ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS DO ITAPERY DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

AUTORES: SOUZA, M.N.P. (UFC) ; SANTOS, J.C.S. (UECE) ; PAZ, M.S.O. (UECE) ; BEZERRA, D.P. (UECE) ; BATISTA, T.P.P. (UECE) ; BENIGNO, A.P.A (CEFETCE) ; BATISTA, L.P.P. (UFC) ; NOGEUIRA, A.S. (UECE) ; RODRIGUES, B.S.F. (UECE) ; COELHO, A.L. (UECE)

RESUMO: Os problemas relacionados às questões ambientais são assuntos bastante discutidos atualmente, visto que a poluição dos recursos naturais é crescente, principalmente devido às atividades dos seres humanos que são os principais responsáveis por este problema. Os resíduos urbanos são uma problemática atual, devido à deficiência na infra-estrutura das cidades, bem como à falta de consciência da população, que muitas vezes descarta o resíduo de forma inadequada. Sabe-se que “cerca de 80% da população brasileira está localizada em áreas urbanas” (CUNHA et al., 2003). Para um melhor bem estar dos habitantes das cidades é importante um planejamento para um destino adequado dos resíduos. Realizou-se esse trabalho com o intuito de conscientizar os estudantes, funcionários do Campus do Itaperi da Uni

PALAVRAS CHAVES: resíduos urbanos, conscientizar, campus da universidade.

INTRODUÇÃO: Diante da excessiva degradação do meio ambiente é incontestável a necessidade de mudança no desenvolvimento econômico e social, visto que o impacto do ser humano sobre a natureza é cada vez mais intenso, tanto em relação ao de tipo agressão quanto sua dimensão. Os grandes centros urbanos possuem uma grande produção de resíduos que ultrapassa a capacidade de depuração do meio ambiente. Sem a infra-estrutura necessária para oferecer a destinação adequada aos resíduos sólidos, muitas das cidades brasileiras descartam-nos de forma inadequada. No futuro esse problema terá ainda mais reflexo no meio ambiente, bem como à saúde pública. Segundo dados d PNSB (Pesquisa Nacional de Saneamento Básico) 2000 constata-se que a produção diária de lixo no país está na faixa de 125.000 toneladas. Percebe-se que é de fundamental importância um melhoramento da rede de saneamento básico das cidades, mas também um trabalho de conscientização da população quanto à diminuição e o descarte adequado dos resíduos produzidos por elas. Este projeto tem como objetivo conscientizar a população quanto à conservação do meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho de conscientização ambiental no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará teve um caráter qualitativo e deu-se com ajuda da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ceará (SEMACE), que atuou como parceira, fornecendo acessória sobre como realizar essa atividade junto à comunidade ueceana. Em seguida, aplicou-se uma abordagem educativa de forma simples e coesa, por um período de 2 meses demonstrando os fatos geradores de poluição dos resíduos sólidos, bem como a necessidade de minimizar os impactos por eles causados. Para ilustrar esse trabalho foram entregues panfletos informativos, que mencionavam a respeito do tempo de degradação dos principais agentes causadores de poluição, como vidro, plásticos e papel. A campanha teve como foco toda comunidade do campus, além dos proprietários comerciais inseridos dentro da universidade..

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o período de aplicação do projeto detectou-se uma adesão do público alvo quanto ao nível de aceitação das explicações sobre o assunto. De acordo com o desenvolvimento do projeto, o principal resultado obtido foi à integração do contexto ambiental com o social implicando em indivíduos mais conscientes e com hábitos baseados na sustentabilidade ambiental. Nesse aspecto o objetivo de sensibilizar a comunidade ueceana foi atingido. Vale ressaltar, que no meio acadêmico existe um amplo conhecimento sobre educação ambiental, rejeitos sólidos urbanos e desenvolvimento sustentável, porém é necessário colocá-los literalmente em prática, pois a universidade como formadora de futuros profissionais deve ter uma postura ambientalmente correta, principalmente em relação aos resíduos por ela gerados. Portanto, através de uma abordagem didática de fácil compreensão visando uma interdisciplinaridade para melhor entendimento do problema, pode-se criar um espaço de reflexão coletiva para uma conscientização, um manejo harmônico e sustentável no campus.

CONCLUSÕES: A forte adesão por parte de toda comunidade com intuito comum de proteger o meio ambiente e seus recursos hídricos, ratificou o sucesso do trabalho. Contribuindo, desta forma, para a formação de cidadãos responsáveis e engajados no contexto ambiental, minimizando de forma expressiva os impactos gerados pelo mau gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos em torno do campus. Assim, a busca por uma cultura de respeito ao meio ambiente, contribui em vários aspectos repercutindo diretamente na qualidade de vida de todos que integram a UECE.
Portanto, o projeto educativo mostrou-se capaz de sensibi

AGRADECIMENTOS: Agradecemos á Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ceará, pelo apoio e credibilidade no desenvolvimento deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. CUNHA, C. L. N.; ROSMAN, P. C. C.; MONTEIRO, T. C. N. 2003. Avaliação da Poluição em Rios Usando Modelagem Computacional. Engenharia Sanitária e Ambiental, 8(3): 126-134

2. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm.
(acessado em 13/03/2007)

3. SAPIA, P. M.; MORITA, D. M. 2003. Critérios de Recebimento de Efluentes não Domésticos em Sistemas Públicos de Esgotos: Uma Análise Crítica. Engenharia Sanitária e Ambiental, 8(3): 145-156