ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

AUTORES: MACHADO, A.M.R.– UGR/CEMA/UFSCAR;
SALVADOR, N.N.B.– CEMA/UFSCAR E DECVIL/UFSCAR;
NAKAMURA, B.– CEMA/UFSCAR E DEP/UFSCAR;
SAQUETO, K.C. – CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR;
ROSOLINO, R.M.– CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR;
DE ALMEIDA, L.F. – CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR;
MARTELLI, F.H. – CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR;
ALVES, J.S. – CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR;
DE FREITAS, G.G. – CEMA/UFSCAR E DQ/UFSCAR

RESUMO: O gerenciamento ambiental na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, é baseado na adequação à legislação, na redução de custos, na formação profissional ambientalmente correta e na melhoria da imagem institucional. Este trabalho tem como objetivo apresentar às praticas implementadas para o gerenciamento de resíduos perigosos da UFSCar, visando a sua prevenção e o seu controle corretivo, dentro do Programa de Gestão de Resíduos da UFSCar. As ações preventivas estão sendo implantadas para reduzir ou mesmo eliminar a geração de resíduos na fonte. O controle corretivo visa a segregação, processamento, reutilização, tratamento e/ou disposição dos resíduos gerados, com o apoio da Unidade de Gestão de Resíduos – UGR da Coordenação Especial para o Meio Ambiente da UFSCar – CEMA.

PALAVRAS CHAVES: gestão, resíduos, tratamento

INTRODUÇÃO: A geração de resíduos perigosos não é exclusividade da indústria química, ainda que em termos de volume gerado e periculosidade ela seja a campeã. Desta forma, o gerenciamento dos resíduos perigosos produzidos pelas instituições de ensino e pesquisa não pode ser negligenciado. Na última década, principalmente, o tema tem sido amplamente discutido e várias ações vêm sendo implementadas em instituições de ensino superior do país (ALBERGUINI et al., 2003; CUNHA, 2001; JARDIM, 1998). Dentro deste panorama delineou-se na UFSCar a UGR ligada a CEMA, tendo o compromisso de contribuir para o acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo espaço à consciência crítica e ambientalmente correta e, oferecendo subsídios para a gestão adequada dos resíduos perigosos na Universidade visando a melhoria da qualidade de vida e a segurança ocupacional e ambiental.
Este trabalho apresenta os resultados, até o momento, da implantação do programa de gestão de resíduos gerados na UFSCar, envolvendo os principais procedimentos de manejo–minimização, reutilização, segregação, identificação/caracterização, acondicionamento, armazenamento, tratamento e destinação final dos resíduos

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia adotada pela UFSCar para a implantação e desenvolvimento do plano de gestão de resíduos perigosos considera que o processo de implementação envolve diversos agentes de diferentes instâncias. Nesse sentido, toma como base à ação compartilhada com a comunidade acadêmica, prevendo a preparação, o desenvolvimento e a implantação do programa de gestão de resíduos perigosos na UFSCar.
Assim, algumas das etapas que envolveram a implantação do programa de gestão de resíduos são:
1) Levantamento da situação dos resíduos perigosos passivos da Universidade;
2) Retirada de resíduos (passivo ambiental da Universidade);
3) Elaboração de normas de procedimentos para segregação, identificação, acondicionamento e coleta de resíduos químicos, de rótulo e de ficha de caracterização de resíduos;
4) Pesquisa e tratamento de resíduos;
5) Adequação da UGR para o tratamento de resíduos químicos;
6) Campanha informativa para conhecimento e conscientização;
7) Treinamento de usuário dos diversos departamentos da UFSCar;
8) Visitas de acompanhamento aos laboratórios/setores geradores;
9) Banco de reagentes vencidos e resíduos recuperados;


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como ação inicial, foi realizado o levantamento do passivo e a catalogação dos resíduos gerados nas determinações de rotina nos laboratórios (ativo), identificando os componentes químicos presentes, o volume gerado e os processos responsáveis por sua geração. Os resultados indicaram que a Universidade apresentava um passivo que necessitava ser eliminado, visto que, todos os resíduos armazenados continham importância toxicológica, o que implicava que sua disposição final fosse feita em locais adequados para minimizar os riscos à saúde humana e ambiental oriundos das áreas de disposição de resíduos. As necessidades imediatas foram definidas, devido à quantidade e o grau de toxicidade dos resíduos envolvidos, e o potencial de contaminação que estes poderiam representar, caso não recebessem destino adequado. A disposição final dos resíduos químicos perigosos foi realizada por uma empresa especializada e credenciada pelo orgão ambiental, a qual foi responsável pelo transporte, tratamento e disposição dos resíduos. No âmbito do programa de gestão foi elaborada normas técnicas para orientar a comunidade quanto aos procedimentos de segregação, identificação e coleta de resíduos químicos.




CONCLUSÕES: As Universidades adquirem, anualmente, um grande volume de produtos químicos para as aulas experimentais dos cursos de química, entre outros. Nem sempre os resíduos destes produtos são devidamente gerenciados no que diz respeito ao seu armazenamento e ou descarte, reciclagem e reutilização. A implantação do programa de gestão de resíduo na UFSCar permitiu que essas atividades fossem realizadas de maneira ambientalmente preventiva e integrada aos processos e tarefas de rotina, possibilitando com isso uma aumento da eco-eficiência e redução dos riscos às pessoas e ao meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Projeto de Auxilio à Infraestrutura de Pesquisa, Processo no. 2001/01381-0

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:ALBERGUINI, L.B.; SILVA, L.C.; REZENDE, M.O. 2003. Laboratório de Resíduos Químicos do Campus USP – São Carlos – Resultados da Experiência Pioneira em Gestão e Gerenciamento de Resíduos Químicos em um Campus Universitário. Química Nova, 26, 2: 291-295.
CUNHA, C.J.O. 2001. Programa de Gerenciamento dos Resíduos Laboratoriais do Departamento de Química da UFPR. Química Nova, 24, 3: 424-427.
JARDIM, W.F. 1998. Gerenciamento de Resíduos em Laboratório de Ensino e Pesquisa. Química Nova, 21, 5: 671-673.