ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA QUÍMICA NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTORES: MATOS, A. A. - UFMA; BORGES, M. B. A. - UFMA; LIMA, J. B. - UFMA

RESUMO: A explicação embasada na Química de assuntos contidos nos livros de Ciências de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental como: ar, água, solo, meio ambiente, alimentos, seres vivos, minerais, saúde, higiene e fontes de energia, têm por objetivo dar sentido e significado ao conteúdo de aprendizagem, permitindo ao aluno estabelecer contato direto com os objetos de estudo e, contribuindo para a diversificação do universo de fatos e de informações. Para tal realização utilizou-se o método da redescoberta visto que este facilita a abordagem de conteúdos através de questionamentos e observações. Os conteúdos estudados ocasionaram aos discentes oportunidades de reflexão, solução de problemas, aquisição de conhecimento autônomo e, aos professores inovações aos métodos e recursos didáticos de trabalho.

PALAVRAS CHAVES: experimentos de química, ensino de ciências, material alternativo

INTRODUÇÃO: A eficiência no ensino de Ciências exige que os conteúdos de ensino sejam desde cedo aplicados de forma que contribuam para o desenvolvimento físico e intelectual do aluno. Em função disso, reformulou-se conteúdos de Química, contidos no programa de Ciências Naturais, visando, sobretudo facilitar o processo de aquisição do conhecimento científico, uma vez que, este é importante, pois, propõe ao aluno novas perspectivas de vida e compreensão do mundo atual.
Os conteúdos de Química abordados visam proporcionar ao aluno métodos próprios de estudo e de pensamento para a compreensão crítica da realidade, bem como, apoiar o saber científico, englobar a experiência social trazida pelo aluno, relacionar a significação humana à social, para que ele adquira um conhecimento autônomo (LIBÂNEO, 1998).
Esse trabalho tem como objetivo mostrar ao professor de primeira a quarta séries do ensino fundamental, uma metodologia de ensino para o conteúdo de Química interdisciplinarizado nas aulas de Ciências, através de atividades de observação direta com recursos didáticos práticos, que busquem desenvolver a capacidade cognoscitiva do aluno.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletados vários livros didáticos de Ciências de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual e Municipal de São Luís do Maranhão. A análise dos livros partiu do auxílio do guia de livros didáticos emitidos pelo MEC às escolas inseridas no PNLD (GUIA, 2000). Logo após, houve a seleção dos conteúdos fundamentados na Química. Em seguida, verificou-se a coerência entre os objetivos dos conteúdos escolhidos para a proposta e os objetivos expostos nos PCNs (PARÂMENTROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997). Uma vez dispondo de todos os recursos favoráveis, iniciou-se a execução do trabalho pelo método da redescoberta, pois este se enquadra na realidade de vida do aluno e do educador. Neste método, o professor incentiva os alunos com a realização do experimento, antes de levá-los a colher qualquer informação sistematizada sobre o assunto (HAYDT, 1987).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a abordagem da Química de forma demonstrativa, evidenciando fenômenos através de experimentação prática e viável à cognição do aluno, houve melhor compreensão dos fatos e das teorias científicas, bem como integração do conhecimento a idéias significativas a soluções de problemas na vida cotidiana. O conteúdo da Química identificado foi trabalhado com uma quantidade incalculável de objetos e elementos que contribuíram para diversos caminhos e possibilitaram uma diversidade de materiais possíveis de serem utilizados no trabalho que os professores desenvolvem com os conteúdos escolares. Cabe ao professor escolher a partir das necessidades emergentes no trabalho em sala de aula, conteúdos que são mais úteis ao processo vivido por seus alunos (HAYDT, 1987).




CONCLUSÕES: Socialmente é possível contextualizar o conteúdo de Química e colocar o aluno diante de situações significativas que suscitem na compreensão desses conteúdos nas aulas de Ciências, apesar da existência de obstáculos para realizar atividades práticas e teóricas dentro e fora da escola.
Os assuntos sugeridos são pouco usuais, mas assimiláveis e fáceis de serem transmitidos, pois, estão totalmente vinculados ao cotidiano do aluno e assim sendo, apóia a relação existente entre o aluno e o conteúdo, gerando sentido e significado às situações de aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRASIL. Ministério da Educação. 2000. Guia de livros didáticos: Brasília, 2000. 829p.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília. 136p.
HAYDT, R. C. C. 1987. Curso de didática geral. 4. Ed. São Paulo: Ática.327p.
LIBÂNEO, J. C. 1998. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola. 149p.