ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: EXTRAçãO DE METAIS PESADOS PELO PROCESSO DE ADSORçãO SUPERFICIAL COM CARVãO ATIVADO

AUTORES: COSTA, J.M. - UNIFENAS, VIEIRA, C.A; ALVES, R.S. - UNIFENAS; BARBIERI, R.S - UNINCOR, ,FAMINAS; SILVA, V.V. - UNINCOR, CDTN

RESUMO: Avaliou o potencial de extração de metais pesados (chumbo) por carvão ativado pelo processo de adsorção superficial. Amostras foram deixadas em contato com solução contaminada de chumbo na forma de nitrato. Ao longo dos tempos testados, filtrou a amostra e titulou com EDTA na mesma concentração. Os resultados revelaram excelente performance do material na técnica de descontaminação ambiental.

PALAVRAS CHAVES: metais pesados, meio ambiente, adsorÇÃo

INTRODUÇÃO: O reaproveitamento de recursos naturais como forma química para a prática de descontaminação do meio ambiente, pode se apresentar como uma alternativa de valor econômico e de significativa importância ambiental (ALVES, 2005).
Em trabalhos anteriores, realizou-se o estudo da remoção de metais pesados em meio aquoso pelo uso de hidroxiapatita e de briófitas (VIEIRA, 2005).
A adsorção é geralmente usada na remoção de compostos presentes em muitos efluentes industriais e cuja remoção se torna difícil ou impossível por processos de tratamentos biológicos convencionais. É também comum utilizar-se a adsorção para tratamento de efluentes com metais pesados, sendo um processo bastante eficiente na sua remoção. O adsorvente mais comum em processos de tratamento de efluentes é o carvão ativado.
O trabalho tem como objetivo avaliar o pontencial do carvão nas práticas de tratamento de efluentes contaminados por metais pesados.

MATERIAL E MÉTODOS: Amostras de 0,300 g de carvão ativado foram pesadas e adicionadas a 50 mL de solução 0,001 mol.L-1 de Pb(NO3)2 . Experimentou cada sistema em diferentes tempos, decorridas 1, 2, 4, 8 e 16 horas, respectivamente, as soluções foram filtradas e tituladas em triplicata com solução 0,001 mol.L-1 de etilenodiaminotetracetato de dissódio, (Na2EDTA) em meio de pH 6, controlado potenciométricamente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados revelaram ótimas taxas de adsorção do chumbo, visto que, no final de 8 horas, o nível de chumbo adsorvido foi máximo (total de 86%). Foi observada uma oscilação nos diferentes tempos de estudo, possivelmente devido aos fenômenos de adsorção/desorção.




CONCLUSÕES: Conclui-se que o carvão ativo pode ser utilizado para as técnicas de descontaminação ambiental (metais pesados). Futuros experimentos serão realizados para observação da cinética de adsorção e para averiguação da "carga" máxima adsorvida.

AGRADECIMENTOS:A UNIFENAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:ALVES, R.S. et al. EXTRAÇÃO DE METAIS PESADOS COM CASCA DE OVO. Trabalho apresentado no encontro Regional da SBQ-MG. Lavras, 2004.

VIEIRA, Carlos Alexandre; SILVA, Viviane Viana. Síntese e caracterização de hidroxiapatita (pó) para incorporação de metais pesados em efluentes contaminados In: I WORKSHOP DE BIOTECNOLOGIA DA UNINCOR, 1, 2005. Três Corações: Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – Campus de Três Corações.