ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO EM ESTERCO DE EQUINO
AUTORES: SILVA, I. M. (IC)1; SILVA, C. K.O. (IC)1; ATAÍDE, M. C. E. S. (IC)1; CRUZ, A. M. F. (IC)1; VIEIRA, M. F. P. (PQ)1; MOURA, M. F. V. (PQ)2
1DEP. DE QUíMICA - 2 DEP. DE FARMáCIA / UFRN.(SGTIVONALDO@YAHOO.COM.BR)
RESUMO: RESUMO: Este trabalho tem como objetivo determinar o teor de nitrogênio em esterco de eqüinos. Foram selecionados sete animais com variação de idade, sexo e atividade. Foram alimentados com ração balanceada e feno em horários pré-determinados. As coletadas das amostras ocorreram pela manhã. Para as determinações foi utilizado o método de Kjeldahl (digestão em meio ácido, seguida de destilação e titulação). A partir dos resultados obtidos foi concluído que o esterco de eqüinos possui uma baixa porcentagem de Nitrogênio, então para um melhor desempenho como adubo orgânico, o esterco de eqüinos precisaria de uma dosagem maior de certos nutrientes, podendo ser então complementados com outros tipos de incrementos como: farinha de chifre, farinha de osso, farinha de unha de boi, entre outros.
PALAVRAS CHAVES: palavra-chave: adubo, eqüino, nitrogênio.
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os estercos de animais vêm sendo empregados como fertilizantes há milênios, sabe-se que a ação da matéria orgânica sobre as propriedades do solo é tanto maior quanto menor forem as partículas. Do ponto de vista biológico os estercos animais apresentam uma grande quantidade de microorganismos, aumentando a quantidade de bactérias do solo quando a este é adicionado como fertilizante. Tendo a sua composição bastante variável e sendo influenciada por varios fatores como: espécie, raça, idade, alimentação (qualidade e quantidade). Por isso, de uma maneira geral os estercos apresentam uma grande quantidade e diversidade de nutrientes essenciais às plantas, tais como nitrogênio, fósforo e potássio. Os animais alimentados com ração concentrada produzem estrumes mais ricos que os criados em pastos. Tendo em vista todos esses parâmetros este trabalho tem como objetivo determinar o teor de nitrogênio em estercos de um conjunto de animais mantidos confinados, com controle de alimentação (ração, feno e água), higiene e atividades.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: As amostras foram coletadas no dia de 24 de maio de 2006. Coletou-se cerca de 1Kg de esterco pela manhã. Foram considerados sete animais, alimentados com ração balanceada. Foram secas a temperatura ambiente, por quarenta e oito horas, após este processo, foram acondicionadas em sacos de plástico e transportadas ao laboratório. Cada amostra foi pesada em triplicata de 10g, e determinados os teores de umidade utilizando-se para desidratação em estufa a 105°C, sendo repetidas até peso constante. As amostras após desidratadas foram pulverizadas e armazenadas em frascos de vidro, limpos e secos. Para a determinação de nitrogênio pelo Método de Kjeldahl, pesou-se em triplicata 0,1g de cada amostra com 2,05 g da mistura de catalisadores (CuSO4 e Na2SO4), e colocadas em tubos para a ocorrência da digestão no bloco digestor. O material obtido da digestão foi submetido a destilação após a adição de hidróxido de sódio a 40 % e coleta do destilado em solução de ácido bórico com indicador (vermelho de metila 0,2% e azul de metileno 0,2%). Procedendo-se em seguida à titulação com solução padrão de ácido clorídrico. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os teores de nitrogênio assim obtidos estão apresentados na Tabela a seguir.
Tabela 01 (Teor de Nitrogênio)
Nos eqüinos foi observado um teor de nitrogênio, em média, na amostra seca 0,91%, enquanto que na amostra in natura observou-se um teor de 0,55%. Considerado ainda um teor baixo para adubo orgânico.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Os resultados obtidos neste trabalho demonstram a potencialidade do método Kjeldahl para qualificação e quantificação de nitrogênio em estercos de eqüinos. Dentre os resultados obtidos, o teor de nitrogênio encontrado foi baixo, quando comparado com as literaturas. Contudo, o esterco de eqüinos pode ser colocado como subproduto valioso e o seu aproveitamento deve ser feito da maneira mais conveniente possível. Uma proposta de enriquecer este tipo de adubo é adicionar farinha de chifre de boi, farinha osso ou farinha de unha de boi, em proporção adequada ao tipo de solo e cultura.
AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: A nossa orientadora Professora Maria de Fátima Vitória de Moura e sua orientanda Ângela Maria Fagundes da Cruz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHRISTIAN, G. D. Analytical Chemistry, Fifth Edition. Canadá: John Wiley and Sons, INC, 1994.
Kiehl, E. J. Fertilizantes Orgânicos. São Paulo: Agronômica, 1985.
ROMERO, J. P. Manual de Adubação, 2ª Edição. São Paulo: Anda, 1975.