ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE .

AUTORES: DINIZ,V.W.B- UFPA (VICTOR_BECHIR@YAHOO.COM.BR); CRISTINO,M.G.G- UFPA; BRASIL,R.B- UFPA; CRUZ,A.L.B- UEPA; SALES,I.G.- UEPA; CUNHA,V.G.-UEPA

RESUMO: RESUMO: Desde os primórdios da humanidade o homem precisou dominar a natureza para sobreviver aos diversos fenômenos naturais como secas, frio, chuvas e fome. Por esta razão o homem sentiu a necessidade de fixar-se à terra fundando os primeiros povoados necessitando assim de adaptações essenciais à qualidade de vida, com isso surgiram os desequilíbrios ambientais com atividades predatórias e agressivas ao meio ambiente, fato que se vê até os dias de hoje. Portanto, objetivo deste trabalho é de contribuir para a inserção da educação ambiental na escola como prática cotidiana dos alunos de forma a proporcionar oportunidades para utiliza-la como ferramenta na construção de uma nova relação sociedade e natureza.

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: educação ambiental, reciclagem

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Por conta de atividades humanas, de impactos negativos, tais como: desmatamento, poluição das águas, caça e pesca predatória, cresceu nos últimos anos em todo o planeta uma atitude de defesa à natureza, o que leva a acreditar que no século XXI, o ser humano deve procurar manter um certo equilíbrio com a mesma, de forma a garantir a sustentabilidade das futuras gerações. Segundo o MEC (1997),quando se admite que o homem é o produto do meio, admite-se também que o meio seja modificado por ele, gerando uma mudança de comportamento tendo como resultado a evolução do conhecimento humano pautado na necessidade de sobrevivência ( SANTOS & MELO, 1995). Por isso ao se trabalhar o tema Meio Ambiente no contexto escolar pretende-se contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos, aptos a decidir e atuar na realidade sócio ambiental de modo comprometido com a vida e o bem-estar da população a nível local e global.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODO: A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia da cidade de Belém. As atividades foram desenvolvidas no período de março a junho de 2005, com duração de 4 horas diárias e em 2 dias em cada semana. O público alvo deste estudo foram 50 alunos de 2 turmas de 5ª série do turno da manhã, escolhida pro ser a série de transição entre os níveis fundamental menor e maior. Sendo que 28 alunos eram da turma R-51 e 22 da turma R- 52. Essa pesquisa foi realizada pelo método documental e outros recursos que consistiram de aplicação de questionários, realização de oficinas e palestras com pessoal especializado.No primeiro momento do plano ocorreu a apresentação e sensibilização dos alunos através da realização de discussões sobre o tema do meio ambiente, através de palestras, aplicação de questionários e oficinas que foram ofertadas com o tema de Reciclagem de sucatas. A dinâmica adotada para a sensibilização buscou priorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre as questões do meio ambiente, no que diz respeito aos hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes da escola e da comunidade como um todo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSÃO : Para a atividade de coletas seletiva foi feita uma simulação com containeres.Depois que todos depositaram seus objetos nos containeres destinados à coleta, comentou-se a disposição adequada para os referidos materiais, explicando a importância da reutilização dos materiais, inclusive restos de alimentos que podem ser aproveitados como adubos para hortas e jardins. Também falou-se de decomposição de diversos materiais no meio ambiente, tentando somar razões para se ter o cuidado com o que se joga fora. Nessa oficina foi trabalhado o reaproveitamento de sucatas e confecções de diversos objetos. Como matéria-prima utilizou-se os diversos materiais distribuídos aos grupos. Os alunos ficaram livres para enfeitarem seus objetos segundo suas criatividades. Existem várias razões para incentivarmos o desenvolvimento da criatividade do aluno dentre elas: a de que o ser humano criativo goza da saúde mental e essa criatividade possibilita o desenvolvimento pleno do homem permitindo a realização educacional e a última é que a sobrevivência de nossa civilização depende de quanto esta geração desenvolva uma imaginação criativa de qualidade.




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO:Esta pesquisa possibilitou um estudo sobre a construção como sujeito atuante (professor), permitindo reforçar reflexões realizadas durante o curso, quanto ao seu papel social que impulsiona no sentido de orientar os alunos em busca de conhecimentos. O trabalho proporcionou ao grupo através desta experiência a oportunidade de amadurecimento e crescimento acadêmico, pois a prática em Educação Ambiental é de grande importância para a formação profissional e pessoal de todo educador, principalmente atualmente com o destaque dado à interdisciplinaridade e aos temas transversais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, SEF 1998.
SANTOS, Z & MELO, O.R. Educação Artística no Ensino de 1º grau : Humanização ou Robotização? (estudo de caso). Belém Pará, 1995.