ÁREA: Química Ambiental
TÍTULO: AVALIAçãO DOS PARâMETROS FíSICO-QUIMICOS E MICROBIOLóGICOS DA ÁGUA DA NASCENTE DO CóRREGO CERCADINHO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE - MG
AUTORES: MARTINS, D.F.C. - UNA; SILVA, N.P. - UNA, VIEIRA, C.A. - UNIFENAS, UNA, UIT; MOREIRA, W - UNA; DELVINO, F.M. - UNA
RESUMO: Amostra de água de um córrego (Cercadinho) nascente no bairro Buritis na cidade de Belo Horizonte foi coletada para avaliação de alguns parâmetros físico químicos e microbiológicos. Os testes empregados tiveram como objetivo avaliar a "possível" contaminação da água pelo esgoto doméstico. Foram medidos acidez e alcalinidade, pH, dureza em teor de CaCO3 e sulfatos, empregando métodos clássicos de química analítica. De acordo com parâmetros (CONAMA,2005),os paramêtros físico químicos estão dentro da faixa permitida, porém, concluiu-se que os índices de coliformes fecais e totais merecem atenção, pois, apresentam elevadas taxas, diante do fato que não existe lançamento "visível" de esgoto no córrego. O trabalho será divulgado para órgãos competentes bem como população de interesse.
PALAVRAS CHAVES: Água, poluiÇÃo, meio ambiente
INTRODUÇÃO: A água é o solvente universal da biosfera, sendo amplamente utilizada para múltiplos fins. A presença de poluentes e contaminantes em ecossistemas aquáticos têm sido apontadas como a causa de alterações nas estruturas populacionais dos organismos que ali habitam, além de graves problemas ambientais e de saúde da população humana, o que geram uma grande preocupação no que diz respeito à monitoração da qualidade da água (ROCHA, 2005).
O objetivo do trabalho é avaliar alguns parâmetros físico-químicos (dureza total, alcalinidade total, acidez total, acidez carbônica, pH e sulfatos)de acordo com os possíveis agentes contaminantes da região, e também parâmetros microbiológicos (coliformes totais e coliformes fecais) na água da nascente do córrego Cercadinho, que nasce no bairro Buritis na cidade de Belo Horizonte-MG e percorre grande extensão da mesma. Após a realização das análises, os dados obtidos serão encaminhados aos órgãos competentes e à população de interesse, no intuito de alertar e conscientizar os mesmos sobre a atual situação da água do córrego.
MATERIAL E MÉTODOS: A amostra foi coletada em frasco de vidro esterilizado em autoclave e os parâmetros físico-químicos foram analisados quanto à acidez total e alcalinidade total, pelo método de titulometria de neutralização ácido-base. Avaliou-se a dureza pelo processo de titulometria de complexação com EDTA. Para avaliação da acidez carbônica realizou-se o teste aumentando a temperatura da amostra (na presença de fenolftaleína como indicador), por fim a determinação de sulfatos foi realizada por método gravimétrico na precipitação com cloreto.
Os parâmetros microbiológicos foram avaliados utilizando a técnica dos tubos múltiplos, baseada na fermentação da lactose com produção de ácido e gás em 48 horas utilizando o meio LST, as amostras positivas foram inoculadas simultaneamente no meio verde brilhante (coliformes totais) e EC (coliformes fecais). O número de coliformes por mL foi calculado utilizando uma tabela apropriada (NOGUEIRA, 2003).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados dos ensaios físico químicos foram satisfatórios, pois, não se detectou o lançamento de produtos nocivos na nascente do córrego e a acidez encontrada refere-se a acidez carbônica, evidenciando o não lançamento de substâncias que possuem caráter ácido. Os ensaios microbiológicos reveleram elevados índices de coliformes, fator preocupante, pois, aparentemente não foi encontrada nenhuma fonte de lançamento doméstico no mesmo.
CONCLUSÕES: Os dados obtidos são de grande relevância, pois, o córrego Cercadinho se estende por boa parte da cidade e Belo Horizonte, conferindo que, maior atenção deve ser dada ao controle microbiológico (coliformes), visto do "não lançamento" de resíduos no mesmo. Os resultados permitirão maior atenção na monitoração dos parâmetros microbiológicos e servirão de base para futuras pesquisas.
AGRADECIMENTOS:Ao Centro Universitário UNA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA no 020 - Classificação das águas, de 18 de junho de 1986. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jul. 1986.
NOGUEIRA, Giovani, NAKAMURA, Celso V, TOGNIM, Maria CB et al. Qualidade microbiológica de água potável de comunidades urbanas e rurais, Paraná. Rev. Saúde Pública, abr. 2003, vol.37, no.2, p.232-236.
ROCHA, R.R.A.; MARTIN, E.S. Análise preliminar do estado ambiental do córrego Água da Lavadeira, Rancharia-SP: análise física e química da água. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas Três Lagoas-MS, V 2 – n.º 2 – ano 2, Setembro de 2005.