ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: DETERMINAçãO VOLUMETRICA POR COMPLEXAçãO DE CáLCIO EM IOGURTE
AUTORES: CORREA,A.P -UFPA,;MATOS,A.-UFPA.;LOPES,I.D.-UFPA 4.;WANGHDON,R.-UFPA.;SILVA,D.A. -UFPA;MELO,J.F-UFPA
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de cálcio do iogurte, para que o produto apresentasse níveis deste mineral equivalentes ou superiores ao que continha no rotulo da embalagem. Foram testados marcas diferentes.. Os produtos foram avaliados quantitativamente através de reações complexométricas. Tendo sido todas as análises realizadas em duplicata e obtendo-se os valores, em miligramas de cálcio. Pelos resultados obtidos, pode-se observar que o teor de cálcio nas amostras analisada está de acordo com o que se informa no rótulo das mesmas
PALAVRAS CHAVES: "iogurte"; cálcio; análise
INTRODUÇÃO: O Iogurte é um dos alimentos que se pode ser tomado por crianças, jovens e adultos, pois nele há sais e proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes. Dentre os nutrientes importantes no iogurte destaca-se o cálcio. Recomenda-se a ingestão de 1200 mg/dia para homens e mulheres como o mínimo adequado. Logo o enriquecimento por esta espécie química, surge como alternativa viável, segundo a ótica da indústria alimentícia.
O consumo de quantidades adequadas de cálcio é fundamental para a obtenção de uma massa óssea ótima durante as duas primeiras décadas de vida, auxiliando na prevenção da osteoporose em adultos [1,2,3].
O objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de cálcio do iogurte,através de reações compleximotricas para que o produto apresentasse níveis deste mineral equivalentes ou superiores ao que continha no rotulo da embalagem.
MATERIAL E MÉTODOS: 2.1 Material
Amostras de iogurte das marcas 1, 2, 3 e 4 com 100mg de cálcio cada.
2.2 Métodos
2.2.1 Obtenção das amostras
Foram obtidas 4 marcas diferentes de iogurte, vendidas nos supermercados de Belém do Pará.
2.2.2 Análises físico-químicas
Para verificar a presença de íons cálcio na solução, pesou-se em media 10 mg da amostra de iogurte e, a seguir, adicionou-se a trietanolamina e o hidróxido de sódio à amostra, para melhor detecção. Adicionou-se cerca de 15mg do indicador calcon e titulou-se com a solução de EDTA até a mudança de coloração da solução, tendo sido todas as análises realizadas em duplicata e obtendo-se os seguintes valores, em miligramas de Cálcio
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pelos resultados obtidos, pode-se observar que o teor de cálcio, na amostras analisada está de acordo com o que se informa no rótulo das mesmas, com exceção das amostras de número 4 e 2, que se encontraram muito abaixo do informado.
Marca Rótulo (por 100g) Resultados(por 100g)
1 50mg 57mg
2 81mg 73mg
3 93mg 107mg
4 98mg 83mg
CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a análise por reações complexométricas para determinação do cálcio no iogurte serviu para conferir, por analise quantitativa, se as propriedades do produto, no caso o cálcio no iogurte, estão de acordo com o que continha na embalagem.
AGRADECIMENTOS:Ao professor Reginaldo Wanghdon pela participação desse trabalho.E pelos docentes e discente que também fez parte desse projeto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Antunes, A.; Antunes, K. C. L.; Gonçalvez, J. M. Determinação Quantitativa dos Íons Cálcio em Leite; Química Nova Na Escola V.12. São Paulo – 2001
[1] DUTRA de OLIVEIRA, J.E., MARCHINI, J.S. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998. 403p.
[2]MATCKOVIC, V. FONTANA, D., TOMINAC, C., GOEL, P., CHESNUT, C. Factors that influence peak bone mass formation: a study of calcium balance and the inheritance of bono mass in adolescent females. Am. J. Clin. Nutr., v. 52, p. 878-88, 1990.
[3]MATCKOVIC, V. Calcium intake and peak bone mass. N. Engl. J. Med. v. 327, p. 119-120, 1992