ÁREA: Química Ambiental
TÍTULO: METAIS PESADOS NO SEDIMENTO DA SUB-BACIA DO RIO POMBA/MG
AUTORES: CARVALHO, J.V. S.-UFV(JULIANAVANIR@YAHOO.COM.BR); MOREIRA E. G. A.-UFV; MENDONçA, E. S.-UFV; FONTES, M. P. F. -UFV; FERNANDES, R. B. A.-UFV
RESUMO: Metais pesados são perigosos poluentes devido as suas diferentes espécies químicas, sua toxidade e suas propriedades acumulativas. Os sedimentos são amplamente usados para se avaliar a poluição por metais pesados já que atuam como compartimento concentrador. O objetivo desta pesquisa é avaliar a contaminação da água e do sedimento por metais pesados na sub-bacia do Rio Pomba, Zona da Mata de Minas Gerais. Foram coletados amostras de água, solo e sedimento. Nestes serão determinados os teores de elementos totais, e as formas dos metais pesados através da extração sequencial. Os baixos teores de matéria orgânica, e os altos teores de metais encontrados nas análises dos elementos totais para a água e solo são características que potencializam a contaminação da sub-Bacia do Rio Pomba.
PALAVRAS CHAVES: poluição industrial, extração sequencial, água
INTRODUÇÃO: Os metais pesados são perigosos poluentes devido as suas diferentes espécies químicas, toxidade e suas propriedades acumulativas. Estes poluentes necessitam de tratamento especial já que não são degradados biológica ou quimicamente, de forma natural. Ao contrário, acumulam tornando-se mais perigosos, pois persistem no ambiente ocasionando efeitos indesejáveis. Atualmente, os sedimentos são amplamente usados para se avaliar a poluição por metais pesados em ambientes aquáticos, uma vez que eles atuam como compartimento concentrador, devido à decantação das partículas que estão em suspensão na água (FORSTNER e WITTMANN,1981). Neste contexto, a sub-Bacia do Rio Pomba(MG) que drena uma área de 8.700 Km2, e deságua no Rio Paraíba do Sul(RJ). Ao longo de seu percurso, estão situadas diversas cidades, entre elas, Cataguases/MG que se destaca por ser um importante pólo industrial, com diversas indústrias têxteis, de papel e celulose, de processamento de bauxita, química, mecânica, de móveis e de alimentos, sendo por esse motivo um possível poluidor. O objetivo desta pesquisa é avaliar a contaminação da água e sedimento por metais pesados, determinando as formas em que esses se encontram.
MATERIAL E MÉTODOS: Ao longo da sub-Bacia do Rio Pomba/MG foram determinados seis pontos para coleta do sedimento, solo e água. No solo e no sedimento foram analisados a condutividade elétrica em água na relação 1:1 (SIMARD et al., 1988), pH em CaCl2 0,01 mol.L-1, análise textural (EMBRAPA, 1997), análise de difratometria de raios-X, nas frações argila e areia, teores totais dos metais após digestão nitroperclórica, por espectrometria por plasma induzido (ICP-OES). Também se determinou a capacidade de troca de cátions (CTC) e capacidade de troca de cátions efetiva (CTC efetiva) (EMBRAPA, 1997), os teores de carbono (Yeomans e Bremner, 1988), e nitrogênio total (método Kjeldahl). Será ainda realizado o sequenciamento dos metais pesados (Solúvel, Trocável, Fase Carbonácea, Fase Óxido de Fe-Mn, Fase Orgânica, Residual), segundo Tessier (1979). Na água foram analisados a condutividade elétrica, pH, sólidos totais e, os teores de metais, após digestão nitroperclórica, por espectrometria por plasma induzido (ICP-OES). A água foi filtrada em membrana de 0,45µm e foram analisados: condutividade elétrica, pH, teores de metais, após digestão nitroperclórica, por espectrometria por plasma induzido (ICP-OES).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os teores de matéria orgânica estão abaixo de 3 % (Tabela 1), indicando que estes solos apresentam baixos teores de matéria orgânica, sendo assim predispostos a um maior impacto negativo quando submetidos a uma forte pressão de uso e, ou, aportes antrópicos de metais pesados. A água analisada foi enquadrada como pertencente à classe 3, de acordo com a resolução CONAMA n° 357/05. O ponto A é considerado como ponto de referencia, local sem a presença de atividade industrial. Contudo, ao compararmos este ponto com os outros, percebemos que o primeiro tem valores maiores de metais (Tabela 2). Na analise com a água filtrada (
CONCLUSÕES: A contaminação da água, provavelmente, está relacionada aos altos teores de metais também encontrados nos solos, que tem dominância dos Cambissolos. Os resultados obtidos até então não são definitivos, mas a partir deles pode-se concluir que a sub-Bacia do Rio Pomba, situada na Zona da Mata de Minas Gerais, apresenta características que potencializam a contaminação da água, plantas e animais da região. Tal afirmativa é justificada pelos resultados dos teores totais dos metais pesados das amostras de água e solo que se encontram em níveis preocupantes em alguns pontos estudados.
AGRADECIMENTOS:A FAPEMIG e ao Departamento de Solos – UFV pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997. 2.ed. 212p.
FÖRSTNER, U., WITTMANN, G. T. W. Metal pollution in the aquatic
environment. New York: Springer-Verlag, 1981. 2nd ed. 486 p.
SIMARD, R.R.; EVANS, L.J.; BARES, T.E. Effects of additions of CaCO3 and P on the soil solution composition of a Podzolic soil. In: Can. J. Soil Sci. Boca Raton: Lewis Publish, 1988. v. 68, p. 41-52.
TESSIER, A., CAMPBELL, P. G. C., BISSON, M. Sequential extraction procedure for the speciation of particulate trace metals. Anal. Chem.,1979, v.51, n.7, p.844-851.
YEOMANS, J.C., BREMNER, J.M. A rapid and precise method for routine determination of organic carbon in soil. Commun. Soil. Plant Anal., 1988. v. 19, 1476 p.