ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE DIFERENTES LOTES DO CREME POLAWAX® COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE NATAL/RN

AUTORES: CATUNDA, A.P.M. (UFRN) ; NEVES, I.P.F. (UFRN) ; MEDEIROS, M.A.P. (UFRN) ; MIRANDA, N.A. (UFRN) ; SILVEIRA, W.L.L. (UFRN) ; ARAGÃO, C.F.S. (UFRN)

RESUMO: O creme Polawax® é utilizado como uma base farmacológica que age como um sistema de carreamento em preparações magistrais, permitindo que uma larga variedade de substâncias ativas seja rápida e convenientemente transportada para a pele. O estudo estabelece parâmetros de avaliação do comportamento desta base, sendo utilizados testes de viscosidade e pH. Na viscosidade foi visto a reprodução de um comportamento não-newtoniano tixotrópico e na verificação do pH foi estabelecida a melhor faixa de valores para as condições de manipulação comercializados na cidade de Natal/RN.



PALAVRAS CHAVES: produtos manipulados, viscosidade, polawax

INTRODUÇÃO: Polawax é uma cera emulsificante não-iônica utililizada na formulação de bases farmacológicas na forma de emulsão óleo em água (O/E), apresentando-se assim como um sistema de carreamento de substâncias ativas à pele. Sua composição compreende: Polawax® , Cetiol V, Nipagin, Álcool Cetoesterilico Etoxilado, Propilenoglicol e Água.
Esta base caracteriza-se quanto ao seu comportamento reológico como fluido não newtoniano tixotrópico.Outra característica relevante dessa base relaciona-se à ampla resistência a variação do pH, uma vez que o pH pode modificar a forma farmacêutica, interferir em sua solubilidade e farmacocinética. Ou seja, a medida do pH se relaciona à eficácia da segurança, em atributos como estabilidade, biodisponibilidade e biocompatibilidade.
Este estudo tem por finalidade a avaliação de parâmetros de qualidade para base de Polawax® manipuladas nas farmácias da cidade de Natal/RN.


MATERIAL E MÉTODOS: Nesta análise utilizou-se o viscosímetro de Brookfield da marca ALEM MAR com o spindle e número 4(quatro). E o pH-metro da marca WTW, modelo pH 330i.
Para a avaliação da viscosidade foi utilizado três recipientes contendo 500g da amostra de creme Polawax®,referentes aos lotes 1, 2 e 3, sendo o experimento realizado em triplicata. As amostras foram submetidas primeiramente a velocidades crescentes (0.3, 0.6, 1.5, 3, 6, 12, 30, 60) e posteriormente a velocidades decrescentes(60, 30, 12, 6, 3, 1.5, 0.6, 0.3).
Para a medição do pH foram feitas misturas binárias nas proporções de 1:9, 2:8, 3:7, 4:6, 5:5, 6:4, 7:3, 8:2, 9:1 e 10:0 de amostra:H2O (m:v). Sendo as análises realizadas em triplicata.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 representa o comportamento reológico do creme Polawax® característico de um fluido não-newtoniano, que tem a viscosidade reduzida com o decorrer do tempo quando submetido a uma tensão de cisalhamento. Como analisado, os três lotes apresentaram uniformidade neste comportamento.
De acordo com a Figura 2 que representa as variações de pH analisadas nos lotes 2 e 3, foi observado nos extremos de concentrações um maior desvio padrão dos valores de pH, enquanto nas concentrações equivalentes a 40% até 90% expressaram um desvio bem menor e uma maior uniformidade de valores na faixa de pH 3,5. Portanto, é possível identificar deste modo, as melhores condições de incorporação de fármacos à base neste intervalo de concentrações.






CONCLUSÕES: As amostras dos lotes 1, 2 e 3 do creme Polawax® apresentaram uma uniformidade no comportamento reológico,e quanto ao estudo potenciométrico, foi visto uma melhor condição de manipulação com incorporação de substâncias ativas nas faixas medianas de concentrações, proporcionando uma confiabilidade e garantindo a qualidade do mesmo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Farmacopéia Brasileira, quarta edição, 1988.

Raymond C Rowe, Paul J Sheskey, Paul Weller, Handbook of Pharmaceutical Excipients, quarta edição, 2003 ,USA Washington .

Proença, KS, et al. Avaliação da estabilidade de cremes empregando diferentes agentes de consistência. Rev. Bras. Farm., 87(3): 74-77, 2006