ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: JOGOS DE NOMENCLATURAS DE QUíMICA PARA AS SERIES DO ENSINO MéDIO DO CEFET-MA

AUTORES: Sá, M. C. – CEFET-MA, LOPES, J. E. M. –CEFET-MA, CASTRO, J. C. L.-CEFET-MA, NASCIMENTO, A. S. –CEFET-MA, PEREIRA, D. F.-CEFET-MA, OLIVEIRA, M. M. –CEFET-MA; CARDOSO, D. V. V. – CEFET -MA

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo da utilização do jogo nomenclaturas para melhorar o processo ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno uma maneira lúdica de aprender, pois o jogo voltado para a educação possibilita ao aluno uma maneira mais prazerosa de aprendizagem dos nomes químicos. Utilizando-se de material de fácil aquisição, obtivemos bons resultados quanto à aplicação do jogo, podendo assim concluir que novas propostas para o ensino da química de maneira dinâmica, retém a atenção e um grande aprendizado por partes dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: nomenclatura, educação, jogos

INTRODUÇÃO: O Ensino da Química no ensino médio se caracteriza de forma excessiva na memorização, na ausência parcial ou total de experimentação e, principalmente na falta da inter-relação entre os conteúdos e a vida do cotidiano. E para tentar amenizar este problema, sabe-se que os jogos possibilitam o aprendizado de forma prazerosa, e que através do jogo que a aluno constrói sua aprendizagem acerca do mundo em que vive, da cultura em que está inserida e na inter-relação entre os conteúdos das aulas de química em relação a sua vida cotidiana.
Os jogos representam situações em que a aluno tem de enfrentar limites. Não somente os limites das regras a serem respeitadas, mas também seus próprios limites que devem ser superados para que a aluno possa ter êxito.Em vista disso, este trabalho tem o objetivo da utilização do jogo educativo em conjunto com a aplicação de modelos de avaliação modernos para melhorar o processo ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno uma maneira lúdica de aprender, pois o jogo voltado para a educação provavelmente não é tentar ensinar coisas que possam ser aprendidas por meio de livros.


MATERIAL E MÉTODOS: demarcando o tamanho do tabuleiro. Em seguida selecionou-se as perguntas divididas em 3 etapas: nível médio, difícil e fácil. O nível fácil é marcado pela aplicação de perguntas referentes a nomenclaturas do 1º ano do ensino médio (inorgânica); já o nível médio das perguntas foram marcados por perguntas referentes a nomenclaturas do 3º ano do ensino médio (química orgânica). E as perguntas de nível difícil foi referente a nomenclaturas do Ensino Superior utilizando da química inorgânica e química orgânica mais aprofundada. As cartas foram feitas com cartolina de cores diferentes contendo cada nível de pergunta.
2ª etapa: Colocaram-se as regras para o desenvolvimento do jogo
3ª etapa: Aplicou-se o jogo em diferentes turmas
4ª etapa: Discussão da prática aplicada


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Antes da aplicação do jogo colhemos relatos de alguns alunos que a química era uma matéria chata, que não relacionava com o cotidiano, que os nomes eram extremamente difíceis entre outros relatos. A partir desses relatos fizemos a aplicação do jogo “nomenclaturas” e após o fim do jogo entramos novamente em discussão abordando os pontos positivos e pontos negativos do jogo aplicado e as respostas obtidas em relação à aplicação do jogo, foi satisfatória, uma vez que este modelo de ensino-aprendizagem provoca inúmeras mudanças no comportamento do aluno em relação as aulas de química.




CONCLUSÕES: Observamos que com a aplicação do saber voltada a jogos educativos melhorou o desempenho e a capacidade de aprendizado do aluno além de ser uma melhoria na forma didatica. Assim, valendo-se desta característica, percebemos que o Ensino da Química no Ensino Médio pode ser aprimorado, proporcionando ao aluno prazer na aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Soares, Ismar de Oliveira, Comunicação e criatividade na escola: critica da comunicação mediante a produção: criatividade na literatura infantil, produzindo a TV a partir da TV, fazendo um jornal da classe- São Paulo: Ed Paulinas, 1990