ÁREA: Educação em Química
TÍTULO: QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE QUÍMICA DA CIDADE DE GADO BRAVO-PB
AUTORES: SANTOS,P.T.A.-UEPB;ANDRADE,R.B.-UEPB;CANUTO,M.F.C.S.-UFCG;MELO,J.B.-UFCG; LEITE,P.T.A.S.-UFCG;SILVA,L.M.F.-UFCG.
RESUMO: RESUMO: Uma das preocupações na área da educação é a qualificação dos docentes na área de química, visando melhorar a qualidade de ensino, contextualizando suas aulas com conceitos atualizados. O objetivo foi avaliar o quadro docente de química da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Padre Godofredo Joosten no município de Gado Bravo-PB, caracterizando sua qualificação e observar a interação professor-aluno. Para a realização deste trabalho foram distribuídos questionários para alunos e professores da disciplina química do ensino fundamental (8ª série) e do ensino médio. Observou-se que 33,3% dos professores têm formação específica na área (química). 66,7% dos professores não têm formação específica em química, tem formação em biologia e/ou física, ou não concluíram ainda o curso
PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: ensino, qualificação, formação específica.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Ao longo do exercício profissional o professor, visando um dos problemas mais reconhecidos na área da Educação que é a qualificação, procura aprimorar seus conhecimentos com a formação específica da sua área, melhorar sua capacitação realizando cursos de aperfeiçoamento, manter-se atualizado para proporcionar ao aluno uma metodologia que facilite o ensino de química a fim de se ter melhores resultados no processo ensino-aprendizagem. A falta de formação específica do professor de química é observada em quase todas as escolas do Brasil. Com isso, alguns professores repassam de forma abstrata e confusa os conceitos, nesse sentido, ele precisa dominar o conteúdo químico para saber selecionar os conceitos mais relevantes para seus alunos, ao mesmo tempo em que se deve ter uma visão crítica sobre as aplicações sociais da química, para poder contextualizar os conceitos selecionados. Os conhecimentos sobre a química para serem transmitidas requerem contatos com a pesquisa da área no sentido de se ter informações e seleções de assuntos, de modo que seja privilegiada a coerência no processo de aprendizagem., o presente trabalho tem como objetivo verificar a capacitaçao e qulific
MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Para a realização deste trabalho foram distribuídos questionários para alunos e professores da disciplina química do ensino fundamental (8ª série) e do ensino médio, da referida escola, com perguntas referentes ao nível de qualificação do corpo docente e, ao nível de facilidade de aprendizado por parte dos alunos, de acordo com as aulas ministradas, dentro do critério de habilitação ou não dos ministrantes. Além disso, procurou-se identificar através de observações nas salas de aulas, do desempenho e relacionamento professor-aluno, de modo a analisar o processo ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Através da realização desse trabalho, percebemos certa porcentagem (33,3%) dos professores que tem formação específica na área (química), estes, têm maior facilidade em desenvolver os assuntos trabalhados, tendo em vista o conhecimento da ciência química e, por isso tem sempre uma preocupação em manterem-se atualizados, aprimorando seus conhecimentos, mesmo dentro de um panorama de dificuldades em fazer uma pós-graduação, devido à falta de incentivos e outros problemas envolvidos ao processo. Os demais professores que não tem formação específica (66,7%) têm formação em biologia e/ou física, ou não concluíram ainda o curso superior, não correspondendo com os interesses do estudo realizado, e assim, tendo dificuldades em transmitir os conteúdos de química, fazendo-os muitas vezes confusos e errôneos, de modo a repercutir no processo de aprendizagem. De acordo com as respostas dos professores nos questionários, vimos que as dificuldades em fazer especialização e se informarem melhor, estão em sua maior parte nos baixos salários, na precariedade da escola em material didático para contextualizar suas aulas. Em se tratando do alunado entrevistados, 42,5% dizem q
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O ensino de química na escola estudada, tem como aspecto positivo a qualificação de certa parte de seus docentes, num público de 6(seis) professores que formam o quadro, 2(dois) deles são formados em licenciatura plena em química. Estes possuem procedimentos metodológicos variados que vão desde a exposição teórica do conteúdo pelo professor, passando pela proposição de análises de exercícios e conversas que fazem despertar no aluno a curiosidade de querer aprender. Dentro das proposições do trabalho realizado na escola em questão, está a facilitação para que o quadro docente da área
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MALDANER,O.A.A formação de grupos de professores pesquisadores como fator de melhoria da qualidade educacional no ensino médio e fundamental:trabalho apresentado no VII ENDIPE,Goiânia(GO)em 08 de Junho de 1994.