ÁREA: Educação em Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA EXPERIMENTAL COM MATERIAL DE FÁCIL AQUISIÇÃO PARA ALUNOS DA 8ª SÉRIE.
AUTORES: CAPIM1, SAULO LUíS; SILVA2, LíLIAN BARBOSA DA; M.S.C – ANTONIO NóBREGA DE SOUSA
DEPARTAMENTO DE QUíMICA, CCT
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAíBA – UEPB (LUISSAULO@BOL.COM.BR)
RESUMO: RESUMO: A Educação Química tem sido amplamente discutida pelos professores de Ciências, por valorizar a construção de conhecimentos pelo aluno, pautado no cotidiano, no uso de experimentação, levando-se em consideração os aspectos sociais, econômicos e culturais da vida do aluno observa-se que a experimentação química, no contexto da educação química, tem papel importante, por facilitar e dinimizar o processo de ensino-aprendizagem. Partindo deste pressuposto, foram desenvolvidas algumnas experimentações com os alunos de 8ª série com materiais alternativos voltados para o cotidiano e realidade social, visando à construção do conhecimento científico. Com essas experimentações, observou-se uma maior aprendizagem dos alunos como também aumentou a aproximação aluno/ciência.
PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: educação química; experimentação; cidadania
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: É de conhecimento dos professores de ciências o fato da experimentação despertar um forte interesse entre os alunos dos diversos níveis de escolarização. A “educação química” tem sido amplamente discutida pelos educadores desta área, tendo em vista valorizar a construção de conhecimentos pelo aluno, pautados no cotidiano, no uso da experimentação e na aquisição de valores levando-se em consideração os aspectos sociais, econômicos e culturais do aluno. Para tanto tem se observado que a experimentação química, no contexto da educação química, tem um papel importante, com vistas a facilitar e dinamizar o processo ensino-aprendizagem, bem como ser um canal de acesso para questões sociais, contribuindo para a formação cidadã do alunado.
MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Neste trabalho foram realizadas experiências com material de fácil acesso para a demonstração de separação de misturas e densidade, buscando favorecer a compreensão destes referidos assuntos. A experiência constitui na destilação da cana-de-açúcar resultando em álcool, filtração, decantação, centrifugação e sobre a densidade de uvas-passas em refrigerante. Estas atividades foram realizadas em quatro turmas de 8ª do ensino fundamental na Escola Estadual Anésio Leão, no município de Campina Grande, Paraíba. A grande defesa de muitos professores que praticam o método de ensino tradicional é a de que não se dispõe, muitas vezes, de um laboratório equipado com reagentes e instrumentos apropriados, onde podem ser feitos os experimentos químicos. No final deste trabalho será constatado de que esta afirmação não se deve ser totalmente considerada, já que os experimentos e laboratórios modernos serão substituídos por experimentos alternativos e de fácil aquisição no ensino da Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Nas aulas experimentais foi observado grande entusiasmo pelos alunos. Durante as experiências, foi notória a atenção despertada pelo assunto abordado, maior participação, assim como a curiosidade e a vontade de cada um em explicar os fenômenos observados. A boa participação nas aulas resultou numa maior aprendizagem, os rendimentos obtidos nas avaliações apresentam cerca de 80% dos alunos com notas maior ou igual a sete.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: As aulas experimentais aqui trabalhadas mostraram-se eficientes na abordagem dos conteúdos tratados, deixando como sugestão que os professores de oitava série podem e/ou devem fazer uso da experimentação química como forma de motivar os alunos durante o processo ensino-aprendizagem desta ciência, com vistas a facilitar a aproximação aluno-ciência. Deve-se enfatizar ainda que várias experiências podem ser realizadas sem, no entanto, fazer uso de recursos caros.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRAATHER, P.C. Química experimental com material alternativo de baixo custo e fácil aquisição. Viçosa: UFV, 2002.