ÁREA: Alimentos
TÍTULO: ALTERNATIVAS PARA O USO DE ERVAS MEDICINAIS E FRUTAS REGIONAIS NA ALIMENTAÇÃO
AUTORES: GUERRA, A.P. (UECE) ; CUNHA, A.P. (UECE) ; LIBERATO, M.C.T.C. (UECE)
RESUMO: RESUMO: As frutas e ervas são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano. Apesar de a flora brasileira ser muito rica nestes alimentos, as populações não têm o hábito de consumi-las. É verdade que muitas vezes esses alimentos chegam até ao consumidor a preços altos e sem muita qualidade, entretanto percebe-se que o pouco consumo é reflexo também da desinformação de seu valor nutricional e medicinal. As frutas têm tanto valor na alimentação como para uso medicina, pois possuem flavonóides, carotenóides, taninos, vitaminas, minerais e outras substâncias que devem ser consumidas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto alimentício saudável e de custo acessível para a população.
PALAVRAS CHAVES: frutas regionais, ervas medicinais
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: As frutas e as ervas não eram apenas os alimentos mais úteis aos nossos antepassados, mas também os mais econômicos. Nas frutas, encontramos quase todos os elementos indispensáveis ao nosso completo desenvolvimento. Vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais, água e elementos escoriáceos (celulose) são os nutrientes mais comuns nas frutas. Estes elementos são importantíssimos à nossa saúde. Qualquer fruta que comemos contribuirá para o nosso organismo, seja estimulando o apetite, purificando o sangue, criando resistência às doenças e infecções ou até contribuindo no crescimento. Os alimentos frescos numa alimentação racional têm curado mais organismos do que muitos outros processos de cura (MELO, 2006). A erva medicinal é aquela que contém um ou mais de um princípio ativo que lhe confere atividade terapêutica. Nem sempre os princípios ativos de uma planta são conhecidos (LIBERATO, 2004). Mas mesmo assim, têm a propriedade de provocar reações benéficas capazes de resultar na recuperação da saúde (MATOS, 2002).
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de frutas regionais e ervas medicinais foram adquiridas no comércio da cidade de Fortaleza e utilizadas in-natura no processo. As frutas e ervas foram combinadas de acordo com suas propriedades medicinais e usadas para confecção das geléias e gelatinas. Para obtenção da geléia foi preparado um extrato aquoso de 300 mL com aproximadamente 200g de polpa da fruta com as folhas da erva, adicionou-se a mesma medida de açúcar ao extrato aquoso e aqueceu-se a solução até o ponto de geléia. Para obtenção da gelatina foi preparado um extrato aquoso de 250ml com aproximadamente 70 g de polpa da fruta com as folhas da erva, adicionou-se aproximadamente 100 g de açúcar e 6 g de gelatina incolor, seguindo-se de refrigeração até adquirir consistência. Foi realizado um teste de análise sensorial para identificar o índice de aprovação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: As frutas regionais e ervas medicinais foram combinadas em geléias e gelatinas de acordo com suas propriedades medicinais, então selecionamos as seguintes: abacaxi com hortelã, acerola com malvariço, cajá com alfavaca, caju com hortelã, coco verde, laranja com malvariço, limão com gengibre, maçã com canela, maracujá com soja e erva cidreira, melancia com malvariço, milho verde, seriguela, tangerina com capim santo e capim santo. Na análise sensorial, as geléias de acerola com malvariço e de milho verde obtiveram maior aprovação, seguida da geléia de limão com gengibre, tangerina com capim santo, abacaxi com hortelã, maracujá com soja e cidreira, maça com canela, coco verde, caju com hortelã; a gelatina de melancia com malvariço apresentou maior aprovação, seguida da gelatina de limão com gengibre, gelatina de capim santo, tangerina com capim santo, abacaxi com hortelã.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: A realização deste trabalho possibilitou associar frutas regionais e plantas medicinais abundantes no estado do Ceará como uma nova fonte de alimentação rica em nutrientes e que possui baixo custo para população. Estas frutas regionais e plantas medicinais foram combinadas de acordo com suas propriedades medicinais em geléias e gelatinas. Com a análise sensorial, foi possível obter resposta em relação à observação da textura, consistência e sabor das geléias e gelatinas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIBERATO, Maria C.T.C; MORAIS, Selene M; VASCONCELOS, Nadja M. S. Água e alimentos: química e biotecnologia. Fortaleza: Demócrito Rocha/ UECE, 2004.
MATOS, Francisco J. de A. Farmácias Vivas. 4 ed. Fortaleza: UFC/ SEBRAE, 2002.
MELO, B. ALMEIDA, M. S. Propriedades nutricionais das frutas. Disponível em:<http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm>. Acesso em: 2 nov. 2006.