ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: EFEITO ESTUFA: UM TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: R. PEREIRA1(IC); K. SILVA1(PQ); E. PEREIRA1(PQ) S. SILVA1(PQ)
1UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.


RESUMO: RESUMO: De modo geral, o ensino de Química nos dias atuais tem abordado conceitos sem nenhuma relação com o cotidiano do aluno, o que tem dificultado a compreensão de uma situação-problema. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi utilizar o efeito estufa como tema motivador para a abordagem dos conteúdos químicos.
Na contextualização do assunto escolhido procurou-se realizar uma abordagem interdisciplinar e social. Onde os discentes pudessem discutir sobre os fatores causadores do efeito estufa fazendo analogia ao ensino da Química, identificar uma situação-problema envolvida na elaboração do texto.
O trabalho teve uma grande aceitação por parte dos alunos, o estudo possibilitou a reflexão dos discentes, a escolha do tema serviu de descontração por se tratar de um assunto bastante difundido e polêmica despertando com isso muita curiosidade por parte dos alunos.



PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: efeito estufa, gases, temperatura.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Apesar de estarmos no século XXI, alguns professores insistem com métodos tradicionais, deixando assim os alunos desmotivados. Na perspectiva de entusiasmar estes alunos, vimos a necessidade de usar assuntos ligados ao dia-a-dia dos mesmos. O efeito estufa é um fenômeno que ocorre quando há uma elevação da temperatura da terra, responsável pelo aquecimento global. Isso ocorre, porque a quantidade de (CO2) vem aumentado. Logo, uma maior quantidade de radiação infravermelha é absorvida, o que acarreta um aumento de temperatura. Nos últimos anos, descobriu-se que, além do (CO2) e do H2O. Outros gases que contribuem para o efeito estufa merecem destaque o CH4, N2O, o O3 e o CFC.
A água e o dióxido de carbono mantêm a terra aquecida, possibilitando a existência da vida animal e vegetal na planta. A fonte de calor, naturalmente, é o sol. Dos raios solares que incidem sobre o planeta, 30% não conseguem atravessar a atmosfera e são refletidos de volta para o espaço. Os outros 70% atingem a superfície terrestre, sendo que uma parte será absorvida por ela e o restante, refletido sob a forma de radiação infravermelha.

MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos de 1º ano do ensino médio, em uma escola pública na cidade do Recife, foi realizada uma aula debate onde os alunos puderam expor suas idéias e questionamentos a respeito da preservação do meio ambiente, através de vários artigos lidos. E foi mostrado um vídeo com imagens dos fatores causadores do aquecimento global.
Esse método abrange a interação entre os alunos para complementarem seus conhecimentos e responderem os questionamentos elaborados pelo professor, motivando a interação e a sinergia do aprendizado e sua dinamicidade.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS: O tema ajudou a desenvolver os conhecimentos dos alunos. O vídeo mostrado teve uma grande aceitação por parte dos alunos. Este estudo possibilitou aos alunos a reconstrução do conteúdo através de leituras de textos e de um questionário com perguntas inerentes à temática. A escolha do tema serviu de descontração por se tratar de um assunto bastante difundido e polêmico, despertando com isso, muita curiosidade por parte dos alunos.







CONCLUSÕES: CONCLUSÕES:O efeito estufa e o aquecimento global contextualizada no ensino de Química. Através de tema polêmico podemos desenvolver o ensino qualificado, no qual formamos cidadãos com senso crítico. As atividades desenvolvidas nas aulas puderam ser dadas de forma que permitissem uma abordagem contextualizada interdisciplinar. Proporcionando aos alunos uma visão diferente como pode-se ensinar Química abordando temas sócio-educativos, buscando forma de envolver e tornar o aluno participativo, junto com isso mostrando a conseqüência do efeito estufa ao meio ambiente

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Química em nossas mãos – Executado no laboratório da Volalr S.A Av. Tamboré, 25 – Alphaville – Barueri – SP – Industria Brasileira, sob licença da Associação Brasileira da industria Química (Vídeo). MÓL, G. S et al. Química e sociedade: Modelo de partículas e poluição atmosférica: Nova Geração, módulo 2, 2003. Carvalho, G. C.; Sousa C. L. Química para ensino médio: volume único/ São Paulo: Scipione, 2003- (coleção De olho no mundo do trabalho). Peruzzo, F. M.; Canto, E.L. Química na abordagem do cotidiano – 2 ed. - São Paulo: Moderna, 1998. -conteúdo: v.1 Química geral e inorgânica.