ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO TEMA REPELENTE

AUTORES: J. SILVA1; R. SILVESTRE1
1UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (E-MAIL: JULIMAVI@IG.COM.BR)


RESUMO:
RESUMO: No verão, um problema que preocupa muitas pessoas é a grande quantidade de mosquitos e pernilongos. As picadas desses insetos podem causar irritação e vermelhidão, além de transmitir várias doenças graves, como dengue, malária e leishmaniose. O tema repelente, então foi abordado com o intuito de contextualizar o ensino da química, visto que o estado de Pernambuco vem sendo muito atingido com a proliferação de insetos da espécie aedes aegypti, o vetor da dengue.
Este trabalho teve como objetivo utilizar o tema repelente para abordar conceitos químicos, como por exemplo: misturas, solubilidade, colóides, etc. Além de fazer uma ponte com a disciplina de Biologia, estudando a prevenção para tais doenças e o seu tratamento.





PALAVRAS CHAVES: palavras - chaves: repelentes, insetos, doenças.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÂO: Repelentes são métodos utilizados para afastar insetos e evitar suas picadas. Podem ser físicos (mosquitos, telas, aparelhos eletrônicos) ou químicos (sistêmicos ambientais ou tópicos). A maioria das marcas de repelentes existente no mercado tem em sua fórmula o DEET (dietil-m-toluamida), uma substância usada com a finalidade de espantar os insetos desde a metade de século passado.
Os repelentes devem ser usados principalmente por aquelas pessoas que forem alérgicas a picadas de mosquitos e pernilongos. Há uma notável predisposição individual a picadas de insetos, decorrentes de substâncias exaladas pela pele, principalmente a pele suada.
Os repelentes ditos ˝naturais˝ têm sido usados por séculos, com efetividade razoável, não favorecendo os indivíduos mais susceptíveis. Sem aplicação de repelentes, o inseto chega até o sangue humano atraído por substâncias inaladas pela pele, como por exemplo: o gás Carbônico e o lactato. Só a fêmea se alimenta de sangue. O fato é explicado porque ela necessita de albumina existente no sangue para reprodução de ovos.
Quando aplicado ao corpo, o repelente produz uma camada que confunde os mosquitos.



MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: A aula foi realizada numa turma de 3° ano do ensino médio, na rede particular de ensino no Recife – PE. Foi solicitado aos alunos que realizassem uma pesquisa a respeito do tema repelente (tantos físicos quanto químicos, composição e função). A segunda parte do trabalho foi à visita técnica a uma farmácia de manipulação onde foi visualizado o processo de produção de repelentes. A terceira parte do projeto foi à realização do experimento na sala de aula de um repelente caseiro. Em seguida foi realizado um debate com o intuito de confrontar “medicamentos caseiros com medicamentos manipulados”, além de estudar os fatores biológicos. Como culminância, os alunos apresentaram uma peça teatral abordando o tema trabalhado.
A avaliação foi feita através da participação dos alunos no processo ensino-aprendizagem.





RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstram que ocorreu um elevado interesse pela disciplina de química, uma melhoria no aprendizado e na relação professor-aluno.
A necessidade da adoção de práticas pedagógicas inovadoras confronta-se com a falta de valorização e qualificação dos profissionais de ensino e a carência de materiais didáticos.






CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A importância de um trabalho desta natureza no âmbito educacional pôde ser verificada pelo interesse e excelente receptividade demonstrada pelos alunos.
O tema abordado de forma simples e didática é uma boa ferramenta para desmistificar o aprendizado da Ciência no Ensino Médio.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: site: www.saudetotal.com/artigos/dermatogia/repelentes
Parâmetros curriculares nacionais-pcn ensino médio ministério da educação, secretária de educação, média e tecnológica, Brasília, 1999.