ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: O Ensino de Ciência Envolvendo as Primeiras Noções de Química no Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental na Unidade escolar Pedro Álvares Cabral: Um Estudo de Caso
AUTORES: FARIAS, T. M. (CEFET-MA) ; RIBEIRO, M. H. O. (CEFET-MA) ; ANJOS, F. M. (CEFET-MA) ; OLIVEIRA, M. M. (CEFET-MA)
RESUMO: Como estudante de Licenciatura Plena em Química senti a necessidade de sair do espaço acadêmico e vivenciar a realidade da escola pública, para conhecer o fazer pedagógico que constrói os alicerces para os conhecimentos de Química em Ciências e compreender porque o aluno chega ao Ensino Médio com tantas dificuldades, considerando que não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. Para isto, fundamentou-se em autores que incluem o estudo de Química em séries anteriores à 8ª série como Gowdak e Martins. Dessa forma, buscou-se ajudá-los na construção dos conhecimentos, estimulando a imaginação desenvolvimento e domínio da linguagem, observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relação entre fatos ou fenômenos e idéias.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; segundo ciclo; ensino fundamental.
INTRODUÇÃO: Alguns autores já estão incluindo o estudo de Química em séries anteriores a 8ª série. Dentre eles se destacam Gowdak e Martins com o livro de Ciências da 7ª série do Ensino Fundamental, que apresenta noções básicas de Química e Física como: substâncias químicas e misturas, classificação das substâncias químicas, alotropia, misturas e separação dos componentes das misturas. Campos e Nigro, teóricos de educação em Ciências do Ensino Fundamental afirmam que ao se trabalhar na 1ª série o conteúdo: Do que é feito as coisas?; Descobrindo a Química, na 2ª série; Da natureza para o lixo, na 3ª série; Alimentação, tratamento de água, qualidade de vida na 4ª série e os conteúdos como: misturas, soluções e métodos de separação etc. afirmam que se inicia uma abordagem de química nesses temas. Com base nisso, propôs-se que de acordo com o nível de aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo do aluno fossem trabalhados conceitos básicos de Química, objetivando estimular o conhecimento de Química através de experiências e demonstrações que podem ser feitas em casa e na escola, “aproveitando o conhecimento prévio do aluno e estimulando o pensamento, desenvolvendo uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigadora, oportunizando-lhe ao criar situações de aprendizagem a partir de uma situação-problema, para que o aluno se torne crítico e observador. Para tanto, faz-se necessária a realização de um trabalho mais dinâmico e criativo em sala de aula, para que o aluno possa observar a realização de experimentos, a produção, a construção de instrumentos e a vivência de outras situações que conduzem à aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Os conteúdos foram desenvolvidos, inicialmente, por meio de perguntas (indagações), para verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca dos conceitos que seriam abordados em cada aula, procurando estimulá-los para que houvesse participação e interesse dos mesmos. Posteriormente, trabalhava-se cada tema realizando a leitura de textos sobre o assunto, produzia-se resumos no caderno e, por último, eram realizadas demonstrações e experimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Trabalhou-se com as turmas de 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, conteúdos nos quais pudessem ser abordadas noções de Química. Na 5ª série trabalharam-se temas como: doenças causadas por produtos químicos; ar – verificando que ar existe (fez-se leitura de textos, discutiu-se sobre a existência do ar, fez-se resumo no caderno e experiência usando copo de vidro e de plástico com furo no fundo, papel, vasilha com água. Teve-se o objetivo de desenvolver a capacidade de observar e compreender através de leitura e experiência que o ar existe).
A figura abaixo mostra os alunos da 5ª série enchendo um balão de ar, onde os mesmos constatam a existência do ar.
Nas turmas de 7ª séries trabalharam-se temas seguintes como: substâncias químicas e misturas. Para classificar as substâncias químicas – utilizou-se textos sobre o tema, montagem de esquemas (gráficos) sobre o assunto, e dinâmicas feita pelos alunos demonstrando a formação de moléculas de substâncias simples e compostas, usou-se materiais para mostrar as misturas homogêneas e heterogêneas com vários materiais como: água, terra, óleo, vinagre, sal, café em pó, leite, dentre outros.
Nas turmas de 8ª series trabalhou-se: elementos químicos, onde discutiu-se sobre a história da Química (da alquimia à Química), sobre a origem dos elementos, a linguagem dos símbolos e a notação dos mesmos, utilizou-se textos para leitura e resolução de exercícios. O assunto Tabela Periódica trabalhou-se comparativamente com o uso de duas tabelas periódicas - uma comum e outra com informações de cada elemento químico; também elaborou-se crachás para os alunos crachás onde cada um colocou a(s) inicial(is) do nome identificado com os símbolos dos elementos químicos e cada um assumiu a partir dali o nome de um elemento químico.
CONCLUSÕES: Percebeu-se neste trabalho a necessidade de uma maior contemplação da introdução à Química no Ensino Fundamental, como defendem muitos professores e teóricos de Educação em Química. Então, o trabalho baseou-se na busca de meios para que os alunos exercitassem seus conhecimentos e discutissem em torno de suas explicações confrontando-as com formas diversas de informações, centralizando a atenção nas formas do estudar, do conhecer, do expressar, na perspectiva da significação das aprendizagens.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos à FAPEMA pelo auxílio financeiro para o desenvolvimento deste projeto, ao CEFET-MA e à Escola Pedro Álvares Cabral.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOWDAK, D. e MARTINS. E. Ciências, Novo Pensar. 7ª série. São Paulo: FTD, 2001.
NIGRO, R. G. e CAMPOS, M. C. C. Vivência e Construção Ciências. 4ª série. São Paulo: Ática, 2000.