ÁREA: Educação em Química
TÍTULO: O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM JOGO DE TABULEIRO
AUTORES: BENEDETTI, L.P.S. - UEMS; BENEDETTI-FILHO, E. - UEMS; ROSA, P.C. - UEMS; FIORUCCI, A.R. - UEMS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS (LUZIAUEMS@YAHOO.COM.BR)
RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem apresenta sérias dificuldades, principalmente entre as disciplinas de ciências exatas. As atividades lúdicas podem contribuir para minimizar a barreira que os alunos desenvolveram a respeito destas disciplinas, superando a falte de motivação para estudos extra-classe. Com o intuído de desmistificar este mito criado, foi desenvolvido um trabalho através de atividade lúdica com um jogo de tabuleiro para promover estudos fora do horário normal de aula dos alunos. A atividade demonstrou excelentes resultados, com 100,0% de aprovação pelos participantes, aumento nas discussões teóricas durante o período de aulas e o desenvolvimento por estudos extra-classe.
PALAVRAS CHAVES: jogo didático, construtivismo, atividade lúdica
INTRODUÇÃO: Mesmo reconhecendo que o ato de ensinar deve ser tão antigo quanto à existência do próprio homem, observamos que ainda há uma preocupação constante dos educadores no desenvolvimento de procedimentos de ensino que possam disponibilizar o conhecimento da maneira mais clara e eficiente possível (GIACOMINI et al., 2006). Alguns materiais exteriores à sala de aula, e sua conseqüente manipulação facilitam a aquisição de conceitos materiais concretos, subsidiando a prática docente (SOARES et al., 2006). O objetivo deste trabalho, abrangendo o conteúdo do 1° ano do ensino médio, foi o de construir um jogo didático utilizando um tabuleiro, que representa uma pista de corrida, associado ao uso de cartas. As principais diretrizes foram: promover estudos extra-classe aos alunos, abordar aspectos cotidianos aos conteúdos apresentados, socialização entre os grupos formados, contextualização do conhecimento e motivação para a aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo consistiu em cerca de 100 cartas com perguntas sobre o conteúdo do ensino médio referente ao 1° ano, o qual apresentava 3 alternativas como resposta. Cada carta tinha um valor de “casas” para caminhar no tabuleiro (pista de corrida), o qual dependia do nível de dificuldade da resposta. O tabuleiro foi constituído de uma pista de corrida dividida por blocos onde os carros deveriam caminhar conforme a quantidade de “casas” contida na carta. Antes da atividade foi previamente distribuído um material teórico para os alunos referente ao conteúdo do jogo, e este refere-se a parte da ementa a ser ministrada pelo professor. Na aplicação do jogo montaram-se equipes para disputar a partida, e as respostas eram debatidas entre seus integrantes antes de informar aos participantes e ao professor, que continha o livro de respostas. Foi estabelecido um total de 6 equipes para os 30 alunos presentes na sala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos foram realizados com os alunos do 3º ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Dourados - MS. Os resultados foram satisfatórios, sendo que as equipes com o objetivo de vencer acabavam discutindo os conceitos químicos mais intensamente, fato que não era verificado quando o professor dirigia perguntas para discussões em sala de aula ministrada tradicionalmente. Após o jogo foi aplicado um questionário onde a totalidade dos alunos considerou o jogo um ótimo instrumento de ensino; 86,6% dos alunos apresentaram que o aprendizado em grupo é melhor do que o ensino individual; 95% afirmaram que a atividade lúdica auxilia na interação entre os alunos; 100,0% acreditam que estas atividades podem despertar o interesse pela Química.
CONCLUSÕES: Todos os objetivos foram atingidos com êxitos, a interação aluno/professor apresentou uma melhora na sala de aula. O interesse dos alunos em estudar fora do horário normal demonstra que o desejo de vencer é um forte aliado para o ensino, assim, as atividades lúdicas podem contribuir intensamente dentro deste enfoque. Os alunos demonstraram forte interesse em continuar com o projeto sobre atividades lúdicas relacionado com o ensino de química.
AGRADECIMENTOS:A PROPP/UEMS pela bolsa de IC da acadêmica Luzia Pires dos Santos Benedetti.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:GIACOMINI, R. A.; MIRANDA, P. C. M. L.; SILVA, A. S. K. P. & LIGIERO, C. B. P. “Jogo educativo sobre a tabela periódica aplicado no ensino de química”. Revista Brasileira de Ensino de Química. 1 (1): 61-76, 2006.
SOARES, M. H. F. B. & CAVALHEIRO, E. T. G. “O ludo como um jogo para discutir conceitos em termoquímica”. Química Nova na Escola. 23: 27-31, 2006.