ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: ANÁLISE QUANTITATIVA DE CA, MG, P E FE EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO LAGO AMAPÁ EM RIO BRANCO, ESTADO DO ACRE.
AUTORES: S.F.S RODRIGUES 1; R. L LEITÃO 1; M.B PINHEIRO 2; L.C.F.DE CARVALHO3; A.S.MENDES 4, M. L. DA COSTA5
1UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARá CURSO DE GRADUAçãO EM QUíMICA INDUSTRIAL (SUYANNEFLAVIA@HOTMAIL.COM); 2UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARá CURSO DE GRADUAçãO DE LICENCIATURA EM QUíMICA ; 3UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARá MESTRADO EM GEOQUíMICA; 4UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARá DEPARTAMENTO DE QUíMICA; 5UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARá DEPARTAMENTO DE GEOCIêNCIAS
RESUMO: Os lagos são um importante objeto de estudo para investigação de mudanças paleoambientais.O lago Amapá está localizado na margem direita do rio Acre no estado do Acre. Nos sedimentos de fundo deste lago foram determinados valores de Ca por complexomentria com EDTA de 3% o total tendo uma disponibilidade média e, os valores de Mg segundo o mesmo método são de 1% total tendo alta disponibilidade sugerindo que estes elementos estão adsorvidos em minerais de argila (esmectitas) que constituem basicamente o sedimento de fundo do lago Amapá. A diminuição de Fe (10 ppm) e P(0,2 ppm),por colorimetria, com a profundidade indicam que houve um aumento de minerais constituídos por esses elementos nos últimos anos por conta da ação intempérica tropical, indicando um ambiente mais úmido e quente.
PALAVRAS CHAVES: sedimento, lago.
INTRODUÇÃO: É comum, na região amazônica, a presença de muitos lagos e rios provenientes da grande atividade fluvial da extensa rede hidrográfica desta região. Os lagos vêm se apresentando um importante objeto de estudo para investigação de mudanças paleoambientais nos últimos anos, compreendendo estudos de diversas áreas cientificas.
O lago Amapá está localizado a margem direita do rio Acre, um dos principais afluentes do rio Purus que constitui uma das principais bacias hidrográficas da região, próximo à cidade de Rio Branco no estado do Acre. Este lago apresenta-se em forma de ferradura, com pouca profundidade e ocupa um meandro abandonado de planície aluvial do rio Acre (CARVALHO et al., 2006). Os sedimentos de fundo do lago Amapá são provenientes do próprio rio Acre que, nos períodos de cheia, invade aquele trazendo grande quantidade de material fino em suspensão (CARVALHO et al.2006).
O presente trabalho tem como objetivo a determinação dos teores de Ca, Mg, P e Fe total e trocáveis desse importante lago, que registra os processos geoquímicos e geológicos mais recentes desta região.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a coleta do sedimento de fundo do lago Amapá foram realizados 3 furos, com auxilio de trado tipo Livingstone, em 3 estações diferentes. De cada testemunho, foram retiradas 3 amostras (topo, a 1 m e a 2 m de profundidade), num total de 9, para análise.As amostras foram secas a temperatura ambiente e, pulverizadas. Em seguida, foi realizada a abertura ácida das amostras com HClO4, HNO3 e HF (JEFFERY, 1992).A determinação de Ca2+ e Mg2+ foi realizada por complexometria. Na análise de Ca2+, utilizou-se NaOH 10% e coquetel específico para a determinação do íon, EDTA como complexante e calcon como indicador. Para a análise conjunta de Ca2+ e Mg2+, utilizou-se solução tampão, EDTA como complexante e EBT como indicador (HARRIS, 2003).A análise de P e Fe foi realizada através do método colorimétrico (STANDAR METHODS, 1985) com auxílio do espectrofotômetro CELM-E225D.
Os teores trocáveis dos elementos avaliados foram determinados de com a mesma metodologia, diferenciando-se apenas o tipo de abertura da amostra. Para avaliar os teores de Ca e Mg utilizou-se KCl 0,1N como solução extratora. Para avaliar os teores de P e Fe utilizou-se o extrator de Mehlich (STANDAR METHODS, 1985).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os teores de Ca total encontrados foram de 3%, em média, nos três furos, com ligeira tendência a diminuir com a profundidade. Já as concentrações de Ca trocável estavam na faixa de 2 meq/100g, classificada como média (TOMÉ JR, 1997) e, da mesma forma que a concentração total, diminui com a profundidade. Os resultados para a determinação de Mg total levam a um teor de 1% e para Mg trocável os valores estão na faixa de 1 meq/100g, ou seja, uma concentração considerada alta para este elemento (TOMÉ JR, 1997), que apresenta aumento com a profundidade. Os valores da concentração de P total estavam na faixa de 0,2 ppm, diminuindo com a profundidade. A concentração de P trocável é de cerca de 0,04 ppm, um valor baixo (TOMÉ JR, 1997) que apresenta uma ligeira diminuição com a profundidade. A concentração de Fe total estava em torno de 10 ppm e, a concentração de Fe trocável é de 6 ppm em média apresentando pequena diminuição com a profundidade, podendo ser classificado como baixa (EMBRAPA, 1999).
CONCLUSÕES: Os resultados encontrados neste estudo mostram grande disponibilidade de Ca e Mg, sugerindo que estes estão adsorvidos em minerais de argila (esmectitas) que constituem basicamente o sedimento de fundo do lago Amapá. A baixa concentração de Fe trocável sugere que este participa em sua maior parte de estruturas mineralógicas do sedimento (argilas). A diminuição dos teores de Fe e P, com a profundidade indicam que houve um aumento de minerais constituídos por esses elementos nos últimos anos por conta da ação intempérica tropical, indicando um ambiente mais úmido e quente.
AGRADECIMENTOS:Ao Departamento de Química da Universidade Federal do Pará . Ao grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada da mesma universidade
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CARVALHO, L. C. F., COSTA, M. L., BEHLING, H.2006. Geoquímica de sedimentos de fundo e das águas de um lago de meandro abandonado do rio acre: o lago Amapá em Rio Branco. In CD-ROM: IX Simpósio de Geologia da Amazônia. Belém-Pará.
HARRIS, D.C. 2003 Análise Química Quantitativa. 6ª Edição 267-269. LTC Editora.RJ
JEFFERY,G.H.; BASSETT,J.;MEDHAM,J. E DENNEY,R.C.1992.Análise Química Quantitativa-Vogel 3ª Edição Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.
STANDAR OF METHODS A THE EXAMINATION OF WATER AND WASTEWATER. 1985. 16 TH Edition. Apha. Awwa. Wpcf
TOMÈ Jr., J. B.1997. Manual para interpretação de análise de solo; Liv e Ed Agropecuária.109; 127.