ÁREA: IC-Iniciação Científica
TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO: APLICAÇÃO EM REAÇÕES QUÍMICAS
AUTORES: SOUZA, G.M.R.O. - UFPA
SANTOS, S.S. - UFPA
SOUZA, J.R.T. - UFPA
RESUMO: Desenvolvendo uma pesquisa de campo, com o intuito de investigar e melhorar as aulas de Química, o trabalho faz referência à contextualização como proposta metodológica, que, aplicada em sala de aula, pretende contribuir para melhorar o rendimento na aprendizagem dos alunos. Após o levantamento bibliográfico sobre o assunto, realizou-se uma entrevista, obtendo-se resultados satisfatórios, verificando-se o interesse dos alunos pela metodologia empregada. Idealizou-se uma proposta de aula de reações químicas contextualizadas com fenômenos observados no cotidiano. Verificou-se que o processo de ensino/aprendizagem não se preocupa em criar uma noção crítica no aluno e que com a ajuda da contextualização é possível mostrar ao aluno o que acontece no mundo fora da sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: contextualizaÇÃo, cotidiano, reaÇÕes quÍmicas
INTRODUÇÃO: O Conhecimento químico totalmente fora da realidade do aluno é de certa maneira insignificante (CARVALHO et al., 2002). A contextualização em Química é maneira de retirar o aluno da condição de espectador passivo, em produzir principalmente uma aprendizagem significativa e em desenvolver o conhecimento espontâneo em direção ao conhecimento abstrato (PETRUCI; QUINTINO; SANTOS ROSA, 2001). Fazendo referências à Vigotsky e Piaget, a contextualização está mais relacionada à valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, “a contextualização evoca por isso áreas, âmbitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza competências cognitivas já adquiridas” (BRASIL, 1999). Quando os conteúdos não são contextualizados eles tornam-se distantes, e de difícil compreensão. Há também dificuldades por parte de alguns professores de Química, em relacionar conteúdos específicos com eventos da vida cotidiana dos alunos. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia com a utilização da contextualização mostrando a possibilidade de tornar as aulas de Química mais produtivas, chamando a atenção do aluno para o fato de que a Química está presente no seu universo.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho iniciou-se com levantamento bibliográfico sobre o tema principal que o rege: a contextualização, realizou-se pesquisas sobre outro eixo articulador, de primordial importância para se fazer o processo ensino/aprendizagem que é a interdisciplinaridade. Após levantamento bibliográfico, aplicaram-se dois questionários, um para professores e outro para alunos. As escolas, professores e alunos foram escolhidos de maneira aleatória. Para desenvolver o trabalho realizou-se pesquisa em quatro escolas de Belém, duas da rede pública e duas da rede particular, entrevistando-se nas mesmas quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o intuito de verificar se estes compreendem o que é ensinado pelo professor e se a partir disto mostram interesse pela disciplina Química. Foram entrevistados também vinte professores (10 da rede pública e 10 da rede particular), para saber qual a metodologia empregada por estes e com qual freqüência a contextualização é utilizada nas aulas de Química. Elaborou-se e aplicou-se, como resultado deste trabalho, uma proposta de aula contextualizada abordando reações químicas no cotidiano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar das dificuldades 90% dos alunos da rede pública e 70% da rede particular gostam das aulas de Química. Os alunos se mostraram interessados em aprender principalmente assuntos relacionados ao cotidiano. 60% dos alunos da rede pública acreditam que os professores se preocupam em relacionar a Química com o cotidiano e 70% dos alunos da rede particular acreditam que esta é a melhor maneira que o professor ministrar suas aulas, facilitando o entendimento e fazendo com que os mesmos se interessem em resolver algumas situações vivenciadas no dia-a-dia.
Observou-se que 75% dos alunos da rede pública e 80% dos alunos da rede particular não conseguem perceber o quanto a Química é importante no seu dia-a-dia. 80% dos alunos da rede pública e 50% dos alunos da rede particular não têm uma aula de Química contextualizada, levando ao desinteresee e a evasão, como afirma Pinheiro e Costa (2003). 80% dos professores da rede pública acreditam que o tempo destinado às aulas de química não é suficiente contextualizar todo o conteúdo programático.
CONCLUSÕES: Observou-se que os alunos não participam ativamente das aulas de química, pois as mesmas são ministradas de forma tradicional. A crença na contextualização como proposta na melhoria do ensino foi evidenciada através dos dados obtidos com as entrevistas feitas com os professores e alunos das escolas, porém prevalece o ensino tradicional que reflete os baixos índices obtidos em Química nos vestibulares, que revelam a decadência da metodologia tradicional. A aplicação aula contextualizada de Reações Químicas apresentada no trabalho revelou uma melhor condição de aprendizagem pelos alunos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional da Educação: Parecer CEB n° 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. In: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CARVALHO, Antônio; RIBEIRO, José; DEUS, Ricardo; DINIZ, Victor; CARMO, Elizabeth. A Contextualização no Ensino de Química. Belém, 2002.
PETRUCI, Maria; QUINTINO, Tânia; SANTOS ROSA, Derval. Possibilidades de Investigação Ação em um Programa de Formação Continuada de Professores de Química. Química Nova na Escola, n. 14, 2001.
PINHEIRO, Adilson Pinto; COSTA, Jeremias Tavares da. A Contextualização do Ensino de Quimica Orgânica em Escolas da Rede Pública de Belém. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, UFPA, Belém.