ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: O OLHAR DISCENTE

AUTORES: TAVARES, L. H. W. - UNIMEP
ROGADO, J. - UNIMEP

RESUMO: Considerando a importância da História das Ciências ao ensino da Química, esse trabalho visa conhecer: i) Como a História da Ciência pode contribuir ao aprofundamento na construção do conhecimento científico; ii) Como a utilização da História da Ciência pode reverter a falta de interesse dos alunos ao estudo da Química. O acompanhamento das aulas da professora participante da pesquisa vai ser orientado pela observação participante, estratégia de campo que envolve a observação, a participação, a análise documental, etc. O questionário aplicado após a aula de pilhas elétricas revelou que os alunos atribuem importância à História da Ciência. Dessa forma, respaldados pela literatura, podemos afirmar que a História da Ciência pode proporcionar maior interesse nos alunos ao estudo da Química.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, história da ciência

INTRODUÇÃO: Kosminsky e Giordan (2002) revelam idéias restritas de Ciências e Cientistas por alunos. A idéia de que o Cientista é um homem, sem preocupações estéticas, isolado no laboratório se mostrou bastante perpetuada.
Em vista dessas visões restritas, Solbes e Traver (2001) confeccionaram um material didático para os professores trabalharem com alunos, visando melhorar o entendimento das Ciências. Os resultados foram significativos aos alunos: a compreensão da Ciência foi melhorada, demonstrando o contexto histórico e social que algumas teorias foram construídas.
Esses resultados são esperados por Kosminsky e Giordan (2002, p 18), mencionando que as barreiras formadas perante os fenômenos tratados nas aulas de Ciências, bem como o desinteresse, são causados, em parte, “ao desconhecimento das teorias sobre o funcionamento da ciência, tanto por parte dos professores como dos estudantes”.
Assim, considerando a importância da História da Ciência, esse trabalho visa conhecer: i) Como a História da Ciência pode contribuir ao aprofundamento na construção do conhecimento científico; ii) Como a utilização da História da Ciência pode reverter a falta de interesse dos alunos ao estudo da Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Os passos da pesquisa foram:
1 – Contato com Escolas Públicas para realizar parceira de pesquisa;
2 – Acompanhamento das aulas da professora de Química da Escola;
3 – Seleção de livros e artigos de Química/História da Ciência;
4 – Construção de unidade de ensino permeada pela História da Ciência na abordagem do tema Pilhas Elétricas;
5 – Construção e aplicação de questionário estruturado nas orientações qualitativas de pesquisa de Lüdke e André (1986).
6 – Interpretação das respostas do questionário apoiado nas técnicas de análise de conteúdo de Bardin (1977).
A observação participante, estratégia de campo que envolve a observação, a participação, a análise documental, foi a modalidade escolhida para acompanharmos as aulas da professora envolvida na pesquisa.
O envolvimento do pesquisador no desenvolvimento da pesquisa pode englobar variados níveis de participação. "Pode acontecer que o pesquisador comece o trabalho como um espectador e vá gradualmente se tornando um participante" (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).
O questionário aplicado após a aula sobre pilhas elétricas visou conhecer, frente aos alunos, os reflexos que a História da Ciência pode proporcionar ao ensino da Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Acompanhamos a professora em duas classes do Ensino Médio (1° B e 1° C), seguindo o cronograma de conteúdos planejado pela professora.
O conhecimento dos reflexos da História da Ciência ocorreu no final da pesquisa, a partir de duas aulas de pilhas elétricas, apresentando o caráter conflitante das idéias de Volta e Galvani. Assim, foi entregue um questionário estruturado, retornando 22 questionários do 1° B e 23 do 1° C. As tabelas 1 e 2 apresentam as respostas condizentes a duas questões levantadas.
Podemos perceber a relevância atribuída a História da Ciência pelos alunos, apesar da pouca clareza ao justificar ou mencionar exemplos, resultado de alguns momentos de ênfase nessa linha.




CONCLUSÕES: A História da Ciência tem um papel essencial na educação científica, principalmente na fase de construção da imagem da Ciência para os alunos iniciantes do Ensino Médio, tornando significativa a presença de idéias contraditórias, conflitantes, descontínuas e, também, outros fatores como a complexa interação entre a política, a economia, a religião, etc. no processo de elaboração do conhecimento científico, podendo proporcionar maior interesse nos alunos ao estudo da Química mediante a apresentação do contexto de desenvolvimento das teorias científicas.

AGRADECIMENTOS:Ao apoio da Universidade Metodista de Piracicaba por meio do Programa de Apoio à Formação Científica do Discente (FAPIC/UNIMEP).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BARDIN, L. 1991. Análise de Conteúdo.
KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. 2002. Visões de Ciências e sobre Cientistas entre estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, 15: 11-18.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. 1986. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, 25-44.
SOLBES, J.; TRAVER, M. 2001. Resultados obtenidos introduciendo historia de la ciência en las classes de Física y Química: mejora de la imagen de la ciencia y desarrollo de actitudes positivas. Enseñanza de las Ciencias, 19(1): 151-162.