ÁREA: IC-Iniciação Científica
TÍTULO: ESTUDO POR INDICADOR MICROBIOLÓGICO DA BALNEABILIDADE DA PRAIA DO FUTURO NA CIDADE DE FORTALEZA/CE
AUTORES: BENIGNO, A.P.A., ROCHA, A.V.P., SILVA, J.S., VASCONCELOS N.M.S., MAGALHãES, C.E.C.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá - UECE
RESUMO: A praia do Futuro é a praia mais freqüentada na cidade de Fortaleza/CE, apresentando o maior índice de balneabilidade. Assim, a degradação ambiental da área é um dos maiores problemas causados pela sua enorme atividade. O estudo em pauta objetivou determinar, de acordo com a Resolução Nº 274/00 do CONAMA, o grau de degradação em que a praia está inserida. O período de análise foi de abril a junho de 2006, que corresponde à estação chuvosa no Ceará, favorecendo a observação do aumento da poluição das águas do mar, devido ao acréscimo de lançamento através de canais de drenagem e/ou galerias pluviais, esgotos e lixo. A partir do estudo das águas da praia, as quais são destinadas à recreação e pesca, classificou-se cada local de coleta como próprio ou impróprio.
PALAVRAS CHAVES: balneabilidade, praia do futuro, indicador microbiológico
INTRODUÇÃO: O Estado do Ceará possui como grande atrativo natural, sua bela costa litorânea, que corresponde a mais de 600km de praia. Em Fortaleza, capital do Estado, a praia do Futuro é a mais freqüentada. Esta possui uma extensão de aproximadamente 7 km, delimitada pelo Porto do Mucuripe e a foz do Rio Cocó. No ano inteiro a praia do Futuro recebe milhares de pessoas. Diante de sua elevada atividade, sentiu-se a necessidade de desenvolver um estudo sobre a balneabilidade desta praia, baseando-se em indicadores microbiológicos. As análises ocorreram através de coleta da água do mar durante o trimestre de abril a junho/06, utilizando os coliformes termotolerantes como parâmetro bacteriológico.
MATERIAL E MÉTODOS: Na praia do Futuro foram selecionados 05 pontos de coleta, distribuídos da Barraca Dallas ao Caça e Pesca. A determinação dos locais de coleta, baseou-se na quantidade de banhistas e a proximidade a saídas de corpos d'água:rios, canais de drenagem e galerias pluviais. Durante o período de abril a junho/06, foram coletadas amostras, as quais foram submetidas a análises bacteriológicas, utilizando a metodologia indicada no Standard Methods for the Examination of water and Wastewater - 20ª Edition (Técnica dos Tubos Múltiplos), determinando-se o número mais provável (NMP) de coliformes fecais, sendo os valores desses indicadores comparados com os padrões estabelecidos pela Resolução Nº 274/00 do CONAMA, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação, sendo possível identificar se a qualidade da água está favorável ou não ao banho. Para a categoria PRÓPRIA, o valor máximo do NMP de coliformes fecais é 1000/100 mL em 80% das amostras, durante cinco semanas consecutivas e IMPRÓPRIAS acima de 1000/100 mL em 80% das amostras. No presente estudo, o parâmetro indicador básico utilizado foi a densidade de bactérias fecaispor serem encontrados em fezes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos resultados obtidos pelas análises semanais consecutivas ocorridas de 9 de abril/06 a 11 de junho/06, nos cinco pontos amostrais, pode-se observar que, no período chuvoso, a água coletada no ponto 1, localizado na Barraca Dallas, apresentou-se própria para banho, possuindo classificação muito boa. No ponto 2, localizado entre a Barraca Crocobeach e Marulho, a água apresentou-se própria para banho, tendo como classificação excelente. No ponto 3, em frente à Praça 31 de Março, apresentou-se própria ao banho, classificada como excelente. Entretanto, nos pontos 4 e 5, localizados na Barraca Hawaí e no Caça e Pesca, respectivamente, apresentaram-se impróprios ao banho. Ao término do período chuvoso, nota-se uma melhora da balneabilidade da praia. Os pontos 1, 2 e 3 permaneceram próprios ao banho, chegando a apresentar zero como número mais provável de coliformes fecais. No entanto, pode-se verificar a melhora da qualidade da água, justamente, nos pontos 4 e 5 que se apresentaram próprios ao banho, possuindo como classificação excelente. Os resultados obtidos foram comparados com Resolução Nº 274, de 29/11/00 do CONAMA.
CONCLUSÕES: A melhoria das condições das águas da praia está associada a um melhor atendimento do saneamento básico. Notou-se que,diante da mudança de estação climática, houve uma variação significativa da qualidade da água. No período chuvoso, houve um aumento de lançamento de esgotos in natura,gerando a contaminação da água. A poluição expõe aos banhistas a contaminação por microorganismos, podendo causar várias doenças. Cabe à sociedade, em parceria com órgãos responsáveis,tomar medidas que visem preservar a Praia do Futuro,garantindo a atratividade de turistas e a qualidade de vida dos banhistas.
AGRADECIMENTOS:À dedicação e incentivo dos orientadores Nadja Maria Sales de Vasconcelos e Carlos Emanuel de Carvalho Magalhães.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Resolução Nº 274, de 29/11/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA
Standard Methods for the Examination of water and Wastewater - 20ª Edition