ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA PROMOVENDO MUDANÇAS DE ATITUDES NOS DISCENTES
AUTORES: CARVALHO (UESPI)
RESUMO: RESUMO: O objetivo de estudo foi o de desenvolver atividades que promova o pensamento reflexivo e critico sobre a Química Analítica e habilidades investigativas de pesquisa, bem como mudanças comportamental e social no discente. Selecionou-se 40 alunos representando 100% dos matriculados na disciplina os quais foram divididos em grupos de quatro componentes. Elegeu-se um líder de cada grupo. Foram desenvolvidos algumas atividades experimentais e seus registros codificados em categorias. Os resultados demonstram uma modificação conceitual da disciplina.
PALAVRAS CHAVES: ensino, analítica, metodologia
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÂO: Os métodos de ensino tradicionais são considerados barreiras educacionais a serem transpostas, pois esses métodos promovem a desvinculação do conhecimento escolar com a realidade pratica e profissional. Porém, mudanças efetivas e repentinas na prática docente, apenas, não basta para romper com modelos tradicionais.É necessário, estabelecer etapas entre níveis de partida e de referência, devendo o processo de mudança ser gradual e contínuo (SILVA & HARTMAN, 2004).
A inovação é um ingrediente necessário e indispensável no desenvolvimento de novos métodos de ensino, buscando um modelo de profissional investigador, com a capacidade de propor alternativa de resolução de problemas que enfatizam a realidade docente (TOGNI et.al. 2006).
No campo das idéias e das habilidades adquiridas, a capacidades de escrever bem é extremamente importante, para uma carreira de sucesso em qualquer área profissional e cabe ao professor como guia do saber oferecer situações que possibilite o desenvolvimento destas habilidades (QUEIROZ, 2001).
MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: A disciplina de Química Analítica Quantitativa é ofertada para os alunos do sexto bloco do curso de Licenciatura Plena em Química, na Universidade Estadual do Piauí.
Selecionou-se 40 alunos representando 100% dos matriculados na referida disciplina; os quais foram divididos em grupos de quatro componentes definidos entre eles. Foi selecionado um líder de cada grupo, que teve a função de coordenar os trabalhos de pesquisa bibliográfica e as aulas praticas em laboratório. As atividades práticas a serem testadas foram divididas em duas etapas. A primeira etapa foi desenvolvida pelo grupo e a segunda etapa executada por cada integrante do grupo de forma individualizada.
A atividade prática solicitada objetivou a verificação de habilidades coletiva e indiviual de pesagem e medida de volume. Para uma melhor visualização solicitou-se a utilizou-se amostra de água por ter a densidade como uma das propriedade bastante conhecida. Solicitou-se ainda a lavagem de uma vidraria qualquer de livre escolha pelo grupo ou aluno dentre as disportas na bancada, com tempo de execução determinado previamente.
Para finalizar solicitou-se a produção de um laudo analitico das atividades realizadas visando observar a habilidade de dissertação dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Verificou-se que a dinâmica de grupo encontra-se viciada no coleguismo. Onde um ou dois alunos se apropriam de todas as tarefas para realizarem, enquanto os demais permaneceram dispersos e alheios a realização da atividades proposta. Este fato demonstrou o comodismo de alguns alunos no tocante a sua produçào de conhecimento.
Quando o aluno foi observado de maneira indiviual (gráfico 01 e 02) verificou-se que apenas 50% dos alunos realizaram corretamente a pesagem; 31% realizaram com precisão as medidas de volume e 28% procederam corretamente a lavagem das vidrarias.
Gráfico 01: resultados da observação direta da medida de volume realizada individualmente.
Fonte: direta 2007
Gráfico 02: resultados da observação direta da lavagem realizada individualmente
Fonte: direta 2007
Verificou-se através de produção de laudos analíticos a melhoria conceitual de cada aluno em relação as praticas desenvolvidas, bem como, a capacidade de sintese e senso critico de cada aluno. Observou-se ainda que mudanças de atitude ocorreram em decorrência das atividades promovidas durante a disciplina, tais atitudes foram verificadas ao longo do período como mudança comportamental individual e coletiva, cumprimento de prazos e horários pré-estabelecidos, mudanças no discusso oral e escrito os quais apresentaram técnica científica, habilidade de argumentos senso crítico e outros.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Diante dos resultados obtidos pode-se inferir que métodos de ensino que vise o desenvolvimento cognitivo do aluno não é somente uma tendência atual, mas sim uma necessidade urgente. E que a mudanças de atitude reflete o metodologia de ensino empregada
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. TOGNI, Ana Cecília;GIONGO, Ieda Maria; SCHREINER; Igor Valter; KREY, Isabel; Barrgini, Elianafernande; Harres, Jacline da Silva; Harres, João batista; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria madalena; Pizzato, Michelli CamarraGRUPOD E REFLEXÃO SOBRE A PRÉTICA DOCENTE : Uma proposta de formação Continuada Para Professores do Ensinop Superio; encontrado em www.ensino.univestes.br, acessado em 21 de Março de 2007.
2. SILVA, Fabio Gomes; HARTMAN, Adriana; Reis, Dalcio Roberto. A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLOGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM: Um estudo de caso na Faculdade Santa Amélia, CEFET-PR . 2004. encontrado; www.cefet.pr.com.br. Acessado em 21 de Março de 2007.
3. QUEIROZ, Salete Linhares. A LINGUAGEM ESCRITA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUIMICA. Química Nova na Escola, vol. 24 Novembro de 2001.