ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Inventário dos resíduos gerados nos Departamentos de Química Analítica e Físico-Química, Química Orgânica e Inorgânica Física do de centro de ciências da Universidade federal do Ceará.

AUTORES: JÚNIOR, A. E. C. (UFC) ; CASCIANO, P. N.S. (UFC) ; CASTILHO, M. G. G. (UFC) ; BORGES, S. S. S. (UFC)

RESUMO: A Universidade Federal do Ceará implantou o Programa de Gerenciamento de Resíduos (PROGERE), que representa um conjunto de procedimentos para implantação de um sistema integrado de coleta e disposição final dos rejeitos produzidos. O objetivo deste trabalho é identificar os tipos de resíduos gerados nas atividades realizadas nos Departamentos de Química Analítica e Físico-química, Orgânica e Inorgânica e Física. Foram efetuadas visitas para preenchimento de formulários constando tipos de resíduos, quantidades, acondicionamento e descarte. Os resíduos semestrais (passivo e ativo) foram dispostos nas seguintes classes: ácidos-55L; bases-19L; misturas-165L; oxidantes-28L; aquosos s/ metal pesado-239L; aquoso c / metal pesado-626L; desconhecidos-43L; orgânicos-12L; solventes-156L.

PALAVRAS CHAVES: gerenciamento, resíduos

INTRODUÇÃO: Durante os últimos anos, cresceu a nível mundial a conscientização por partes das Indústrias, Instituições Acadêmicas e Órgãos Governamentais a respeito da necessidade de um tratamento eficaz ou de uma disposição final de qualquer espécie de resíduo. Sempre que possível, existe um empenho na recuperação dos resíduos gerados, objetivando torná-los úteis novamente Às universidades, como instituições responsáveis pela formação de seus estudantes e, conseqüentemente, pelo seu comportamento como cidadãos do mundo, devem também estar conscientes e preocupadas com este problema. As atividades de laboratório geram resíduos que podem oferecer riscos ao meio ambiente e à saúde humana (JARDIM, 1998). Neste contexto, trabalhos vêm sendo realizados em alguns Departamentos da Universidade Federal do Ceará (Departamentos de Química analítica e Fisíco-Química e Biologia), desde a coleta seletiva de resíduos sólidos até ações que visam à identificação, tratamento ou reaproveitamento de resíduos químicos. Criado em setembro de 2005, o PROGERE - Programa de Gerenciamento de Resíduos da UFC - que representa um conjunto de procedimentos para implantação de um sistema integrado de coleta, minimização, reutilização, reciclagem e disposição final dos resíduos gerados nas atividades departamentais. Uma comissão foi designada para avaliar a situação atual e propor medidas de gerenciamento dos resíduos gerados os campi da UFC. O objetivo deste trabalho é inventariar os resíduos passivos e ativos nos Departamentos de Física (DF), Departamento de Química Analítica e Fisíco-Química (DQAFQ), e Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI) da UFC, dispondo-os em classes de resíduos para posterior gerenciamento.

MATERIAL E MÉTODOS: No período compreendido entre abril de 2006 á maio de 2007, foram realizadas visitas às unidades Departamentais DQAFQ, DQOI e DF. Para cada uma foi preenchido um formulário geral requisitando as seguintes informações: identificação da unidade, responsável pelo local, quantidade de pessoa que trabalha /freqüência o local, tipos de resíduos estocados e gerados. Em seguida, foram visitados em cada departamento os laboratórios de ensino de graduação e, posteriormente, os laboratórios de pesquisa e extensão, sendo preenchido em cada um deles um segundo formulário específico para os pontos geradores de resíduos perigosos. As seguintes informações eram requisitadas no formulário: identificação / atividades do ponto gerador, responsável pelas informações, identificação dos resíduos perigosos gerados e estocados (ativo e passivo), quantidade, acondicionamento e descarte. A estimativa da quantidade de resíduo foi realizada, no caso de líquidos, comparando-se o frasco contendo o líquido com frascos especificamente graduados para tal fim. No caso de resíduos sólidos, a quantificação foi feita mediante a pesagem descontando-se devidamente a embalagem. Os dados obtidos através do preenchimento dos formulários foram informatizados. Os resíduos foram catalogados por Departamentos e classificados em classes de resíduos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resíduos recicláveis e perigosos ativo (a) e passivo (p) gerado em 18 pontos do DQAFQ, DQOI e DF foram avaliados quanto a segregação em classes de resíduos, por departamento, possibilitando tornar exeqüível a realização das etapas definidas na escala de prioridade de um programa de gerenciamento de resíduos: prevenir, a geração, minimizar, reaproveitar, tratar e dispor. As quantidades dos resíduos foram estimadas por semestre. Os dados foram dispostos nas s classes segundo as tabelas abaixo:
Analisando-se os dados pode ser observado que o maior gerador de resíduos ativos e passivos é aparentemente o DQAFQ. Isto se deve ao fato de ter sido implantado, há quatro anos, um projeto de gerenciamento de seus resíduos possibilitando o controle da geração dos resíduos no Departamento. A principal meta do gerenciamento no DQAFQ é tornar úteis os resíduos gerados nos laboratórios de graduação e, desta forma, minimizar a quantidade daqueles resíduos que necessitam um descarte definitivo. Alguns resíduos estão sendo recuperados e reutilizados nos experimentos nos quais foram gerados ou em novos experimentos. As quantidades dos resíduos foram estimadas por semestre. Os dados foram dispostos nas s classes segundo as tabelas abaixo:

A-ácido; B-base; M-mistura; MS-mitura sólida; O-oxidante; R-redutor; RA-resíduo aquoso s/metal pesado; RAP-resíduo aquoso c/ metal pesado; RD-resíduo desconhecido; RORG- resíduo orgânico; SORG-solvente orgânico.






CONCLUSÕES: O levantamento desses dados despertou na comunidade Acadêmica, uma preocupação acerca dos rejeitos que ainda são descartados nas pias dos laboratórios e no lixo comum. Em diversas situações, o professor ou técnico responsável pelo laboratório vem coletando e acumulando frascos com resíduos laboratoriais. Os resultados, juntamente com outros a serem obtidos nos demais Departamentos da UFC, serão usados para propor medidas adequadas e responsáveis de minimização, reutilização, tratamento, passivação e disposição final dos resíduos gerados nos campi da Universidade Federal do Ceará.

AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará pelo auxilio financeiro concedido na forma de bolsas para alunos de graduação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JARDIM, W.F.1998. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, 21:671-673.