ÁREA: Físico-Química

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA INTERPRETAÇÃO DE COMPORTAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS EM SISTEMAS TERMODINÂMICOS UTILIZANDO O MAPLE, VISANDO MELHORIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

AUTORES: (SANTOS.E.F.C;UEMA),(ALMEIDA.JR.J.P;UEMA),(ALVES.M.B;UEMA)

RESUMO: To improve in the most varied levels education learning in the country is essential for its development. The Brazilian education must form capable and versatile people who follow the current exponential growth of science and technology. E for this the frequent use of technologies as of the computer is essential, the Maple can be used as an interactive environment providing one better exploitation of the pupils and enabling them to interpret the physical phenomena of a more complete and including form. The principles of the thermodynamics govern the transformations of a type of energy in another one. The Maple increases the possibilities of visualizações of the physical and chemical behaviors in different situations. What it becomes it an efficient virtual laboratory.

PALAVRAS CHAVES: físico-química, maple e ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: A físico-química exige dos graduandos em química um conhecimento de cálculo acentuado. Ela é um ramo da química que se preocupa em explicar os princípios que regem as transformações dos fenômenos químicos e físicos, o que justifica a necessária fundamentação matemática. (“O desenvolvimento de novas tecnologias tem mudado significativamente como e onde matemáticos engenheiros e cientistas executam os seus trabalho, bem como a sua abordagem na solução de problemas. (HOWARD, 2005)”).O uso de tecnologias como a do Maple torna o estudo mais versátil e dinâmico, além de oferecer aos estudantes o conviveu com esses tipos de recursos.O Maple (“transforma-se em um elo de ligação entre o abstrato e o concreto, facilitando a absorção do conhecimento, através da visualização do comportamento gráfico das funções matemáticas que regem os fenômenos sob a ótica termodinâmica (Tajra, 2001) ”). O objeto deste estudo é delimitado por sistemas termodinâmicos.O levantamento bibliográfico referente à Termodinâmica e ao aplicativo Maple foi realizado na UEMA-CESI, seguido da elaboração de gráficos. Diante da versatilidade rapidez e ampla aplicação do software ele aumenta grau de instrução dos estudantes.

MATERIAL E MÉTODOS: Equipamentos
Computador
Impressora
Gravadora de Cd-Rom
Aplicativo Maple
Levantamento bibliográfico
Fez-se um levantamento bibliográfico referente à Termodinâmica e ao aplicativo Maple na Universidade Estadual do Maranhão – Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, na Biblioteca Central, nos meses de janeiro de 2006, a maio de 2006.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Termodinâmica
A energia de um sistema é a sua capacidade de efetuar trabalho. A energia total de sistema, em termodinâmica, é denominado energia interna, U. Está energia é a soma das energias cinéticas e potencial das moléculas, átomos e/ou partículas que compõem um sistema.
Primeira Lei da Termodinâmica: A energia interna de sistema isolado é constante.
Se w for o trabalho feito sobre um sistema, se q for a energia transferida como calor para um sistema e se ΔU for a variação da energia interna do sistema, segue-se que:
ΔU = q + w
Os gráficos gerados pelo Maple agiliza e qualifica o estudo grandemente mediante a visualização por parte dos estudantes destes em duas e três dimensões, também possibilitando as analises sobre vários ângulos, podendo até estarem animados o que enriquece muito o estudo e facilita a pesquisa. Gráficos gerados em três dimensões são especialmente importantes, devido a sua dificuldade de elaboração a mão, além da qualidade de impressão dos mesmos pelo programa, é muito boa.




CONCLUSÕES: A ciência tem se desenvolvido muito rapidamente mediante a atuação conjunta de químicos, físicos e matemáticos. A maior prova disto são as constantes inovações tecnológicas. Aprender ciência aliada a tecnologias de ponta é uma necessidade e até um prazer, pois os resultados obtidos são estimulantes. A termodinâmica é a parte da físico-química que se preocupa com a energia envolvida nos fenômenos físicos e químicos da matéria. Ela se baseia em princípios como: a energia do universo é conservada. A interpretação de conceitos como este fundamenta todo o trabalho em andamento.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:HOWARD,Anton, Cálculo um novo horizonte, V.I. 6 ed. Porto Alegre. Editora Bookman.2005;
TAJRA, Sanmya F. Informática na Educação : novas ferramentas pedagógicas para o professor,
3 ed. São Paulo. Editora Erica. 2001.