ÁREA: Educação em Química
TÍTULO: UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE QUÍMICA PRESENCIAL
AUTORES: VAL, A.M.G*. - UFMG, QUADROS, A. L - UFMG, AYALA, J. D. - UFMG, DUARTE, L. P. - UFMG, DOLABELLA, L. M. P. - UFMG, GIL, R P.F. - UFMG, CARVALHO, S. - UFMG E MATENCIO, T – UFMG
RESUMO: RESUMO: Análise e avaliação do uso da plataforma Moodle como um recurso complementar ao ensino presencial, de modo a facilitar o aprendizado, a aumentar a capacidade de comunicação de todos os agentes do processo e tornar o estudante mais ativo na sua formação. O modo de usar os ambientes variou de um professor para outro e os resultados mostraram o potencial dessa ferramenta e que a contribuição para a aprendizagem depende da proposta pedagógica da disciplina.
PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: ensino, virtual, moodle.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Com o avanço das tecnologias de redes de computadores e da hipermídia, a educação conseguiu uma base para avançar na aplicação de computadores como ferramentas de ensino. Entre os recursos com grande potencialidade para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, encontra-se a utilização da internet, não só como fonte de informações, mas como um instrumento para aumentar a comunicação entre os atores desse processo.
Várias plataformas foram desenvolvidas de modo a disponibilizar num só ambiente os vários recursos da web. Esses ambientes facilitam a utilização da internet pelos professores e alunos, os quais não precisam ter um grande domínio da informática nem necessitam da assistência do administrador do sistema toda vez que vão publicar algum material didático. Além disso, cada professor tem autonomia para definir o ambiente da sua disciplina de modo a adequá-la ao seu projeto de ensino.
Visando analisar e avaliar o uso desses ambientes como um recurso complementar ao ensino presencial, de modo a facilitar o aprendizado, a aumentar a comunicação entre todos os agentes do processo e tornar o estudante mais ativo na sua formação, foi testada a plataforma Moodle (1).
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: O Moodle é um software livre para gestão de cursos a distância e foi projetado para ajudar educadores a criar, com facilidade, cursos on line. Ele foi criado baseado na pedagogia do construtivismo social e está sendo adotado pela UFMG como plataforma padrão para ensino a distância.
O Moodle possui ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos, de administração e organização. Ele também permite a construção compartilhada de textos, trabalhos e projetos.
Como em outros ambientes virtuais de aprendizagem, é o professor quem define quais ferramentas serão ativadas e quando serão disponibilizadas.
Foram construídos ambientes virtuais para dez disciplinas ministradas pelo Departamento de Química, sendo oito do Curso de Química, uma da Farmácia e outra da Geologia. O projeto contou com a ajuda de sete bolsistas que auxiliaram os professores a desenvolver os materiais a serem disponibilizados, assim como na assistência aos alunos através dos fóruns de discussão.
Além disto, foi aberto um espaço na mesma plataforma para permitir a troca de informações e experiências entre os membros do projeto de uma forma sistemática e constante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O modo de usar os ambientes variou de um professor para outro. Enquanto alguns ambientes funcionaram como o lugar onde o professor apenas disponibilizava o material para os alunos, outros já foram usados para aumentar a interação entre professor e alunos através dos fóruns e de trabalhos construídos de forma coletiva.
A disponibilidade virtual do material da disciplina permitiu que os alunos os consultassem a qualquer momento. Além disso, a assistência extraclasse e assíncrona aos estudantes permitiram um tratamento individualizado ao aluno, assim como o aumento da interação entre o professor e seus alunos.
No início, observou-se que poucos alunos acessavam o ambiente virtual das disciplinas e por isso foi feita uma pesquisa sobre a possibilidade e horário de acesso de cada um à internet. Durante esta pesquisa constatou-se que, em geral, os estudantes tinham oportunidades de acesso, porém apresentavam uma resistência à nova metodologia. Portanto, foi necessário desenvolver estratégias que motivassem ou forçassem o aluno a acessar a página. Uma vez vencida a resistência inicial, os alunos passaram a acessar, com mais freqüência, a página da disciplina.
CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O uso dos ambientes virtuais de aprendizagem pode ser um instrumento importante para aumentar a comunicação entre professores e alunos, permitir ao aluno ter um papel mais ativo na sua formação e promover uma construção coletiva do conhecimento. Porém, a contribuição desse recurso didático para a aprendizagem depende da proposta pedagógica.
Além disso, alguns alunos apresentaram resistência à nova metodologia ou se mostraram desmotivados em participar do processo. Espera-se que com o tempo os estudantes adquiram o hábito de usar esses ambientes e os fóruns de discussão.
AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: À PROGRAD/UFMG pelas bolsas concedidas e à Renata, Mauro,Luciana, Hosana,João Luiz Bruno e Adalberto, que auxiliaram na construção das páginas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:1)http//moodle.com, acessada em abril de 2005.