ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO CORDEL NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SOUZA, RONILSON BATISTA 1; FALCONIERI,ANTONIO GAUTIER FARIAS2;
1-ALUNO DO 5º PERíODO DO CURSO DE QUíMICA DA UERN – RONILSONBATISTA@HOTMAIL.COM
2-PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE QUíMICA DA UERN


RESUMO: Este trabalho visou a construção de um cordel baseado na história do desenvolvimento do átomo, ferramenta esta a ser usada em aulas de química para o ensino médio como um elemento lúdico que possa despertar o interesse dos estudantes sobre esse conteúdo.

PALAVRAS CHAVES: ensino, química, cordel

INTRODUÇÃO: A utilização de novas metodologias para o ensino de ciências tem despertado um grande interesse, pois essa pode melhorar a assimilação e conseqüentemente a aprendizagem. Fazer ciência dinamizando a maneira com a qual se ensina, tem se tornado uma poderosa arma na construção do conhecimento, pois ao transformar o espaço da sala de aula fugindo do ensino tradicional a torna um ambiente mais prazeroso de se ir, e o conhecimento uma meta mais fácil de ser atingida. A literatura de cordel é uma ferramenta que pode ser utilizada neste processo. Oriunda de Portugal ela chegou ao Brasil instalando-se na Bahia e mais precisamente em Salvador de onde se irradiou para os demais estados do nordeste. Hoje, cordéis são encontrados com facilidade em grandes capitais e cidades do interior nordestino. A introdução desta arte no ensino representa um mecanismo inovador para a educação. Neste intuito, o presente trabalho objetiva propor e incentivar alunos e professores que têm o dom da literatura de cordel a utilizá-la como ferramenta para a aprendizagem nos conteúdos da química do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Um tema foi escolhido por um aluno do 5º período do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por ser ele de difícil compreensão para alunos do ensino médio. Escolheu-se “o átomo” pois este é um grande complicador na vida dos estudantes, haja visto que muitos destes não têm uma percepção espacial e dimensional para enxergá-lo, diferentemente de outros conteúdos que podemos usar nossos sentidos para percebê-los.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O cordel confeccionado mostra o desenvolvimento da teoria atômica, conhecimento que é apresentado no 1º ano do ensino médio, desde as idéias de Leucipo e Demócrito até os dias atuais.

O Átomo

Desde que o mundo é mundo
E o mal é rival do bem
Existe dentro do homem
Vontade de ir além.
E foi por essa vontade
Presente em todo momento,
Que o desenvolvimento da química
Deu-se através do tempo.
(...)

Quando a lei de Lavoisier
Trouxe sua informação,
De que a massa não se altera
Quando ocorre transformação,
Isso foi para Jhon Dalton
Motivo de inspiração,
E Dalton como um guerreiro,
Lançou o primeiro modelo
Do átomo a civilização.

Segundo Dalton o átomo seria
De uma forma circular,
Também seria homogêneo
Impossível de se quebrar,
Além disso, para explicar
A lei da conservação
O átomo de Dalton era isento
De sofrer destruição.
(...)

Como a ciência não para
Está em contínua evolução,
Pode ser que em breve já
Se tenha mais informação,
E isso é a essência da vida
É do pouco que se chega á gloria,
Lembra do átomo indivisível?
Passou o tempo, mas ficou na memória.
Tempo que conhecimento finca
Átomo que faz a química,
E química que faz a história.




CONCLUSÕES: Este caminho alternativo é praticamente desconhecido dos alunos de química, apesar do seu poder de aplicabilidade em problemas de elevada complexidade tais como o modelo orbital, propriedades de líquidos, história da química entre outros. Nota-se que a construção de cordéis relacionados a conhecimentos científicos são uma alternativa viável para a abordagem de conteúdos, funcionando como forte agente motivador da aprendizagem, além de trabalhar o lúdico na sala de aula contribuindo para remover a falsa idéia de que a ciência é algo difícil e praticamente inalcançável.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Site http://www.ablc.com.br/historia/hist_cordel.htm Visitado em 08/06/2006