ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: A QUÍMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ.

AUTORES: DINIZ,V. W. B – UFPA (VICTOR_BECHIR@YAHOO.COM.BR); BOTÃO, J. U. A - UEPA; BRASIL, R. B - UFPA; CRISTINO, M. G. G - UFPA ; CORRÊA, M. J. C - UFPA

RESUMO: RESUMO: Fez-se uma reflexão dentro de uma abordagem analítica, de como o ensino de química está transcorrendo na rede educacional das escolas públicas do município de Santa Izabel do Pará. Procurou-se verificar como vem sendo conduzido e ministrado os conteúdos de química do ensino médio, entrevistando-se 20 docentes. Constatou-se que a falta de motivação apresentada pelos alunos poderia estar relacionado à não valorização dos conteúdos trazidos por estes, e também à não utilização de estratégias que pudessem relacionar a teoria tratada em sala de aula ao cotidiano dos mesmos. Apesar de algumas escolas possuírem laboratórios para reforço da aprendizagem, na maioria dos casos não eram utilizados pela falta de capacitação do corpo docente, pois muitos não tinham habilitação para lecionar Química., mesmo estando ministrando essa disciplina nessas escolas.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave:. ensino de química, licenciado em química.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Têm-se como proposta básica fundamental fazer uma abordagem temática e apreciativa a respeito do ensino de química como uma reflexão à realidade pública educacional existente na cidade de Santa Izabel do Pará, considerando-se que a educação deve ter como principal foco formar cidadãos conscientes, eficientes e responsáveis. A referida análise teve como finalidade uma reflexão sobre a importância do ensino de química, a fim de descobrir os fatores que interferiram no desempenho do ensino e da aprendizagem, e, posteriormente, verificar o desempenho dos profissionais atuantes na área, visto que as escolas ainda precisam cumprir suas tarefas, proporcionando atividades capazes de oferecer à comunidade escolar subsídios para o desenvolvimento educacional e para o ensino-aprendizagem. Justifica-se nesse trabalho o interesse maior pela abordagem temática em estudo, com a finalidade de conhecer, interpretar e analisar por meio de critérios lógicos o ensino de química que permeia o interior das instituições educacionais do município pesquisado.Visa-se também envolver todos os segmento interessados na construção de uma nova qualidade de ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Essa pesquisa foi realizada através do método documental, em que as experiências foram reveladas em questionários e entrevistas. Na ocasião, procurou-se registrar e analisar os dados referentes às questões norteadoras do estudo para uma certificação baseado na fundamentação teórica (BEJARANO e CARVALHO, 1998). A área de realização da pesquisa foi efetuada em 4 escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Santa Izabel do Pará, sendo 2 escolas do centro e 2 da periferia. As do centro foram a Escola Estadual Antonio Lemos e Escola Padre Marcos, e as de periferia o CAIC e Escola Marieta Emmi. Como instrumento para coleta dos dados foi utilizada a técnica da entrevista orientada com perguntas semi-estruturada. Primeiramente foi feito um contato com a direção das escolas pesquisadas solicitando permissão para a pesquisa de campo e explicação da natureza do trabalho. Em seguida, desenvolveu-se uma conversa informal com os professores do ensino médio. Posteriormente, foram elaboradas as perguntas, e somente em um outro momento, é que foram feitas as entrevistas de forma individual com os professores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSÃO: Considerando a abordagem realizada nos questionários aplicados aos 20 profissionais entrevistados na pesquisa, todos possuem formação universitária, seja de caráter público, como de caráter privado. O tempo de atuação na área de educação para esses profissionais varia de 01 a 20 anos, e, devido a realidade sócio-econômica dos mesmos, muitas vezes são obrigados a trabalharem nos três turnos, com uma carga horária excessiva, fato que pode vir a contribuir com uma má qualidade do exercício profissional (BELTRAN e CISCATO,1993). Quanto à área de habilitação do professor atuante, percebeu-se que esses profissionais estão buscando maior compreensão e clareza sobre o seu papel enquanto educador, para isso, foram buscar na educação superior uma alternativa de mudança na prática educacional. Esse compromisso foi constatado na medida em que os dados foram revelados, sendo 65% formados e habilitados em geografia, 30% em física e apenas 5% em outra área de ensino. Habilitados em biologia, matemática e em outras áreas, todos esses profissionais, forçados pela carência, são autorizados para lecionar química, apesar da diversidade de experiência na área de atuação.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O ensino de Química em Santa Izabel do Pará pode está condicionada a situação problemática na pesquisa. Diante dessa constatação, é preciso que os profissionais, licenciados em química, assumam sua cadeira, pois a realidade de cada profissional de sala de aula – física, matemática e outras - é diferente da realidade vivenciado por um licenciado em Química. Embasado na teoria e na prática, o licenciado em química sabe dirigir o trabalho dos alunos, sendo capazes de romper com as visões simplistas sobre o ensino de ciências, além de conhecer os mecanismos mais viáveis de avaliação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS:
BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. A Educação Química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. São Paulo, 1998.
BELTRAN, N. º: CISCATO, C. A. M. Breve histórico e principais problemas doEnsino de Química. São Paulo: Cortez, 1993.