ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: EFEITO DA SAZONALIDADE NA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS ESTUARINAS DA BACIA DO RIO APODI/ MOSSORÓ

AUTORES: MARTINS, D. F. F. (UERN) ; SOUZA, R. B. (UERN) ; OLIVEIRA, T. M. B. F. (UERN) ; SOUZA, L. D. (UERN) ; CASTRO, S. S. L. (UERN)

RESUMO: Este trabalho visa analisar a qualidade físico-química das águas estuarinas da bacia do rio Apodi/Mossoró e relacioná-la com a sazonalidade, bem como compará-la com a legislação em vigor. As amostras foram coletadas nos períodos chuvoso e seco do ano de 2005 em quatro pontos distintos da região de estuário do rio Apodi/Mossoró. Conclui-se com base nos resultados obtidos que o efeito da sazonalidade é bastante significativo, contribuindo consideravelmente para a alteração dos valores de um período para outro.

PALAVRAS CHAVES: sazonalidade; qualidade da água; parâmetros físico-químicos.

INTRODUÇÃO: A água é um bem natural indispensável à vida. Recurso que já foi considerado inesgotável passa a ser centro de grandes discussões e motivo de conflitos em lugares onde há maior escassez. Em países que apresentam um maior volume de água como o Brasil, esta vem despertando bastante preocupação em relação a sua qualidade. A ação antrópica é, sem dúvida, a principal causa da diminuição da qualidade, impossibilitando o seu uso em muitos casos. O lançamento de dejetos sem nenhum tratamento prévio, sejam eles domésticos, agrícolas ou industriais, trazem conseqüências maléficas para toda a população.
Um exemplo bastante claro é o Rio Apodi/ Mossoró. Objeto de nosso estudo, apresentando grande importância por ser o único recurso hídrico superficial de grande porte de toda região oeste potiguar, vem sofrendo constantemente com a poluição de suas águas, alterando significativamente todo o ecossistema , bem como, a vida daqueles que depende dele para sobreviver. Um bem que poderia estar servindo de fonte de emprego e subsistência, passou a ser depósito de lixo e esgoto, e fonte de doenças para a população.
Tendo em vista a importância do Rio Apodi/ Mossoró e todos esses problemas que vem enfrentando, este trabalho tem o objetivo de analisar a qualidade de suas águas estuarinas e relacioná-la com a sazonalidade, bem como fazer uma comparação com a legislação. Os parâmetros analisados foram: Dureza (total, cálcio e magnésio); Alcalinidade (total e parcial); Cloreto; Salinidade; Condutividade; pH; Sólidos dissolvidos (totais; orgânicos e inorgânicos); Nitrito; Nitrato; Amônia e fosfato.


MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram coletadas nos meses de maio e setembro de 2005 em 4 pontos estratégicos referenciados por GPS, na região estuarina da bacia do Rio Apodi/Mossoró. Após refrigeração foram transportadas para o laboratório e analisadas utilizando reagentes com grau analítico e metodologia prescrita no standart methods of APHA. Pôde-se observar no período de coleta que apesar de todos os pontos se encontrarem numa mesma região, o primeiro se difere um pouco dos outros por ser um afluente e não apresentar um fluxo de água doce contínuo.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os resultados (vide Tabela 1 e 2) observou-se que dureza total, sólido total dissolvido, cloreto, salinidade, e condutividade apresentaram o mesmo comportamento, com maiores valores no período de seca. Isso se deve ao menor volume de água nesta época.
Em relação ao pH, observa-se que possui menores valores no período de chuva devido à presença de matéria orgânica, carreada para dentro do rio,ja que esta é uma área de mangue, havendo assim a decomposição e formação de ácidos orgânicos que causam esta diminuição.
A alcalinidade total apresenta maiores valores no período de chuva, devido aos constituintes que são carreados para o leito do rio, com exceção do ponto 1, provavelmente por ser um afluente, apresentando características diferentes.
Em relação ao fosfato, este apresenta números maiores no período seco, com exceção do ponto 1. Isto pode estar relacionado à presença de plantações nas proximidades deste ponto.
Já para os valores de nitrato observa-se que são superiores no período chuvoso, com exceção deste mesmo ponto, devido provavelmente a decomposição da matéria orgânica. Este comportamento não se segue para os outros locais, pois eles possuem um fluxo contínuo de água também no período seco.
Os valores de nitrito apresentam o mesmo comportamento do nitrato no período chuvoso, porém, trazendo como exceção, o ponto 3, localizado na cidade de Areia Branca que possui seus esgotos lançados diretamente no rio sem nenhum tratamento. O que provavelmente acontece é uma diminuição na quantidade de oxigênio, favorecendo a reação de desnitrificação, reduzindo o nitrato a nitrito.
Em relação à amônia pode-se observar valores maiores no período seco, com exceção do ponto 2, que é uma salina e apresenta um maior fluxo de água.





CONCLUSÕES: Os resultados obtidos nos permitem concluir que:
a- O efeito da sazonalidade é bastante significativo, em relação aos parâmetros medidos, modificando consideravelmente os valores de um período para outro;
b- Levando em consideração à Resolução N. 357/2005 do CONAMA para águas salinas:
• Os valores de pH estão dentro da faixa permitida que é de 6,5 a 8,5.
• Os valores de amônia se apresentam dentro do limite estipulado.
• Apenas o ponto 3, no período seco, apresenta valores de nitrito acima do permitido.
• Todos os resultados de fosfato e nitrato se encontram acima do permitido.



AGRADECIMENTOS: Ao orientador professor Dr. Luiz Di Souza

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA – American Public Health Association. Standart methods for the examination of water and wastewater. 18 th ed. Washington, 1992.
BRASIL. 2005. Resolução CONAMA, n° 357/2005.