ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: “B. SÁ: UM PROFESSOR DE QUÍMICA ADIANTE DE SUA ÉPOCA”

AUTORES: LIMA, A.P. (UFPA) ; GUIMARÃES, P.E.B. (UFPA) ; JUNIOR, A.A.V.A (UFPA) ; MACHADO,J.R.C. (UFPA)

RESUMO: Este trabalho de pesquisa foi realizado com o objetivo de investigar a tese de cátedra necessária à admissão como docente do Ginásio Paes de Carvalho do professor Benedicto Sá, defendida em 1947 perante banca examinadora via concurso público. A pesquisa foi realizada mediante pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas.
O problema de pesquisa estabelecido no referido trabalho, buscava descobrir até que ponto tratavam-se de idéias atualizadas que evidenciaram o envolvimento do referido professor com a Química mais avançada de sua época ou se seriam idéias ultrapassadas de um mestre-escola isolado na longínqua Belém distante dos grandes centros produtores de conhecimento.


PALAVRAS CHAVES: colégio estadual paes de carvalho, benedicto sá, teorias ácido-base

INTRODUÇÃO: O presente trabalho versa sobre os aspectos mais significativos e relevantes no que diz respeito a tese “Considerações Sobre as Novas Teorias de Ácidos, Bases e Sais” elaborada pelo professor Benedicto de Abreu Sá, um farmacêutico formado pela Universidade da Bahia, que lançou mão dessa tese para conquistar o cargo de professor catedrático via prova de admissão no Colégio Estadual Paes de Carvalho, instituição pública de renome e respeito nacional localizada em Belém do Pará.
Dentre os benefícios apontados por este trabalho, estão: melhor aprendizagem de conceitos da ciência Química, principalmente no que se trata sobre ácidos, bases e sais; aprendizagem mais significativa de idéias que envolvem equações matemáticas e valorização da experimentação seja para criação e/ou validação de teorias, aspectos que mostram a evolução histórica e a comparação de conceitos das teorias ácido-base.


MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada mediante pesquisa bibliográfica, destacando a análise de livros acadêmicos atuais de Química Geral e Inorgânica, a tese de catédra do professor B. Sá publicada na íntegra pela editora da UFPA, análise documental de Leis e Decretos internos do antigo Gynasio Paes de Carvalho (1910, 1912 e 1918) e entrevistas, dentre elas com Tatiana Sá, filha de Bendicto Sá.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mesmo que a tese de B. Sá tenha sido defendida em 1947, pode-se dizer que o isolamento geográfico da época e a dificuldade de trocas de comunicação na Belém dos anos 40 não foram obstáculos suficientes para impedir que o professor estivesse, como diríamos hoje, "conectado" ao mundo do conhecimento que mostrava-se bem dinâmico no pós-guerra, com muitos avanços científicos resultantes do conflito mundial recém-terminado em evidência nos meios acadêmicos. Percebe-se também, um desejo por parte do Colégio Paes de Carvalho dos anos 40 de assemelhar-se ao Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro, já que esta foi a primeira instituição de ensino secundário oficial do Brasil.
Esta instituição gozava de uma composição do corpo docente com intelectuais de renome; a seletividade do corpo docente e discente era marcada pelos exames de admissão, os programas de ensino de base clássica e tradição humanística e o pagamento das anuidades deram ao ensino secundário oficial uma função de preparação dos alunos para o ensino superior. Características buscadas, de certa forma, pelo Colégio Paes de Carvalho de outrora, principalmente ao que diz respeito ao exame de admissão.
Outra questão a ser colocada é a pertinência da bibliografia de B. Sá, onde este apresenta, em sua maioria, obras inglesas e francesas que foram utilizadas para a elaboração de sua tese, fato confirmado via depoimento de sua filha Tatiana de Abreu Sá, que na ocasião relatou a preocupação demasiada de B. Sá para que a tese a ser apresentada fosse bem atual.

CONCLUSÕES: Partindo-se da comparação entre os escritos de B. Sá com o que hoje é colocado pelas teorias ácido-base atuais percebe-se que o mesmo era atualizado em relação a sua época. Logo, percebe-se que havia um ambiente cultural bastante dinâmico e, ao encerrar este trabalho de pesquisa, há de se lamentar que igual ao professor B. Sá talvez se tenha, na Belém de meados do século passado (e também em outros pontos do país) mestres extremamente competentes e dedicados ainda na obscuridade, à espera da explicitação de sua relevância.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARTIGO 127 – Programa de Ensino do Gynasio Paes de Carvalho.

ARTIGO 309 – Pará. Decreto nº 1920, de 03 de agosto de 1912. Regulamento do Gynasio Paes de Carvalho, 1912.

ARTIGO 314 – Pará. Decreto nº 3432, de 10 de outubro de 1918. Nova organização do Gynasio Paes de Carvalho. [18-28].

ARTIGO 351 – Pará. Leis, Decretos. Regulamentos do Gynasio Paes de Carvalho, 1910.

CHAGAS, Aécio Pereira. Teorias Ácido-Base do Século XX. Revista Química Nova na Escola. Nº 09. Maio, 1999.

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MAHAN, BRUCE M.; MYERS, Rollie. Química: Um curso universitário. 5ºed. Tradução: Henrique E. Toma, Denise de Oliveira Silva, Flávio M. Matsumoto e Koiti Araki (USP). São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2002.

RÊGO, Clóvis Silva de Moraes. Subsídios para a Historia do Colégio Estadual Paes de Carvalho. Memórias I. Belém: EDUFPA, 2005.

SÁ, Benedicto de Abreu. Considerações Sobre as Novas Teorias de Ácidos, Bases e Sais. Memórias VII. In: BASSALO, José Maria Filardo; ALENCAR, Paulo de Tarso Santos, CENTENO, Luis Acácio Cordeiro, BECKMANN, Clodoaldo Fernando Ribeiro (Org.). Belém: EDUFPA, 2005.

SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 3º ed. Tradução: Maria Aparecida Gomes. Porto Alegre: Editora Bookman, 2003.