol V, Lanette WB, Nipagin, Nipazol, Sorbitol, água) é uma base farmacológica que apresenta o comportamento reológico de um fluido não-newtoniano tixotrópico, o que poderemos comprovar ao término desta análise.
O referido estudo objetiva a análise de parâmetros, como viscosidade e pH, de creme Lanette® utilizada em farmácias de manipulação na cidade do Natal/RN visando a garantia de qualidade e reprodutibilidade entre lotes.

MATERIAL E MÉTODOS: 500g da amostra de creme Lanette® referentes aos lotes de 1 a 3 foram analisadas em um viscosímetro Brookfield da marca ALEM MAR com o spindle número 4; submetidas primeiramente a velocidades crescentes de 0.3, 0.6, 1.5, 3, 6, 12, 30, 60 rpm e posteriormente a velocidades decrescentes de 60, 30, 12, 6, 3, 1.5, 0.6 e 0.3 rpm. Sendo o experimento realizado em triplicata. Misturas binárias nas proporções de 1:9, 2:8, 3:7, 4:6, 5:5, 6:4, 7:3, 8:2, 9:1 e 10:0 de amostra:H2O (m:v) foram analisadas com o pH-metro da marca WTW, modelo pH 330i. Sendo as análises realizadas em triplicata.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 apresenta o comportamento reológico do creme Lanette® característico de um fluido não-newtoniano, que tem apresentou uma viscosidade reduzida com o decorrer do tempo quando submetido a um aumento na tensão de cisalhamento.
Os três diferentes lotes (1, 2 e 3) apresentaram uma diferença em relação a suas áreas de histerese. Analise dos dados potenciometricos do lote 3 revelaram uma diferença entre os comportamentos dos pH com o aumento no volume de água adicionado na base, principalmente nas proporções com menor concentração do creme. Estas variações não foram observadas no lote 2.






CONCLUSÕES: As amostras dos lotes 2 e 3 do creme Lanette® apresentaram uma uniformidade entre si em relação a viscosidade. Algumas destas bases podem sofrer variações no pH dependendo do volume de água adicionado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Farmacopéia Brasileira, quarta edição, 1988.

Raymond C Rowe, Paul J Sheskey, Paul Weller, Handbook of Pharmaceutical Excipients, quarta edição, 2003 ,USA Washington .

Proença, KS, et al. Avaliação da estabilidade de cremes empregando diferentes agentes de consistência. Rev. Bras. Farm., 87(3): 74-77, 2006