ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE FÓSFORO NAS FATIAS DE SEDIMENTOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS

AUTORES: BARRETO, S. R. G.- UEL; ISHIKAWA, D. N.- UEL; BARRETO, W. J. - UEL; NORA, P. S. -UEL




RESUMO: RESUMO: As categorias de fósforo (P) nos sedimentos são: apatita (PA), inorgânico não apatita (PINA) e orgânico (PO). O objetivo foi estudar o histórico de sedimentação de P em ambientes aquáticos urbanos de Londrina. O fósforo total (PT) e o inorgânico predominam na forma de PO e PA respectivamente. O PO representa 99% do PT com concentração entre 800 e 1800 mgP/kg sed. No ribeirão Cambezinho e lago Viação Velha a concentração de PO na fatia de 0 a 5cm foi respectivamente 34% e 55% superior que na de 15 a 20cm, indicando um despejo recente de matéria orgânica associada ao fósforo. Os lagos Igapó e Arthur Thomas apresentaram um comportamento histórico semelhante atribuído à sedimentação de PO das águas do ribeirão Cambezinho no percurso. O PINA aparece nas profundidades de forma irregular

PALAVRAS CHAVES: fósforo, sedimento, histórico

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: As frações de P nos sedimentos (SED) podem ser divididas em três categorias: apatita (PA), inorgânico não apatita (PINA) e orgânico (PO). Estas frações que constituem respectivamente o o-fosfato presente no retículo cristalino do mineral apatita sendo a fonte original de suprimento de P, o o-fosfato remanescente ligado a outras partículas como aos óxidos e hidróxidos de Fe e Al e o fósforo associado ao carbono, que são originados da decomposição de resíduos vegetais e animais (BOSTAN, 2000). As fatias com profundidade superior a 10cm podem ser consideradas históricas. O município de Londrina está situado no norte do Paraná com clima subtropical úmido e solos derivados do basalto?latossolo vermelho. O lago Igapó considerado como área de lazer; o lago Arthur Thomas, remanescente florestal de Mata Atlântica; o ribeirão Três Bocas situado no parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda e outros ambientes aquáticos como o lago da Viação Velha e o ribeirão Cambezinho estão situados na cidade de Londrina. O objetivo deste trabalho foi estudar o histórico de sedimentação das categorias de fósforo em cinco ambientes aquáticos urbanos de Londrina.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de sedimentos foram coletadas em março de 2005 em coletor cilíndrico do tipo core. Os testemunhos foram fatiados a cada 5,0 cm e as 4 fatias foram armazenados em sacos plásticos. No laboratório, as amostras foram secas em estufa a 40°C, trituradas e peneiradas em peneira de inox com malha de 0,300 mm. O PI e o PINA foram extraídos a partir de 1,000g de sedimento sob agitação constante por 16h com 25mL de HCl e NaOH 1,0 mol L-1 respectivamente. O resíduo resultante da extração do PINA foi tratado com 25mL de HCl 1,0 mol L-1 e 16h de agitação para a extração do PA. O fósforo total (PT) foi extraído calcinando-se 0,100g de sedimento em mufla a 550?C por 1h e tratando o resíduo com 25mL de HCl 1,0 mol L-1 em ebulição por 15min (ANDERSEN, 1976). Os extratos foram centrifugados por 5min a 3000rpm e transferidos para balões volumétricos de 25mL e completados com água ultra-pura. Os procedimentos de extração foram realizados em triplicatas verdadeiras. A concentração de PO [PO] foi determinado pela diferença entre a [PT] e a [PI]. As determinações dos o-PO43- foram efetuadas por espectrofotometria UV-Vis, em 880nm, utilizando-se o método de Murphy & Riley.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Fig 1 mostra as distribuições do PO e PT em A, B, C, D e E (Grp 1) e de PA, PINA e PI em F, G H, I e J (Grp 2) nas fatias de SED. Comparando-se os Grps 1 e 2, 99% do P está como PO. Para o ribeirão Cambezinho, RC, (A) e lago Viação Velha, LVV, (E) a [PO] na Fatia 1 (0 a 5cm) foi respectivamente 34% e 55% superior que na Fatia 4 (15 a 20cm), indicando um despejo maior de matéria orgânica (MO) recente associada a P. Para os SED do ribeirão Três Bocas, RTB, (D) a [PO] aumentou com a profundidade, na Fatia 4 foi 1,50 vezes maior que na Fatia 1, indicando um menor aporte de PO recente. Os lagos Igapó, LI, (C) e Arthur Thomas, LAT, (B) são formados pelo RC e apresentaram comportamento histórico semelhante embora a [PO] do LAT foi 2 vezes maior, sugerindo que o PO do RC sofre sedimentação até alcançar o LI em seguida ocorre entrada de MO associada ao P. No Grp 2, o PI encontra-se preferencialmente como PA O PINA aparece de forma irregular, devido a pulsos de entrada de matéria inorgânica.Fig 1- [PO] e [PT] (mg P/ kg SED) nas fatias de SED do RC (A), LAT (B), LI (C), RTB (D) e LVV (E), e de [PA], [PINA] e [PI] do RC (F), LAT (G) e LI (H), RTB (I) e LVV (E).





CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A distribuição das categorias de P em fatias SED aquático permitiram uma avaliação histórica da sedimentação em ambientes urbanos. Observou-se predominância de PO constituindo 99,9% do PT. O PO e o PINA foram as categorias que forneceram mais informações. Pela distribuição do PO foi possível atribuir o lançamento recente de P associado à matéria orgânica no ribeirão Cambezinho e lago Viação Velha, e no ribeirão Três Bocas a predominância de PO histórico. O aparecimento irregular de PINA foi atribuído à pulsos de entrada de material inorgânico de origem provavelmente externa.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Paulo Nora agradece ao CNPq pela bolsa PIBIQ e os demais autores agradem à Fundação Araucária pelo auxílio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERENCIAS:

ANDERSEN, J.M. 1976. An ignition method for determination of total phosphorus in lake sediments. Water Research, 10: 329-331.

BOSTAN, V.; BOSTINA, M.; DOMINIK, J.; PARDOS, M. 2000. Forms of particulate phosphorus in suspension and in bottom sediment the Danube Delta. Lakes & Reservoirs: Research and Management, 5: 105-110