ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO

AUTORES: LIMA,A.P.-UFPA(ALESSANDRA_UFPA@HOTMAIL.COM);MACHADO,J.R.C.-UFPA;DA COSTA,N.L.S.-UFPA;DOS SANTOS;S.B.-UFPA

RESUMO: Investigou-se se a História da Ciência é usada como referência científica nos conteúdos ministrados pelos professores de Química no Ensino Médio, seja para otimizar a aprendizagem dos alunos ou tentativa de elevar o nível cultural destes; mostrando o que é a Ciência, em suas devidas proporções (MARTINS, 1990).
Tal investigação se deu a partir da aplicação de um questionário de perguntas a professores de Química, percebeu-se que pouco se fala e/ou não se fala em História da Química em sala de aula já que o tema não está contido nos conteúdos programáticos dos processos seletivos universidades paraenses. Assim, independente de qualquer crítica que se possa fazer a esta tendência, não tem havido uma boa compreensão da mesma, e quando há, nem sempre a prática corresponde à proposta.



PALAVRAS CHAVES: história da ciência, professores de química e ensino médio

INTRODUÇÃO: Embora quase sempre ausente na formação de professores de Ciências,a história parece ser nela de fundamental importância.Conhecer o passado das idéias e buscar compreender o progresso delas pode ajudar a entender a Ciência como um recorte da realidade que se relaciona com outras atividades humanas,com outros diferentes recortes(SATIEL e VIENNOT, 1985).
Uma tendência atual,no ensino da Química,tem sido a de enfatizar aos estudantes aspectos associados ao desenvolvimento desta Ciência.E aqui inclui a História da Química.Há por parte dos professores uma dificuldade em se lidar com essa história.
Parte da dificuldade é devido aos assuntos escolhidos,muitas vezes relacionados com o desenvolvimento dos aspectos relativos à estrutura nuclear e eletrônica dos átomos,temas mais complexos do ponto de vista histórico.
Este trabalho consiste numa investigação na área de fundamentos da prática docente no ensino médio,um estudo sobre a utilização da História da Ciência como recurso didático,ressaltando a importância de verificar o índice de professores de química que utilizam e/ou tem interesse em utilizar tal recurso em suas aulas,assim como investigar o perfil profissional dos entrevistados

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas e cinco particulares no município de Belém do Pará, através da aplicação de um questionário contendo perguntas fechadas e abertas para trinta professores de Química dessas escolas. Os dados foram coletados e tratados estatisticamente e analisados qualitativamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a pesquisa de campo, utilizando os questionários, algumas dificuldades foram encontradas, dentre elas: a contraposição de algumas escolas (principalmente as particulares) em viabilizarem o contato com os professores alegando que a pesquisa atrapalharia o horário das aulas dos docentes; a rejeição de alguns professores em responder o questionário, alguns por pressa, outros por desconhecerem o assunto ou não se interessarem por ele e alguns alegaram não utilizar a História da Ciência em suas aulas devido a mesma não está inclusa nos conteúdos programáticos dos processos seletivos das faculdades e/ou universidades existentes no Estado do Pará, mesmo tendo consciência de que em certos momentos lançar mão desse conhecimento histórico otimiza o entendimento de tópicos da Química contidas no Ensino Médio.
Dentre os trinta professores entrevistados, 77%(23) são Licenciados e Bacharéis em Química e 23%(7) são formados em outras áreas como: Química Industrial – 29%(02), Engenharia Química – 42%(3) e Farmácia – 29%(02). Outro aspecto investigado foi quanto a utilização da História da Ciência em sala de aulas por professores de Química no Ensino Médio, o qual apresentou os seguintes r




CONCLUSÕES: Para a facilitação de uma adequada remoção de diferentes conteúdos que entulham (e elegi esse verbo para caracterizar como vejo presente o império perverso do conteudismo em nossas escolas), trago uma sugestão: buscarmos um ensino mais histórico. Acredito que buscar ver como se enraíza e é enraizada a construção do conhecimento é cada vez mais uma necessidade para que possamos melhorar nossa prática docente e é uma exigência importante para que melhor possamos entender os conhecimentos que transmitimos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MARTINS, 1990;SATIEL e VIENNOT, 1985